Como aplicar para o visto brasileiro?

Muito se fala sobre o processo de entrada de cidadãos brasileiros em outros países, certo? Mas os gringos que querem visitar o Brasil passam pelas mesmas exigências?

Vamos conhecer os trâmites para os nossos amigos estrangeiros se esbaldarem em terras brasileiras, por exemplo, o visto.

O Brasil pratica a lei de reciprocidade e não exige o visto para cidadãos estrangeiros de alguns países. Crédito: Vkoletic | Dreamstime

No último ano, o governo brasileiro instituiu a Lei da Migração, que regula a entrada ou permanência de estrangeiros no Brasil. Também melhorou o processo de visto eletrônico para estrangeiros, chamado visto de visita (temporário com duração de até 90 dias), para cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão.

Principais tipos de vistos

Visto de estudante (Temporário)

É concedido a estudantes de qualquer nível de ensino (fundamental, médio, superior ou pós) e possui validade de até um ano, podendo ser prorrogado enquanto durar o curso.

Continua após a publicidade

No caso de estudante-estagiário, o visto pode ser concedido pelo prazo de um ano, mas só pode ser prorrogado uma vez por igual período.

Esse visto não permite o trabalho remunerado, podendo ser penalizado com multa, notificação ou, até, deportação.

Visto de turismo (Temporário)

O Brasil tem um acordo com alguns países que permite a estada de até 90 dias sem necessidade de visto (confira lista completa dos países aqui). No caso de cidadãos oriundos de países com os quais o Brasil não tenha acordo, esse tipo de visto é concedido ao estrangeiro que viaja na condição de turista sem intenção migratória e de trabalho remunerado. Tem validade de, no máximo, 90 dias, prorrogáveis por mais 90.

O visto de estudante tem validade de 1 ano, renovável enquanto durar o curso. Crédito: Gutu Cristian | Dreamstime

Visto Permanente

Aplicável nas situações como casamento, transferência de aposentadoria ou para aqueles que queiram fixar-se no Brasil, conforme resoluções da lei.

Visto de negócios (Temporário)

Permitido para aqueles que pretendem entrar no Brasil a negócios. Nesse caso, é obrigatório apresentar a declaração da empresa ou instituição a que esteja vinculado, informando que a pessoa está no Brasil a negócios e que a empresa se responsabiliza por ele.

A validade do visto pode ser de até cinco anos, dependendo da reciprocidade com o país de nacionalidade do imigrante. O visto pode ser prorrogado por igual período uma única vez.

Visto de trabalho (Temporário)

É concedido ao estrangeiro que pretende trabalhar, com ou sem vínculo empregatício no Brasil, na condição de cientista, professor, técnico ou profissional de outra categoria. Nesse caso, a empresa responsável deverá solicitar, previamente, a autorização de trabalho junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e, após esse passo, dar continuidade ao processo.

O visto é válido por até dois anos, podendo ser prorrogado por igual período e transformado em permanente, dependendo do tipo de contrato.

IMPORTANTE! Caso o amigo estrangeiro mude de empresa, deverá pedir novo visto, repetindo todo o processo.

Irlanda e Reino Unido: Visto de Turismo e Visto de Trabalho

Pesquisamos alguns exemplos e nada mais justo do que saber como os irlandeses e os britânicos fazem para chegar ao Brasil, correto?

A Irlanda e o Reino Unido fazem parte da lista dos países com acesso facilitado. Ou seja, o irlandês e o britânico não precisam de visto de turismo ou negócio para entrar no Brasil. Isso se a estada tiver a duração máxima de 90 dias.

Caso decida por permanecer além desse período, o estrangeiro deverá solicitar a extensão da sua estada junto à Polícia Federal no Brasil, em um processo bem parecido com o que temos que fazer para ficar na Irlanda.

CURIOSIDADE: Informação importante que encontramos, pesquisando as milhares de informações sobre o tema, é que muitos blogs de cidadãos estrangeiros que querem morar no Brasil ensinam como eles podem trabalhar ilegalmente. ISSO MESMO! Por exemplo, entrar com visto de turista e dar aula de inglês via Skype. Ou, ainda, agências de matrimônio que realizam processos ilegais (atenção, principalmente, à mulherada!) Ou seja, não é só o brasileiro que dá seu jeitinho, hein?

Para saber mais sobre os tipos de vistos emitidos para estrangeiros, visite o site do Itamaraty.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Carol Braziel

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Recent Posts

Como é o trabalho de entregador na Irlanda?

Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, lá estão eles trabalhando. A vida de…

24 de abril de 2025

Pubs em Dublin: conheça 10 bares populares na capital da Irlanda

Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…

24 de abril de 2025

Como funciona permissão provisória para estudantes de inglês que vão começar a faculdade na Irlanda em 2025

O Departamento de Serviços de Imigração da Irlanda (ISD) anunciou como vai funcionar o visto…

23 de abril de 2025

Filmes brasileiros na Irlanda: saiba as produções que estão em cartaz em Dublin

O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…

23 de abril de 2025

Easter Rising: a rebelião que ajudou na independência da Irlanda

Em 1916, o feriado de Páscoa na Irlanda caiu no dia 24 de abril. A…

23 de abril de 2025

Como tirar carteira de motorista na Irlanda

Saber como tirar carteira de motorista na Irlanda pode ser um diferencial para quem decide…

23 de abril de 2025