Como é alugar uma vaga temporária durante o intercâmbio?

Como é alugar uma vaga temporária durante o intercâmbio?

Alessandra Karla Leite

6 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O intercambista  tem que garantir sua acomodação antes mesmo de sair do seu país.

Uma das primeiras providências que o intercambista deve tomar antes mesmo de chegar na Irlanda, é garantir uma acomodação de pelo menos duas semanas. Este é um dos requisitos do visto Stamp 2 – Visto de Estudante. As opções mais comuns variam entre as famosas host families, onde o estudante geralmente tem direito às principais refeições, e os hostels – ambos são ótimas oportunidades de já entrar em contato com o novo idioma.

No entanto, uma outra opção muito popular entre os intercambistas na Irlanda, não só para quem chega, mas para quem já está por aqui e por algum motivo precisa mudar de acomodação, são as vagas temporárias. Neste texto vou explicar quais são as vantagens e desvantagens de quem aluga e de quem opta por esse tipo de estadia curta.

Mas o que são as Vagas Temporárias?

As vagas temporárias são uma mão na roda até encontrar a vaga definitiva. Créditos: Shutterstock.

As vagas temporárias são uma mão na roda até encontrar a vaga definitiva. Créditos: Shutterstock.

Um dos motivos mais comuns para se alugar o quarto ou cama temporariamente, é quando chega a hora de voltar ao Brasil de férias. Com a grana curta após todas as despesas de renovação, surge a ideia de esvaziar o próprio quarto para alugar e, com isso, poupar a despesa daquele mês. Acaba sendo uma grande vantagem para quem aluga.

Já para quem está à procura de uma vaga definitiva, a principal vantagem em alugar uma vaga temporária está no maior tempo para procurar pela vaga definitiva. Muitas vezes a saga por essa vaga definitiva pode levar até dois meses, dependendo da época do ano, além de não ser uma das tarefas mais fáceis. Para entender melhor esta questão, não deixe de ler nossa TAG ALUGUEL, onde contamos como anda difícil alugar na Irlanda.

Estudantes que optam em fazer uma Eurotrip, também costumam alugar seus quartos para pagar o aluguel daquele mês que estão fora. Para perceber como isso é comum, basta dar uma circulada nos anúncios nos grupos de brasileiros no Facebook.

Entre as principais vantagens, está a de que a maioria que oferece esse tipo de vaga temporária não cobra depósito – pelo menos não é uma prática comum entre os estudantes brasileiros, pois estes só precisam mesmo cobrir o aluguel daquele mês ou daquelas semanas para poupar alguns euros.

Algumas desvantagens

Vagas temporárias podem se resumir a cantos improvisados da sala. Crédito: Saša Prudkov | Dreamstime 

Vagas temporárias podem se resumir a cantos improvisados da sala. Crédito: Saša Prudkov | Dreamstime

Uma desvantagem para quem precisa alugar é justamente ter de desocupar o quarto e encontrar um outro canto da casa para deixar seus pertences por aquele tempo. Para quem opta por esse tipo de abrigo emergencial, sempre há o risco de, nesse meio tempo, conseguir uma oportunidade “long-term” e ter de pagar dois aluguéis e mais um depósito para garantir a vaga, gastando mais do que estava esperado no orçamento. Isso sem contar com o desgaste de ir e vir com malas de um canto para o outro.

Outra desvantagem é que nem sempre a vaga temporária ofertada é realmente em um quarto. Muita gente para fazer um dindim extra, decide alugar o sofá da sala para estudantes em apuros, o que, apesar dar mais tempo para a procura do lar doce lar, também gera desconforto, já que a privacidade neste caso fica bem prejudicada.

Não deixe de conferir, também, o e-book que o E-Dublin preparou sobre Acomodação, com informações detalhadas sobre a situação atual no país, opções de moradia, valores médios, diferenças entre as regiões da cidade e tudo que você precisa saber pra chegar aqui bem mais informado. Clique aqui para baixar gratuitamente!

ebook acomodacao

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Alessandra Karla Leite, Jornalista e escritora, com especialização em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É apaixonada por tudo o que se relaciona a Literatura, Poesia, Cultura e Artes em geral. No começo de 2017, embarcou para Galway, no Oeste da Ilha Esmeralda para realizar o sonho do intercâmbio e buscar inspiração na terra da Poesia.

Veja também

Guia completo sobre acomodação na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email