Que as terras irlandesas e europeias são deslumbrantes, todo mundo já sabe. Mas viajar pela ilha ou pelo continente e ver de perto cada pedacinho dessas paisagens pode ser bem mais divertido e barato quando a escolha é alugar um carro.
O que parece ser uma dor de cabeça, na verdade é mais prático e compensador do que se imagina, ainda mais quando se está em boa companhia.
Vamos entender melhor como funciona? Acompanhe este artigo.
Para dirigir, o motorista precisa atender a alguns requisitos que dependem de cada operadora e onde o carro será alugado. A maioria dos países exige que o condutor seja maior de 21 anos e tenha mais de um ano de carteira de motorista.
A idade e o tempo de carta também podem variar de acordo com a classificação e tipo de veículo alugado.
Muitas empresas ainda pedem um cartão de crédito internacional, por segurança, caso ocorra algum problema com o veículo. É necessário, ainda, ter o passaporte em mãos.
Algumas vezes é preciso a tradução da carteira de motorista brasileira ou a PID (Permissão Internacional para Dirigir).
A PID somente é válida nos países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário realizada em Viena.
A Irlanda não consta na lista desses países, mas a Irlanda do Norte, por ser parte do Reino Unido, faz parte do acordo de reciprocidade.
A PID pode ser feita pessoalmente no Detran de seu Estado ou por meio de procuração. Por isso, é importante lembrar dela antes de sair do Brasil.
Na Irlanda, a maioria das agências já estão acostumadas a alugar carros para brasileiros e conhecem nossa carteira de motorista, mas podem exigir a tradução juramentada. Por isso, é bom se informar durante o planejamento da viagem diretamente com a locadora.
Leia também: Como comprar um carro na Irlanda
Os preços do aluguel de carros variam de acordo com muitos fatores.
Os serviços básicos incluem assistência técnica do veículo, limpeza básica e seguro de responsabilidade civil. Já a proteção contra danos e roubos é cobrada à parte, assim como outros tipos de seguro opcionais.
A escolha por quilômetros ilimitados, condutor adicional e outros serviços também é proposta no momento da retirada do veículo, o que pode fazer o custo variar.
Em uma simulação de serviços básicos, alugando um carro simples por 12 horas em Dublin, retirando e devolvendo no aeroporto, com condução de um motorista com idade acima dos 25 anos, o valor fica em torno de 60 euros. Você pode consultar os preços no site da companhia.
Dependendo da quantidade de uso de carro no dia a dia, alugar pode compensar mais que comprar um veículo.
Leia também: O que fazer em caso de acidente de carro na Irlanda?
A Irlanda é um país relativamente pequeno: são cerca de 70 mil quilômetros quadrados, enquanto o Brasil, por exemplo, tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Por isso, não é difícil viajar pelas terras da ilha sobre rodas. Para se ter uma ideia, é possível sair de Dublin e cruzar o país, de Leste a Oeste, em apenas 4 horas. Do extremo Norte do país ao extremo Sul, por exemplo, são pouco mais de 7 horas.
O Edu e a Mah, do edublin, testaram o aluguel de carro pela Car Rental Ireland.
Eles passearam mais de 600 km nas maravilhosas estradas irlandesas acompanhados de um casal de amigos e dois pets.
Leia também: Compensa viajar de carro pela Europa?
No menu de opções de carros, eles escolheram uma Hyundai Tucson, mas confessam que ficaram na dúvida, já que a frota inteira era de carros novos.
Aliás, para ver como foi essa aventura de quatro rodas pelo interior da Irlanda, fique de olho no canal do edublin no Youtube.
Vale também ficar de olho nos descontos sazonais e para quem efetua o pagamento antecipadamente.
É por essas e outras que alugar um carro para viajar pela Europa pode ser, sim, muito vantajoso. E aí, qual seria o seu roteiro?
Quer comparar o preço do aluguel de carro na Irlanda? Consulte aqui!
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…