Taxas e Impostos

Como enviar dinheiro para Portugal

Quer saber como enviar dinheiro para Portugal com rapidez? Realizar uma transação monetária internacional é sempre uma dúvida recorrente para quem vai viajar ou morar fora. Afinal, as regras tarifárias e os processos costumam ser bem diferentes de um país para o outro.

Porém, a boa notícia é que essa tarefa se tornou bastante fácil e prática hoje em dia. Enviar dinheiro para Portugal, por exemplo, é muito mais simples do que já foi no passado.

Por meio de sites e aplicativos, o dinheiro é capaz de viajar milhares de quilômetros em questão de segundos, de forma segura e sem gerar dificuldades ou burocracias. As opções de empresas que prestam o serviço também são variadas, e as taxas de câmbio oferecidas são bastante convidativas.

Leia também: Transferência internacional: dicas de rapidez, segurança e economia

Continua após a publicidade

Quais as formas de enviar dinheiro para Portugal mais utilizadas?

Enviar dinheiro para Portugal é mais simples do que se imagina. Foto: Tech Daily on Unsplash

Há várias formas de envio disponíveis, cada uma delas tem sua particularidade e sua própria forma de operar. Elas possibilitam o envio mediante transferência, pagamento de boleto, por cartão de crédito e débito e, até, PIX.

Abaixo, falaremos sobre as formas mais populares e confiáveis de enviar dinheiro para Portugal.

Wise, a antiga Transferwise

Fazer a transferência pela Wise, a antiga Transferwise, é bastante tranquilo. Você pode fazê-la tanto para você mesmo quanto para um terceiro. Pelo site ou por meio de um APP, você precisará realizar primeiramente um cadastro.

Feito isso, é só clicar na opção para transferir, escolher o valor e preencher com os dados do destinatário como: IBAN (International Bank Account Number), que é a numeração internacional do seu banco, além de nome completo, endereço e e-mail do beneficiário.

A opção da Wise ainda tem o maior limite do mercado, possibilitando que o usuário faça transferências de até 1 milhão de reais mediante um cadastro completo. Para transferência de valores menores, de até dez mil reais, é preciso fazer apenas um cadastro simplificado.

Leia também: Universidades em Portugal: como cursar, vestibular e melhores instituições

Western Union

A Western Union também é uma opção bem famosa para enviar dinheiro para Portugal. Por meio do aplicativo, você pode fazer transferências para qualquer pessoa que esteja no exterior. É preciso, apenas, identificá-la pelo nome.

Na hora da retirada, é necessário a pessoa que recebeu a quantia apresentar seus documentos válidos e o MTCN (Money Transfer Control Number), que é gerado no momento da transação.

Há, ainda, a opção de transferência para uma conta de banco ou integração como Banco do Brasil e Bradesco, que é feita em poucos minutos. As taxas da Western Union costumam ser mais convidativas e exigem pouca burocracia — para transferências maiores, o cadastro exige um pouco mais de informações.

MoneyGram

Outra forma bastante popular e internacional para enviar dinheiro é a MoneyGram. A plataforma funciona, no Brasil, de uma forma um pouco diferente da Wise e Western Union. Por aqui, para enviar dinheiro para Portugal, o interessado deve procurar uma agência credenciada e fazer a transferência — não é possível fazê-la online.

Por outro lado, receber o dinheiro em Portugal é bastante simples. Há agências espalhadas no país todo e por lá é possível fazer a opção de transferência online, tornando o processo mais simples e rápido.

Remessa Online

A Remessa Online é uma opção brasileira para quem deseja enviar dinheiro para Portugal. Também há a opção de fazer transações para toda a zona do Euro, além de Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e países do Mercosul.

A forma de envio é bem similar à Wise, mas suas taxas são um pouco mais altas. Ainda assim, é uma forma de enviar dinheiro para Portugal bem popular entre os brasileiros, visto que todo o seu processo pode ser feito em português.

Correios

Provavelmente, você não sabe, mas os Correios têm seu próprio mecanismo de enviar dinheiro para Portugal. É o Vale Postal Eletrônico dos Correios, que apresenta a vantagem de poder atender quem não tem conta corrente no país europeu.

