Como fazer faculdade na Irlanda?
1 ano atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Cursar uma universidade irlandesa é o sonho de muitos brasileiros. Mas a pergunta que não quer calar é: como fazer faculdade na Irlanda?
O Departamento de Educação da Irlanda tem investido pesado na área de cursos superiores no país, e isso pode ser visto na qualidade das universidades em rankings internacionais. Boa parte dessa estratégia inclui atrair mais estudantes internacionais e, assim, o acesso para esses estudantes também tem sido facilitado.
Vamos explicar, neste artigo, o passo a passo para entender como fazer faculdade na Irlanda.
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
Como fazer faculdade na Irlanda: passo a passo
Há alguns anos, estudar em uma das universidades irlandesas era para poucos, já que uma das exigências era o estudante desembarcar no país com o curso pago na sua totalidade.
Vale lembrar que um curso para estudantes não europeus chegava a custar três vezes mais que a tarifa para um europeu.
A boa notícia é que isso praticamente ficou no passado e, mesmo em instituições mais tradicionais, como a Trinity College, existem programas que permitem estudantes internacionais em suas cadeiras.
Mas como fazer faculdade na Irlanda, o que é preciso?
Vamos ao check-list sobre o que é necessário para fazer faculdade na Irlanda:
- Validação do diploma
- Emissão do visto de estudante
- Prova de fluência de inglês
- Seguro-saúde
Como provar fluência no inglês para fazer faculdade na Irlanda?
Se você vem pensando em como fazer faculdade na Irlanda, com certeza, a fluência no idioma é fundamental. Aliás, pré-requisito básico. Então, você precisa, primeiro, conquistar um certificado de proficiência.
O IELTS — International English Language Testing System — é o exame mais procurado por pessoas que querem construir uma vida acadêmica ou profissional na Europa. Você pode optar por uma das duas, de acordo com sua necessidade: o Academic ou o General Training.
A pontuação, nesse caso, vai de 0 a 9, e as universidades costumam exigir que um candidato tenha sua nota no IELTS entre 5,5 e 7. Sim, ele é mais popular e muito bem-visto na Europa, mas hoje também é aceito nos Estados Unidos. Antes de decidir pela universidade, vale a pena pesquisar qual a pontuação exigida.
TOEFL pode ser opção para exame de inglês
O IELTS não é o único exame de proficiência que você deve considerar. Depois dele, o TOEFL é um dos exames de proficiência em língua inglesa mais procurados. É bem-aceito por instituições de ensino nos Estados Unidos e Canadá, embora, hoje em dia, também seja aceito em algumas universidades da Irlanda.
O TOEFL é dividido em 4 níveis:
- TOEFL Primary Tests, para estudantes acima de 8 anos
- TOEFL Junior Tests, para avaliação de alunos acima de 11 anos
- TOEFL ITP Assessment Series, para avaliação do nível de inglês, sem a necessidade de se comprovar habilidades de fala e escrita
- TOEFL iBT (internet-based test), utilizado para admissão em instituições de ensino superior, em especial as estrangeiras
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Como tirar o visto de estudante para fazer faculdade na Irlanda
Uma das grandes vantagens na hora de escolher a Irlanda como destino educacional é o fato de, na Ilha Esmeralda, você ter permissão de trabalho enquanto estuda, o que faz grande diferença para os estudantes internacionais que desembarcam no país.
No caso da Irlanda, o visto de estudante é solicitado quando se desembarca no país, mas você deve conhecer de perto os requisitos antes de fazer a sua matrícula em uma das universidades irlandesas.
Quais são os pré-requisitos?
O Stamp 2 é concedido sob a condição de o imigrante entrar no país com o objetivo de frequentar aulas regulares, podendo trabalhar até 20h durante o período de aulas e até 40h em meses específicos (entre os meses de junho e setembro; e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro).
O prazo de expiração do visto para quem faz faculdade é de um ano, o tempo do curso. O imigrante com esse tipo de permissão não poderá recorrer a nenhum tipo de serviço oferecido pelo governo, tais como saúde, seguro-desemprego, etc.
Para que o intercambista universitário se enquadre nessa categoria de visto — Stamp 2 —, é necessário se matricular em um curso de graduação ou mestrado com, pelo menos, 25 semanas, o que não é um problema, já que eles costumam durar, no mínimo, um ano.
Ao desembarcar na Irlanda, o oficial dará um visto temporário de um mês para que você tenha tempo para providenciar os demais itens necessários ao candidato a estudante no país, comprovando-se, assim, que você é um estudante genuíno.
