A Irlanda é um país pequeno, fácil de explorar e com muita coisa a oferecer. De norte a sul, as paisagens esverdeadas, os castelos e todo o encantamento de um país repleto de história, nos convidam a cair na estrada – e o trem é uma das boas opções para explorar a Ilha.
Hoje, vamos contar um pouco sobre esse meio de transporte e como você pode aproveitá-lo ao máximo durante o seu intercâmbio na Irlanda.
Quando se pensa em trens na Europa, uma coisa logo vem à mente: conforto. Isso não é diferente na Irlanda, e esse conforto é um dos principais motivos que levam a população – e também os visitantes – a optar por esse tipo de serviço.
Outro motivo é que os trens cobrem praticamente todo o território irlandês. Como o país não é tão grande, o acesso a praticamente qualquer região fica muito mais fácil.
Existem duas empresas que cuidam do transporte ferroviário na Irlanda: a Irish Rail, que atende a República da Irlanda, e a Northern Ireland Railways, que é responsável pela Irlanda do Norte.
Para a região urbana de Dublin, existe também o Dart (Dublin Area Rapid Transit), que facilita muito a locomoção nessa região. O alcance do Dart atende a costa de Dublin, a parte urbana de Malahide e Howth, na região Norte de Dublin. Também é possível utilizá-lo para ir até Dún Laoghaire, ao Sul, e Greystones, em Wicklow.
O preço da tarifa vai depender da distância que cada passageiro for percorrer. De qualquer forma, quem estiver fazendo intercâmbio em Dublin e não tiver muito dinheiro não precisa se preocupar, já que as tarifas possuem um preço acessível.
Independentemente de qual for o destino, os preços das passagens podem variar, então o ideal é sempre tentar comprar com antecedência e usando o site da Irish Rail, que garante descontos na venda online.
Outra praticidade é a agilidade na hora do embarque, já que é só chegar um pouquinho antes da partida e pronto, sem a necessidade de check-in.
Quanto ao conforto, não há do que reclamar: os trens garantem uma ótima viagem, sempre acompanhada das lindas paisagens da Irlanda.
Para obter maiores informações sobre as tarifas, basta acessar os sites da Irish Rail e da Northern Ireland Railways. Uma boa dica é reservar as passagens pela internet (disponível apenas nas passagens da Irish Rail), pois assim é possível pagar até metade do preço.
Quem procura por o que fazer na Irlanda, certamente já se atentou aos lugares lindos de Dublin e também a todas as atrações que existem na região.
As principais estações da cidade de Dublin são a Heuston e a Connolly. Ainda que elas não se conectem, ambas ficam na mesma cidade e por meio delas é possível viajar para muitos outros lugares dentro do país.
Existe um trem de alta velocidade que opera em conjunto com as duas principais companhias de transporte da Irlanda, chamado de Enterprise. Ele faz a rota de Dublin até Belfast em 8 horários diferentes. Os passageiros interessados devem embarcar em Dublin Connolly, em uma viagem que leva aproximadamente 2 horas.
As conexões que saem de Dublin Heuston vão para Limerick, Tralee, Cork, Westport, Ballina, Waterford e Galway. Já de Dublin Connolly, é possível ir até Wexford, Belfast, Sligo e Rosslare Europort.
Além das estações de Dublin, outras muito importantes são a Kent Station (Cork), Belfast Central Station (Belfast), Ceantt Station (Galway), MacDiarmada Station (Sligo) e Duke Street Station (Derry-Londondery).
Quem quer saber o que fazer na Irlanda, seja a passeio, a trabalho ou em um intercâmbio na Irlanda, encontra no E-Dublin as melhores informações e dicas para conhecer melhor esse país tão rico em cultura. Assim, será possível aproveitar a viagem ao máximo!
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…