A segunda semana de abril de 2020 é marcada por várias celebrações no campo religioso do cristianismo. A Semana Santa é uma das mais importantes para os cristãos por lembrar momentos importantes da Bíblia, como a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. As famílias também aproveitam esse período para se reunirem em igrejas e cearem em casa. Mas como ficam todas essas manifestações de fé em pleno isolamento social causado pelo coronavírus?
A determinação do Vaticano em relação às práticas religiosas durante a semana da Páscoa é clara: não serão celebradas missas presenciais. A ideia dos líderes católicos é de que as igrejas organizem missas com transmissão online para os fiéis de suas paróquias.
“Acolhendo a orientação das autoridades civis e sanitárias, nossos bispos no Brasil orientam os fiéis a permanecerem em suas casas, evitando aglomeração de pessoas e, consequentemente, não participando das celebrações eucarísticas. Dessa forma, somos convidados a celebrar o Dia do Senhor como Igreja doméstica, com nossos familiares, em nossas casas”, diz o documento que recorda as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja do Brasil, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
A CNBB também disponibilizou a tradução do decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Vaticano, sobre as celebrações da Semana Santa em 2020. No documento, há regras como não celebrar a “Cerimônia do Lava-pés” e rezar para mortos e doentes durante as celebrações.
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, publicou um texto onde diz: “Será uma Páscoa ‘diferente’ no modo de celebrar. Mas não diferente no seu significado.”
Existem diversas formas de assistir às missas online de paróquias de todo o Brasil. Muitas delas já estão disponibilizando às pessoas da sua comunidade links e páginas de acesso para que as celebrações sejam assistidas. Quem está na Irlanda, poderá acompanhar de longe essas celebrações em canais como o da Arquidiocese de São Paulo, no Facebook.
Canais de televisão como a Rede Vida, TV Canção Nova, TV Evangelizar, entre outros, farão transmissões ao vivo pelo site oficial. A Rede Globo disponibiliza a Globoplay para a transmissão de missas realizadas pelo Padre Marcelo Rossi, mesmo para não assinantes. Algumas transmissões podem não permitir a visualização na Irlanda por causa do IP.
A Comunidade Católica Brasil Irlanda também tem postado vídeos com orações e meditações em sua página oficinal no Facebook.
Há alguns dias, a imagem do papa Francisco celebrando uma missa sozinho diante da Praça de São Pedro vazia marcou católicos de todo o mundo. Durante a Semana Santa, Francisco vai novamente realizar celebrações referentes à Páscoa. Tudo será televisionado e transmitido nos canais oficiais do Vaticano.
O site Vatican News anunciou que transmitirá todas as celebrações, com comentários em português. O calendário de celebrações abaixo segue o horário de Roma (uma hora a mais que na Irlanda, cinco horas a mais que no Brasil):
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…