Esses documentos incluem:
- Carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana
- Ter seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda
- Comprovante de pagamento do curso
- 3.000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês ou outro método aceito pelo governo
- Comprovação de endereço
- Prova de que a escola tem o Learner Protection
- O valor de 300 euros pelo registro do Irish Residence Permit — IRP
Uma vez que você tenha organizado todos esses documentos, é hora de agendar um horário e ir à imigração para solicitar o visto definitivo. São elegíveis para o Stamp 2: cidadãos non-EEE que viajem à Ilha com o objetivo de estudar em cursos de idioma ou universitários por um período mínimo de 6 meses (e máximo de 8 meses — para estudantes de idiomas).
Para estudantes universitários, o visto pode ser renovado conforme for necessário o estudo ou, ainda, se o intercambista iniciar uma pós-graduação, por exemplo. A duração máxima do Stamp 2, nesses casos, é de sete anos no país.
Visto 1G: permissão de residência após o fim da faculdade na Irlanda
O Stamp 2 é o visto que dá permissão de residência para que estudantes permaneçam na Irlanda durante o curso, mas você sabia que existe outro visto que permite estrangeiros permanecerem no país quando a faculdade terminar?
O Third Level Graduate Programme — visto 1 G — indica que o estudante concluiu seus estudos na Irlanda e tem permissão para procurar emprego e, quem sabe, conseguir um visto de trabalho.
Uma pessoa qualificada receberá uma extensão de sua permissão de estudante atual, por um período de até 24 meses, dependendo de seu nível de estudo:
- Nível 8 (Honours degree) — máximo 12 meses
- Nível 9/10 (Mestrado / PhD) — inicialmente 12 meses e máximo 24 meses
Com 1G, é permitido trabalhar em tempo integral (máximo de 40 horas por semana). Lembrando que um graduado não terá permissão para acessar o programa em mais de duas ocasiões distintas.
Quem tem o Stamp 1G também conta com o direito de retornar aos estudos após aproveitar o visto.
Brasileiros que estão estudando inglês na Irlanda podem entrar na faculdade
Claro que sim! Aliás, intercambistas de inglês podem estudar oito meses (25 semanas) na Irlanda e renovar o pacote por duas vezes, totalizando dois anos de curso. Mas muitos deles continuam estudando, optando pelo curso universitário, seja graduação, seja pós-graduação ou mestrado.
Para isso, os estudantes devem se matricular em um curso universitário e aplicar para o visto Stamp 2, conforme citamos neste artigo. O visto passa a valer durante todo o ano letivo, que, geralmente, é de setembro a maio.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Quanto custa a faculdade na Irlanda?
Saber quanto custa uma faculdade na Irlanda é relativo. Afinal de contas, tudo vai depender da qualidade da universidade, do tipo de diploma e do curso escolhido. Por isso, as médias podem variar demais.
O edublin fez um levantamento sobre quanto custa os tipos de diplomas universitários na Irlanda:
- Bacharelado: 4.900 – 45.000 euros por ano
- Mestrado: 6.800 – 37.000 euros por ano
- Doutorado: 9.150 – 37.000 euros por ano
A média do custo anual de alguns cursos universitários de graduação na Irlanda:
- Medicina e Área da Saúde: 45.000 – 52.000 euros por ano
- Engenharia: 9.750 – 23.000 euros por ano
- Ciência e Tecnologia: 9.750 – 22.000 euros por ano
- Artes e Humanas: 9.750 – 20.000 euros por ano
- Negócios: 9.750 – 18.000 euros por ano
Compare os valores de seguro-viagem para viajar com traquilidade.
Como fazer faculdade na Irlanda: onde estudar?
O leque de universidades na Irlanda é extenso, além de algumas delas continuarem presentes nos principais rankings mundiais, como é o caso da Trinity College e a University College Dublin (UCD).
Elas são pontuadas, todos os anos, e não decepcionam. A gente vai falar sobre algumas das principais universidades irlandesas.
Trinity College Dublin
Fundada em 1592, a Trinity é a instituição de ensino superior mais antiga da Irlanda e a que melhor representa o país no ranking internacional.
Mais de 17 mil estudantes estão matriculados na universidade, que oferece cursos nas áreas de artes, humanas, ciências, engenharia e saúde.
Atualmente, a universidade oferece uma gama de oportunidades para quem procura bolsas de estudos ou interessados em pesquisa científica.
