Há um ano, em 11 de março de 2020, quando a Covid-19 virou uma pandemia global, agências de intercâmbio fizeram um acordo com o governo brasileiro como forma de clientes afetados pelo novo coronavírus terem uma maior segurança sobre o futuro de suas viagens.
Um ano se passou e muitas dúvidas ainda existem, principalmente se as regras ainda estão valendo. O E-Dublin foi procurado por leitores que estão questionando as agências e se sentindo afetados. Muitos deles já remarcaram a viagem, mas precisaram ou precisam remarcar novamente, já que a Irlanda e outros países seguem com um lockdown restrito e impedindo a entrada de novos imigrantes durante esse período.
Mas segundo o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), clientes que fecharam os pacotes antes da pandemia podem fazer apenas um reagendamento do intercâmbio até 2022 sem cobrança adicional. O cliente tem até dois anos para remarcar a viagem, ou seja, 10 de março de 2022. Você pode ver as regras na íntegra nesta matéria.
O TAC foi feito entre representantes de agências de intercâmbio, por meio da Abraseeio (Associação Brasileira das Empresas Especialistas em Intercâmbio para Oceania) — que compõe cerca de 70% do mercado desta área no Brasil — e a Secretaria Nacional de Direito do Consumidor, do Ministério da Justiça do Brasil (Senacon/MJSP) e o MPF (Ministério Público Federal).
Leitores ouvidos pelo E-Dublin têm reclamado que as agências estão oferecendo remarcação gratuita apenas para um determinados prazos, muitos apenas até o fim deste ano.
Outra questão que tem incomodado futuros intercambistas seria o retorno do valor pago. Algumas agências estão oferecendo a devolução por meio de crédito para ser usado até 2023. Porém, segundo eles, o valor atual do intercâmbio é muito acima do que foi acordado há um ano.
Há ainda a exigência das agências de que a data seja definida em um prazo específico e não mais deixada em aberto, mesmo com as indefinições da pandemia da Covid-19.
A última opção seria a devolução do valor pago, com retenção de uma porcentagem, conforme prevê o TAC.
O E-Dublin procurou algumas agências de intercâmbio para esclarecimentos sobre a situação de intercambistas que querem reagendar o intercâmbio por causa da pandemia da Covid-19 e sobre as regras atuais do TAC.
Veja as respostas, na íntegra, das agências que nos responderam:
“A Egali disponibiliza uma remarcação totalmente gratuita da data de embarque, para pacotes de intercâmbio comprados até 11 de março de 2020, ou seja, no período pré-pandemia. O intercambista poderia remarcar a data da viagem para até 2 anos da data de embarque inicial, mas diante do cenário que ainda persiste, foi necessário pensar em algumas adaptações para continuar, como sempre, seguindo com a missão da empresa de promover o intercâmbio responsável.
De acordo com o TAC, os intercambistas que compraram pacotes antes da pandemia e que solicitaram a sua remarcação para outra data, não poderiam ter seu intercâmbio reembolsado. Com isso, os alunos que já realizaram a remarcação gratuita teriam que remarcar o intercâmbio novamente (dessa vez, com custos) ou cancelar o pacote.
Porém, a Egali elaborou algumas opções para que os alunos possam lidar com as adversidades da pandemia sem prejuízos.
Todas as ações são exclusivas para alunos Egali, que é a agência que apresenta maior flexibilidade de opções até o momento:
O cenário da pandemia em 2021 está mudando lentamente e entendemos o quanto é difícil adiar os planos de uma experiência tão incrível que o intercâmbio é. Mas, a Egali está aqui para assegurar que tudo vai ser feito da forma mais responsável possível. Qualquer dúvida, estamos à disposição na Área do Aluno. Nossos consultores estão sempre prontos e à postos para ajudar e garantir que nossos intercambistas tenham a melhor experiência possível.”
Segundo um representante da ePlanet ressaltou, não há limitações para embarque ou alterações.
“O cliente aqui pode remarcar sem custo adicional e sem reajuste para viajar até fim de 2022 e em alguns casos até em 2023, quantas vezes achar necessário”, afirmou. Segundo ele, se houver algum limite de remarcação seria por parte das escolas, algo que, até agora, segundo a ePlanet, não aconteceu.
“A ePlanet está acompanhando cada cliente de perto e tentando ajudar cada caso de maneira personalizada a fim de minimizar o impacto dessas alterações. Disponibilizamos também nosso suporte psicológico a todos intercambistas, que estão em viagem, no Brasil ou que já voltaram.”
“A Vital está trabalhando cada caso individualmente. Alguns alunos, que fecharam seus pacotes em 2016, 2017, 2018 e 2019, estamos negociando com as escolas se é possível manter promoções lançadas há 4 anos atrás para embarque em 2022. Muitos embarques já foram alterados até dezembro de 2022, mas temos casos que estamos trabalhando um a um.
Algumas escolas já retornaram com o pedido de alteração de data com o acréscimo para 2022, outras estão mais flexíveis.
Para alunos que não desejam remarcar o embarque agora, a opção de credito é a mais viável, pois a escola não permite deixar a data “em aberto” e o crédito mantém o valor total investido pelo cliente. As instituições não reembolsam valores em caso de cancelamento, a não ser que seja apresentada a carta de negativa de visto.
O crédito, por exemplo, é uma maneira do estudante poder analisar o cenário com mais calma. Os alunos que optarem por cancelamento a TAC prevê reembolso parcelado em 9 meses, sabendo da urgência deste momento a Vital reembolsou todos os pedidos desde Março de 2020 com menos de 15 dias e em uma única parcela.
O volume de solicitações está muito alto devido ao cenário atual e estamos analisando as solicitações com muito cuidado, trabalhando com transparência e conversando individualmente com cada instituição de ensino no exterior.
Para duvidas nosso chat online está aberto em nosso website no horário comercial, e nossos e-mails de contato são:
financeiro@vitalintercambios.com.br & bookings@vitalintercambios.com.br.
Mal podemos esperar que essa pandemia passe para que possamos retornar as nossas atividades, embarcando todos os nossos alunos como fizemos nos últimos 8 anos.”
Sempre que você tiver dúvidas sobre seu pacote ou regulamentações em vigor, entre em contato com sua agência, um representante dela ou sua escola.
O governo também orienta que qualquer reclamação seja feita por meio da plataforma consumidor.gov.br.
O TAC pode ser lido na íntegra por meio deste link. Veja também notícia do portal oficial de comunicação do governo brasileiro, a Agência Brasil.
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