Perfil perfeito no LinkedIn? Isso não existe! O que você precisa é um perfil que seja perfeito para você!
Aproveitando que o LinkedIn acabou de atingir o marco de 400 milhões de usuários no mundo e quase 1 milhão e 400 na Irlanda, achei legal falar um pouco da importância desse networking no recrutamento aqui na Ilha Esmeralda e como criar um perfil no LinkedIn perfeito para você.
Se você esta procurando emprego na Irlanda, aqui vai uma dica muito importante: o LinkedIn é uma ferramenta essencial para ser visto por recrutadores! Algumas empresas estão até usando mais o LinkedIn do que sites de empregos por diversas razões, tais como o fato desse Networking possuir melhores perfis de trabalhadores, os então chamados “candidatos passivos”.
Não tenha vergonha de tentar se conectar com recrutadores através do LinkedIn!
Então como criar um perfil chamativo? Aqui vão 10 dicas!
Pense em quem você está tentando impressionar. Qual é o seu foco? Arrumar trabalho? Mostrar o quão bom você é no seu trabalho? Ou até mesmo mudar de area? Deixe isso claro.
Use o título de sua página para difundir seu trabalho ideal, não precisa ser um cargo. Você pode dizer que está à procura de novas oportunidades: “Looking for opportunities in Dublin”. Estudantes também podem promover como uma manchete do que querem fazer após a graduação: “XYZ Univeristy student & aspiring public relations associate”.
Sumário – O Linkedin é mais do que um CV – você pode contar sua história e ser criativo. Não se esqueça de colocar porque você está na Irlanda e quais são suas expectativas e conquistas aqui, exemplo:
“I relocated to Ireland in 2012 to improve my Business English and I am actively looking for opportunities within the Customer Service field”
Para conquistas:
“I saved my company $500k in returned products by ensuring customer satisfaction on the front-end of the transaction; I built our first world-class customer service team from the ground up.”
Básico aqui: tente evitar fotos na balada, com cachorro e com paisagem atrás. Para ter uma ideia melhor, dê uma olhada em fotos dos funcionários do LinkedIn. Agora está na moda colocar foto profissional com fundo branco ou com o logo de sua empresa atrás. Pontos positivos para fotos com sorriso!
Tente adicionar paixão na sua escrita. Escreva de 2 a 3 frases com suas principais vitórias ou projetos para cada posição, e como isso adicionou valor para a sua equipe. Tente adicionar números e nomes de clientes.
Use keywords e frases que recrutadores podem usar para achar seu perfil. Aquela parte lá em baixo no seu perfil chamada “Skills & Endorsements” (Competências e recomendações) pode te ajudar a ter uma melhor ideia de keywords.
Customize sua URL deixando-a mais charmosa e amigável. Para isso, siga esses passos!
Adicione vídeos de suas empresas ou mesmo um vídeo falando sobre você. Empresas adoram candidatos que compram os valores e cultura da empresa – adicione vídeos falando sobre isso.
Inclua seus estágios, part-time positions e volunteer work nas experiências. Mas é sábio não dar muita ênfase em experiências que você não está mais interessado em trabalhar. Adicione suas promoções e cada posição na mesma empresa.
Peça para seu ex-gerente ou um professor escrevam uma recomendação sua pelo LinkedIn. Solicite que eles coloquem qualidades e skills específicos para seus goals.
Não esqueça de incluir seu telefone e email no Linkedin. Facilite aos recrutadores te encontrarem!
Para finalizar, dê uma olhada no perfil de irlandeses que fazem o mesmo trabalho que você. Com certeza poderá usar algumas frases em inglês que estão perfeitamente escritas por um local. Também peça conselhos para algum amigo ou chefe. Pergunte para outros se eles entendem quais são seus objetivos vendo seu perfil. No final das contas, tudo é uma questão de percepção e muitas vezes não conseguimos expressar perfeitamente nossas próprias conquistas e vontades.
Revisado por Tarcisio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…