University College Dublin
A UCD é outra tradicional universidade irlandesa. Fundada em 1854, ela tem mais de 33 mil alunos. A universidade se divide em cinco faculdades.
Entre os célebres alunos da universidade, estão nomes como o escritor James Joyce, o ator Gabriel Byrne e o diretor de cinema Neil Jordan.
University College Cork
A instituição foi eleita, em 2017, pelo jornal The Sunday Times como universidade do ano. Com mais de 20 mil alunos, a UCC tem um dos principais departamentos de pesquisa do país.
University of Limerick
A Universidade de Limerick se destaca por oferecer cursos inovadores e de forte relevância para o mercado de trabalho, sendo que muitos graduandos são disputados pelas empresas logo após finalizarem seus estudos.
Outras instituições de ensino
Apesar de haver inúmeras universidades conhecidas na Irlanda, há também instituições de ensino particular menores, mas que atraem muitos estudantes estrangeiros. Algumas delas, muito mais em conta, com graduações chegando a €4.900 anuais e mestrado por €6.800 anuais.
Consulte as instituições de ensino com a Beeducation.
Como fazer faculdade na Irlanda: expectativa vs realidade
Nem tudo é lindo para os não europeus que desembarcam por aqui com o objetivo de investir no ensino superior. O principal motivo para essa constatação se dá pelos valores dos cursos, que são duas vezes mais caros, comparados com os ofertados aos nativos.
Outro fator que pode emperrar o seu objetivo é que, segundo as regras de imigração, o não-europeu deve pagar o valor integral do curso antes mesmo de assistir à primeira aula, o que é bem difícil para o perfil do estudante brasileiro.
Mas calma, isso pode mudar com alunos que já estão na Irlanda fazendo curso de inglês e querem entrar em uma universidade.
Agências como a Beeducation trabalham com faculdades que oferecem esquemas de parcelamento aos estudantes, que pagam a faculdade enquanto estudam. Legal, né?
Experiência de quem faz faculdade na Irlanda
Entender como fazer faculdade na Irlanda pode ser mais fácil do que se imagina. Nada melhor do que ouvir a experiência de quem já participou do processo e cursou em uma instituição de ensino do país.
Esse é o caso da Mariana Ribeiro, de São Paulo, que mora na Irlanda desde 2017. Ela se formou em Relações Internacionais no Brasil e decidiu fazer um MBA na Irlanda. Hoje em dia, ela dá suporte a estudantes que também querem fazer graduação ou pós pela Beeducation.
Vamos ver o depoimento dela:
“Comecei o MBA em Gerenciamento de Projetos em setembro de 2018, na cidade de Dublin, Irlanda. O meu objetivo era não perder tempo e dinheiro. Durante a minha pesquisa por instituições, encontrei muitas opções de programas e escolas que exigiam investimento menor, mas identifiquei que essas opções poderiam limitar as minhas oportunidades na Irlanda por falta de reconhecimento e qualidade de ensino. O famoso ‘barato que pode sair caro’. É claro que, muitas vezes, a insegurança de assumir um investimento como esse nos faz repensar, mas a decisão de aceitar o desafio e dedicar ainda mais esforços para conseguir pagar foi o melhor caminho.
As aulas eram 3 vezes por semana. Então, foi possível trabalhar tranquilamente. Durante o período de dissertação, eu consegui o trabalho que desejava. Foi muito fácil conseguir a oportunidade de trabalho — onde, inclusive, estou até hoje —, porque a empresa sabia que eu teria o visto de permissão de trabalho (Stamp 1G) e, com isso, não criaram empecilhos. A principal mudança após a troca do visto foi poder trabalhar mais horas, uma vez que não tinha mais a limitação de trabalho de 20 horas semanais do visto Stamp 2.
Minha experiência foi excelente. Participei de várias atividades extras na faculdade e fiz parte do programa de embaixadores da Education in Ireland. Eu não me arrependo de nenhum momento, pois meu objetivo era ficar aqui, e o Stamp 1G já conta para eu conseguir a cidadania. Foi um investimento extremamente válido e mudou totalmente minha vida aqui. E com o suporte da Beeducation em Dublin, espero poder ajudar os potenciais estudantes a vivenciarem o mesmo. Contem comigo!”
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Como contratar um intercâmbio na Europa
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destaques
Intercâmbio: como fazer, quanto custa e quais são os principais destinos para 2025
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos...
3 dias atrás
-
Planeje seu Intercâmbio
Como planejar o seu intercâmbio na Irlanda para 2025?
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como planejar...
1 semana atrás