Para realizar um envio, é preciso comprar um Vale Postal em uma das agências dos Correios no Brasil e estar munido sempre dos seus documentos de identificação e os dados bancários da transação.

Apesar de fácil, é uma opção um pouco mais cara que as demais. Os Correios cobram uma porcentagem sobre a transação (1,5%), mais R$ 42,00 de taxa única (vigência 31/01/2022). São cerca de 20 países conveniados, e o prazo de recebimento é de 5 dias úteis.

Leia também: Como ir para Portugal trabalhar?

Posso enviar dinheiro para Portugal a terceiros?

Envio de dinheiro para Portugal pode ser simples, digital e rápido. Foto: Tech Daily on Unsplash

Sim! Todas as formas de enviar dinheiro para Portugal permitem você fazer transferências internacionais para terceiros. Engana-se quem pensa que o dinheiro deve necessariamente sair da sua conta do Brasil direto para a sua de Portugal. Você pode, por meio das opções acima, fazer pagamentos e repassar dinheiro para outras pessoas, diretamente para a conta delas.

Leia também: Como comprar passagens aéreas baratas para Portugal

É seguro mesmo enviar dinheiro para Portugal on-line?

Sim, é bastante seguro enviar dinheiro para Portugal on-line, mas é preciso ficar atento a alguns critérios. Do ponto de vista da transação financeira, é recomendado optar por fazer a transferência sempre via empresas líderes no mercado. Elas garantem a segurança no processo.

Também sempre se faz importante pesquisar sobre a empresa que vai prestar o serviço e estar atento às reclamações que os usuários fazem sobre elas na internet. Há dificuldades em retirar o dinheiro no destino? Há boa oferta de agências para retirada em “cash” se for necessário? Há um bom sistema de atendimento ao cliente que poderá ajudá-lo caso haja algum problema? Esses são alguns questionamentos que devem ser feitos.

Além disso, para garantir a segurança, é importante sempre estar atento ao preço do Euro e desconfiar quando encontrar uma oferta “boa demais para ser verdade”. Há várias promessas e tentações no mercado que oferecem a moeda a um preço mais barato.

É muito importante lembrar que o preço da moeda segue a cotação internacional e, por isso, há pouca variação entre as empresas que são idôneas e seguem o preço oficial da moeda.

Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!

Já que estamos falando de dinheiro, Portugal já é uma “sociedade cashless”?

Dinheiro em espécie ainda é muito usado pela sociedade portuguesa. Foto: Pxhere

Um assunto bastante interessante de ser abordado, já que estamos falando de envio de dinheiro. Principalmente para turistas, que enviam uma quantidade determinada para gastar no país em pouco tempo, em serviços do dia a dia.

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre a “sociedade cashless”, na tradução para o português significa “sociedade sem moeda em espécie”. Uma tendência de países europeus de operarem sua economia sem o uso de moedas impressas. Ou seja, os pagamentos são feitos sem moedas físicas — e, muitas vezes, sem nem mesmo o uso de um cartão.

Essa realidade há tempos vem tomando corpo e se instalando nos mais diversos países. Turistas que planejam visitar Berlim ou Londres, por exemplo, são aconselhados a levar pouco — ou quase nenhum — dinheiro em espécie. Até cartões físicos estão ficando cada vez mais inutilizados.

Dinheiro em espécie ainda é bastante usado em Portugal

Mas em Portugal a realidade é um pouco diferente. O país ainda não está totalmente imerso em uma “sociedade cashless” e o dinheiro em espécie tem bastante uso por lá, podendo ser utilizado para pagamento de atrações turísticas, transporte público, acomodação entre outros.

Por isso, na hora de entender como enviar dinheiro para Portugal, é interessante mesclar as formas de envio, entre a transferência com empresas que vão disponibilizar a quantia em dinheiro em espécie no país e em cartões físicos ou virtuais.

As transações financeiras, nesse contexto, são feitas por meio de NTFs (Non-fungible Tokens, na sigla em inglês), um tipo de certificado criptográfico atrelado a um produto digital. Nesse caso, a tecnologia está naqueles cartões digitais que ficam armazenados nos aparelhos de celular.

Agora que você já sabe como enviar dinheiro para Portugal de forma fácil e descomplicada, visite o edublin e confira outras matérias sobre viagens e vida no exterior!

Compare os valores de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024