Se você quiser descobrir como enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, continue neste artigo.
Muitos brasileiros que se mudam para terras portuguesas, em algum momento, precisam enviar dinheiro para o Brasil, seja para ajudar algum familiar ou amigo, seja para guardar os euros adquiridos em uma conta própria.
No entanto, nem todo mundo sabe como é possível fazer essa transferência internacional.
Leia também: Transferência internacional: dicas de rapidez, segurança e economia
Existem diversas maneiras de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil de forma simples e segura. No entanto, as três opções mais utilizadas para realizar esse tipo de transação são:
Mas atenção! As formas indicadas acima têm regras e vantagens específicas, que devem ser sempre verificadas nos sites oficiais das empresas e instituições financeiras.
Agora, vamos explicar um pouco mais sobre elas para você conseguir escolher qual é a mais interessante, considerando as suas necessidades.
Resposta rápida: as plataformas online! Afinal, elas se tornaram o meio mais rápido, seguro e barato de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil.
Isso não significa que os bancos tradicionais ou os Correios não sejam efetivos. Porém, não dá para comparar com as plataformas online em relação à rapidez no envio e à praticidade na hora de fazer a transação.
Vale, ainda, dizer que existem muitas plataformas online que realizam esse serviço, mas que as mais conhecidas e confiáveis são:
Além das taxas específicas cobradas pelas plataformas online citadas, todas incluem o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório cobrado pela Receita Federal para realizar remessas de dinheiro para o exterior.
O valor do IOF pode ser 1,1% (caso o envio seja feito para a sua própria conta) ou de 0,38% (caso o envio seja feito para uma conta de terceiros, parentes ou familiares).
Sim, as plataformas online são realmente seguras para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil e têm razão social no site do Banco Central do Brasil.
Primeiro, é preciso acessar o site oficial ou aplicativo de cada empresa e realizar um cadastro (que normalmente é feito de forma gratuita).
Durante o cadastro, basta apenas seguir alguns passos intuitivos, responder algumas perguntas e selecionar a moeda de envio e a de recebimento. No caso de querer enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, a escolha deverá ser euro e real, respectivamente.
Ainda no momento do cadastro, a maioria das plataformas costuma solicitar dados como: nome completo, telefone e endereço. Ainda, pedem para enviar fotografias de RG ou passaporte, para que a verificação da identidade seja realizada.
Somente após a verificação dos documentos será possível navegar pelo site ou app e solicitar uma transferência internacional.
Mas tenha em mente que todo o processo para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil por meio das plataformas online é muito fácil e prático. Aliás, com o valor definido, é só realizar a simulação (para descobrir o valor final que deverá pagar com as taxas incluídas) e realizar a transferência, seja por TED, seja por cartão de débito ou boleto bancário.
Infelizmente, não. Não existe a opção de fazer um PIX para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, pelo menos não ainda.
O bom é que a criação do PIX internacional por meio do Banco Central é uma informação que já circula por aí. Mas calma, pois não há nada definido. Por hora, podemos apenas torcer para que isso aconteça o quanto antes, né?
Com a desvalorização do real, a pergunta que fica é se vale a pena enviar dinheiro de Portugal para o Brasil. E a resposta é: depende! Os objetivos de cada pessoa devem ser avaliados. Porém, se a ideia é juntar um bom dinheiro no Brasil, aí vale muito a pena.
Afinal, qualquer valor transferido em euro vai ser multiplicado pelo valor do câmbio, que atualmente está mais de R$ 5,00. Ou seja, a melhor forma é estar sempre acompanhando a cotação do euro para não perder o melhor momento de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil. E para ficar mais fácil para você entender como vale a pena, pense que 1000 euros hoje, são R$ 5527,92.
Se você estiver em terras portuguesas e precisar fazer alguma transferência de dinheiro para o Brasil, com certeza já sabe o caminho depois de conferir todas essas informações!
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…