Há, no mundo, mais de 260 milhões de falantes da língua francesa. Por conta disso, estudar na França é o sonho de muitos brasileiros e estrangeiros. Assim, inúmeras pessoas se perguntam: qual o passo a passo para fazer um curso de francês na França? Neste artigo, eu vou mostrar onde e como encontrar prestigiadas opções de cursos com certificação nesse país da Europa Ocidental.
A França é, indiscutivelmente, um dos destinos turísticos mais badalados do mundo. Sendo assim, é natural que a procura pelo idioma francês seja cada vez maior. A saber, hoje, no mundo, 30 países têm a língua francesa como oficial. Esse conjunto é conhecido como La Francophonie (A Francofonia).
Juntamente ao mandarim, o francês é uma das línguas mais promissoras para o futuro. Sendo assim, muitas pessoas têm buscado aprimorar ou, até mesmo, iniciar-se no idioma. Mas afinal, por onde começar? Qual tipo de visto tirar? Quais as melhores opções de escolas para fazer um curso de francês na França?
Pois bem, continue aqui comigo, pois eu vou mostrar o passo a passo que você precisa seguir para estudar francês diretamente em terras francesas. Veja!
O Campus France, site do governo francês que gerencia a oferta de estudos no país, tem um serviço voltado para brasileiros (residentes no Brasil) e estrangeiros maiores de 18 anos. A empresa gerencia a oferta de estudos na França, como graduação, intercâmbio e, claro, curso de francês. No Brasil, há cinco escritórios do Campus France, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte.
Nesse sentido, se o seu objetivo é fazer um curso de francês na França, o primeiro passo é entender que o processo é feito justamente por meio do CF (Campus France). Para haver garantia, os cursos têm um selo de qualidade chamado “Qualité français langue étrangère” (Qualité FLE) por centros oficiais do próprio Ministério de Educação.
Assim, pelo site do Campus France, você poderá selecionar bolsas de estudos e escolas onde o curso deverá ser realizado.
Você conta, portanto, com várias opções de aulas, entre as quais posso destacar:
Leia mais: Intercâmbio na França: tudo o que você precisa saber
A escolha do curso está condicionada, portanto, ao nível de proficiência, além de, claro, dos objetivos, tanto pessoais quanto profissionais, do aluno. Nesse sentido, é preciso entender que se candidatar para uma escola de francês na França necessita de um passo a passo simples, mas que requer bastante atenção. Confira!
Primeiramente, acesse o site do Campus France Brasil. Em seguida, crie uma conta para ter acesso integral ao processo de candidatura. Nesse espaço pessoal, você terá todas as orientações necessárias para tirar possíveis dúvidas. Ademais, você precisará selecionar a seção “Espaço Campus France” e, assim, preencher os seus dados pessoais.
Em seguida, acesse a lista de escolas que tenham disponibilidade para cursos de francês e escolha a opção que melhor se encaixa no seu perfil.
A candidatura no Campus France dependerá, ainda, de um certificado de proficiência em francês, que deve, inclusive, ser informado, antes da submissão do dossiê. Caso não seja possível, o candidato precisará apresentar o documento até, no máximo, a data em que haverá a realização da entrevista.
Tipos de exames aceitos:
Antes de preencher o formulário de candidatura, porém, você precisará de uma carta de aceite. Em caso do recebimento de uma carta de admissão ou pré-inscrição em uma instituição, leia as instruções de preenchimento de dossiê pré-consular na página “Estudantes já admitidos/inscritos”. Posteriormente, vá em “Já estou aceito (pré-consular)” e realize o procedimento Études en France.
Caso ainda não tenha um aceite ou pré-inscrição, selecione “preencher dossiê eletrônico” e coloque as informações solicitadas nos campos necessários. Assim, após submeter o dossiê, você terá um identificador Études en France e um número (iniciado com BR), no seguinte formato BR22-xxxxx.
