A Páscoa, ou Easter, aqui na Irlanda, assim como no Brasil, é marcada por ritos religiosos e, claro, muito chocolate. Em sacrifício e penitência, os irlandeses costumam não comer carne vermelha ou coisas que gostam durante a quaresma, chamada de Lent.
A Sexta-feira Santa, ou Good Friday, é um dia bem tranquilo. Tradicionalmente, esse é o único dia do ano em que os pubs fecham, restaurantes só vendem álcool acompanhado de comida, não se matam animais e algumas pessoas fazem voto de silêncio, entre outros sacrifícios. As semelhanças conosco, brasileiros, não são mera coincidência. Isso porque a Páscoa é uma data religiosa que marca a ressurreição de Cristo, e então celebrada pelos seguidores do Cristianismo, maioria na Irlanda e no Brasil.
A Semana Santa, além de ser marcada por reflexões, é tempo de colocar a casa de pernas para o ar e fazer aquela faxina, chamada de Spring Cleaning, uma maneira de dar boas vindas à primavera e renovar os ares para aproveitar o domingo de Páscoa em família, com direito a muita comida boa e, claro, chocolate.
Aliás, em tempos de Páscoa, o que não faltam são chocolates sorrindo pra gente nas lojas e supermercados. E os preços são bem atrativos, ficando difícil de resistir.
O coelhinho (Easter Bunny) é bem conhecido por aqui, mas, além dele, o cordeirinho também tem um papel muito importante: ele representa Cristo no contexto pascal e pode ser visto em quadrinhos, desenhos ou chocolates durante a época da Páscoa.
Bora comemorar a Páscoa na Irlanda?
O melhor de tudo é que, como praxe na Ilha, apesar da Páscoa cair no domingo, na segunda-feira também é feriado (Bank Holiday). Dá para celebrar, mergulhar no chocolate e ainda descansar na segunda. Ô vida difícil!
Então, Feliz Páscoa para todos vocês!
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…