Se você quiser descobrir como enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, continue neste artigo.
Muitos brasileiros que se mudam para terras portuguesas, em algum momento, precisam enviar dinheiro para o Brasil, seja para ajudar algum familiar ou amigo, seja para guardar os euros adquiridos em uma conta própria.
No entanto, nem todo mundo sabe como é possível fazer essa transferência internacional.
Leia também: Transferência internacional: dicas de rapidez, segurança e economia
Existem diversas maneiras de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil de forma simples e segura. No entanto, as três opções mais utilizadas para realizar esse tipo de transação são:
Mas atenção! As formas indicadas acima têm regras e vantagens específicas, que devem ser sempre verificadas nos sites oficiais das empresas e instituições financeiras.
Agora, vamos explicar um pouco mais sobre elas para você conseguir escolher qual é a mais interessante, considerando as suas necessidades.
Resposta rápida: as plataformas online! Afinal, elas se tornaram o meio mais rápido, seguro e barato de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil.
Isso não significa que os bancos tradicionais ou os Correios não sejam efetivos. Porém, não dá para comparar com as plataformas online em relação à rapidez no envio e à praticidade na hora de fazer a transação.
Vale, ainda, dizer que existem muitas plataformas online que realizam esse serviço, mas que as mais conhecidas e confiáveis são:
Além das taxas específicas cobradas pelas plataformas online citadas, todas incluem o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório cobrado pela Receita Federal para realizar remessas de dinheiro para o exterior.
O valor do IOF pode ser 1,1% (caso o envio seja feito para a sua própria conta) ou de 0,38% (caso o envio seja feito para uma conta de terceiros, parentes ou familiares).
Sim, as plataformas online são realmente seguras para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil e têm razão social no site do Banco Central do Brasil.
Primeiro, é preciso acessar o site oficial ou aplicativo de cada empresa e realizar um cadastro (que normalmente é feito de forma gratuita).
Durante o cadastro, basta apenas seguir alguns passos intuitivos, responder algumas perguntas e selecionar a moeda de envio e a de recebimento. No caso de querer enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, a escolha deverá ser euro e real, respectivamente.
Ainda no momento do cadastro, a maioria das plataformas costuma solicitar dados como: nome completo, telefone e endereço. Ainda, pedem para enviar fotografias de RG ou passaporte, para que a verificação da identidade seja realizada.
Somente após a verificação dos documentos será possível navegar pelo site ou app e solicitar uma transferência internacional.
Mas tenha em mente que todo o processo para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil por meio das plataformas online é muito fácil e prático. Aliás, com o valor definido, é só realizar a simulação (para descobrir o valor final que deverá pagar com as taxas incluídas) e realizar a transferência, seja por TED, seja por cartão de débito ou boleto bancário.
Infelizmente, não. Não existe a opção de fazer um PIX para enviar dinheiro de Portugal para o Brasil, pelo menos não ainda.
O bom é que a criação do PIX internacional por meio do Banco Central é uma informação que já circula por aí. Mas calma, pois não há nada definido. Por hora, podemos apenas torcer para que isso aconteça o quanto antes, né?
Com a desvalorização do real, a pergunta que fica é se vale a pena enviar dinheiro de Portugal para o Brasil. E a resposta é: depende! Os objetivos de cada pessoa devem ser avaliados. Porém, se a ideia é juntar um bom dinheiro no Brasil, aí vale muito a pena.
Afinal, qualquer valor transferido em euro vai ser multiplicado pelo valor do câmbio, que atualmente está mais de R$ 5,00. Ou seja, a melhor forma é estar sempre acompanhando a cotação do euro para não perder o melhor momento de enviar dinheiro de Portugal para o Brasil. E para ficar mais fácil para você entender como vale a pena, pense que 1000 euros hoje, são R$ 5527,92.
Se você estiver em terras portuguesas e precisar fazer alguma transferência de dinheiro para o Brasil, com certeza já sabe o caminho depois de conferir todas essas informações!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…