O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já está em terras irlandesas. Após iniciar sua visita à Irlanda do Norte, Biden segue percorrendo a República da Irlanda até o final desta semana. No total, serão quatro dias de agenda oficial e pessoal do político em Belfast, Dublin, Louth, Mayo e Ballina.
A visita de Biden ao país transformou a rotina dos irlandeses, principalmente em Dublin, a capital da República da Irlanda, com fechamento do Phoenix Park e de vias onde o presidente irá passar, além de desvios do transporte público.
Vamos entender mais como está sendo a visita de Joe Biden à Irlanda.
Biden começou sua viagem em Belfast na terça-feira (11 de abril), onde celebrou o 25º aniversário do Acordo de Belfast e se encontrou com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, além de fazer um discurso público na Ulster University (veja mais abaixo).
Nesta quinta-feira, Biden se encontrará com o presidente irlandês Michael D Higgins, em sua casa oficial (Áras an Uachtaráin) no Phoenix Park. O presidente americano se encontrará ainda com o primeiro-ministro irlandês (Taoiseach), Leo Varadkar, e a embaixadora americana Claire Cronin, também no Phoenix Park.
Biden também visitará o Oireachtas (congresso irlandês), tornando-se o quarto presidente dos Estados Unidos no local depois de John F. Kennedy, em 1963, Ronald Reagan, em 1984, e Bill Clinton, em 1995, e também participará de um jantar no Dublin Castle.
Na quarta-feira, em sua viagem para Louth, Biden visitou o Castelo de Carlingford. Foi deste condado que seu tataravô Owen Finnegan partiu para os Estados Unidos na década de 1840.
Joe Biden encerra sua viagem na Irlanda na sexta-feira, com passagem em Mayo, outro condado onde viveram antepassados do presidente. Ele deve viajar para Knock, onde visitará o santuário católico que existe por lá, e Ballina, onde viveu seu outro tataravô, Edward Blewitt, que emigrou para os Estados Unidos em 1850.
Por conta da segurança do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em sua visita à Irlanda, a rotina dos moradores da cidade onde ele irá passar vai mudar durante a semana, principalmente em Dublin.
Umm mutirão de policiais irlandes e seguranças americanos estão disponíveis para blindar Biden.
Um total de 500 policiais da Garda estão de plantão apenas em Dublin por conta da visita, sendo 200 armados, enquanto até 400 seguranças do Serviço Secreto dos EUA estão na ilha durante a visita de quatro dias do presidente.
A comitiva de Biden tem 40 carros com agentes, seguranças e assessores. Biden deve encontrar os cidadãos da Irlanda durante a visita e cumprimentá-los, tudo com muita segurança envolvida.
Por tudo isso, as vias do centro de Dublin podem ficar fechadas com grades e barricadas para impedir um número muito grande de pessoas e facilitar o transporte do presidente.
Todas as rotas aéreas que Biden fizer durante a visita serão interrompidas para outros voos, o que poderá afetar também os aeroportos do país.
Os policiais também selaram as lixeiras nas ruas onde Biden irá passar como forma de evitar possíveis ataques de bomba. Além disso, houve uma grande fiscalização em bueiros, praças e comércios.
O Dublin Bus anunciou possíveis mudanças de rotas em algumas de suas linhas durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, até pelo menos sexta-feira, 14 de abril de 2023.
Quem for percorrer as linhas abaixo destacadas deve reservar um tempo extra de viagem para possíveis atrasos e desvios:
O Dublin Bus faz atualizações via redes sociais como Facebook e Twitter @dublinbusnews. Outras informações pelo telefone (01) 8734222, linhas abertas das 7h às 19h, de segunda a sexta, e das 8h às 18h, aos sábados e domingos e feriados.
De acordo com o Escritório de Obras Públicas (OPW), a pedido da Garda, todas as entradas do Phoenix Park, incluindo os portões de pedestres e a passagem de automóveis, estão fechadas até às 17h de quinta-feira.
Lembrando que o Phoenix Park, além de ser famoso por receber visitantes, pedestres e ciclistas, possui uma importante via que liga o centro da cidade de Dublin a bairros do subúrbio da cidade. Milhares de veículos passam pelo Phoenix Park todos os dias e o seu fechamento certamente afetará outras vias. São esperados congestionamentos nestes locais.
O zoológico de Dublin, que fica no Phoenix Park, permanecerá fechado até às 9h30 de sexta-feira, mas a equipe necessária ainda poderá entrar para cuidar dos animais. O zoológico diz que os titulares de ingressos afetados pelo fechamento serão totalmente reembolsados nos próximos dias.
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…