O envio da documentação e o pagamento da taxa são as próximas etapas do processo. Com o pagamento validado, uma entrevista será finalmente agendada. Fique sempre de olho no email para verificar todas as orientações emitidas.
Em relação à documentação, você precisará preencher os campos:
A entrevista é feita em língua portuguesa, tendo em vista que acontece ainda no Brasil. Depois disso, você receberá as informações e, então, poderá seguir para o processo de retirada do visto no consulado francês.
Uma das dúvidas de fazer um curso de francês na França é saber qual visto devo tirar. Primeiramente, é válido dizer que, por um período inferior a 90 dias, brasileiros podem permanecer no país sem a necessidade de visto. Caso contrário, será obrigatório solicitar um visto junto ao Consulado da França. Comumente, o documento é um visto de estudante ou, em alguns casos, um visto de visitante.
Para o visto de estudante, é necessário estar inscrito em uma das escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação francês com curso cuja carga horária mínima seja de 20 horas semanais e, ainda, ter uma carta de pré-inscrição emitida pela escola.
Leia mais: Como fazer intercâmbio de francês no Canadá?
Há sempre algumas boas razões para se estudar algo novo, e com uma nova língua não poderia ser diferente. Além de novas oportunidades, imergir dentro de um novo idioma pode gerar vários benefícios, como o de adquirir novas percepções culturais, por exemplo.
Além disso, estudar um curso de francês na França permitirá ao aluno interagir e, claro, fazer parte de outros contextos sociais. Isso vai proporcionar conhecer novas realidades e ter contato com aprendizados relacionados às diferenças étnico-culturais.
Pensar e falar em francês diariamente permitirá um desenvolvimento espontâneo e autêntico não somente no que diz respeito à proficiência, mas também à capacidade de comunicação.
De acordo com o Campus France Brasil, há cerca de 2,5 milhões de estudantes no ensino superior francês. Os estrangeiros representam 12% desse total.
A primeira opção para estudar francês na França é a escola Sorbonne. Conhecida como uma das mais prestigiadas escolas, ela está situada em Paris e dispõe de várias opções de cursos. Além disso, você poderá optar entre diferentes níveis e durações dos cursos de língua francesa.
A inscrição é designada apenas para pessoas acima de 18 anos. Além disso, ter ensino médio (cuja equivalência é o baccalauréat, o bacharelado francês) é um pré-requisito para a candidatura. Europeus precisam apenas do documento de identidade.
O curso de Francês para Negócios oferecido pela Sorbonne, em Paris, custa em torno de 2.050 €.
A segunda opção de escola para fazer um curso de francês na França é a Azurlingua. Ela está sediada na cidade de Nice, situada na Riviera Francesa, e tem credenciamento FLE (French as a Foreign Language Quality). Sendo assim, materiais como documentos autênticos, artigos, vídeos e áudios, além de quadrinhos, canções e filmes franceses são frequentemente usados nas aulas.
A Azurlingua apresenta uma abordagem prática no que diz respeito ao método de ensino da língua francesa. A escola tem cursos voltados tanto para crianças quanto para jovens e adultos, além de contar com programas específicos para professores.
Por fim, outro destaque é a escola France Langue, que está presente não somente na capital Paris, mas também nas cidades de Bordeaux, Lyon e Biarritz. Lá, o aluno poderá optar por cursos de diferentes níveis de francês, tanto geral, quanto especializado.
Você poderá fazer um curso de francês na França voltado para, por exemplo, o mundo dos negócios e da medicina.
Além disso, na France Langue, você poderá fazer um curso preparatório para a realização de exames como TEF, DELF e TCF e com foco em professores do idioma francês.
Leia também: O que fazer na França: conheça 5 cidades encantadoras
Agora que você já sabe melhor como escolher um dos cursos de francês na França, que tal receber mais informações a respeito?
O edublin pode ajudar você. O Orçamento Fácil disponibiliza o contato direto com agências que vão caprichar para lhe enviar as melhores propostas.
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…