O dia das mães na Irlanda é celebrado no quarto domingo da quaresma, diferentemente do Brasil e da maioria dos países – celebrado no segundo domingo de maio.
Na Irlanda e na Inglaterra, a data teve início na idade média, quando as crianças pobres eram mandadas para casas de famílias ricas para trabalharem como serventes e domésticas.
No quarto domingo da quaresma, eles tinham um dia de folga e eram liberados para ir à igreja adorar a Virgem Maria. Na volta, podiam passar na casa de suas famílias.
Essas crianças, que ficavam longos períodos do ano sem ver as mães, colhiam flores no caminho para presenteá-las.
Durante um período, essa prática foi esquecida, voltando a ser popular durante a Segunda Guerra Mundial.
Apesar de ser uma data especial para os irlandeses, assim como acontece no Valentine’s Day, a maneira de presentear é mais singela do que a que gente está acostumado no Brasil e os presentes mais populares ainda são os cartões e flores. Dessa forma os irlandeses demonstram seu amor e gratidão.
Nesse dia, os restaurantes também são uma ótima escolha para celebrar, mas para evitar decepções, é melhor fazer a reserva com antecedência.
Outra diferença na Irlanda nesse quesito, é que aqui as escolas não pedem colaboração financeira para os tão conhecidos presentes muitas escolas no Brasil estão acostumadas a oferecer. Também não existem produções elaboradas com os alunos que exijam a presença das mães, já que eles zelam muito por uma política de igualdade e sabem que não seria possível a presença de todas.
Quanto a mim, sendo uma mãe brasileira na Irlanda, só desejo mesmo passar esse dia especial ao lado dos meus filhos e marido – mesmo que a companhia da sogra seja mandatória.
Ou você não conhece a fama das Irish Mammies?
Happy Mother’s Day!
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…