Categories: Taxas e Impostos

Como funciona a coleta de lixo em Dublin

Em São Paulo, a coleta de lixo nunca foi grande preocupação. Para o lixo comum, duas vezes por semana o caminhão vinha e recolhia tudo que estivesse em frente à sua casa. Já quanto ao lixo reciclável, a coleta era realizada semanalmente. Pagávamos uma taxa do lixo embutida no IPTU e estava tudo certo. Aqui na Irlanda é bem diferente.

Mas o mais importante a dizer é: sim, por aqui paga-se pelo serviço de coleta de lixo, e vale dizer que tudo depende do Landlord (dono da casa) onde você for morar. Talvez as taxas de lixo estejam inclusas no aluguel, se você mora em um condomínio geralmente partilha-se um latão coletivo, mas enfim, isso muda de lugar para lugar.

Dependendo de onde você mora na Irlanda, a taxa de lixo já está embutida no aluguel. © Igor Zakharevich | Dreamstime.com

A boa notícia é que novas empresas foram incorporadas nos últimos anos e os valores já não são tão pesados. Um bom exemplo para quem não terá como fugir da taxa de lixo é essa empresa.

Lixo comum

Para o lixo comum é necessário colar adesivos de identificação. São dois adesivos: um branco, no qual deve constar seu endereço (colado à direita), e um azul, que deve ser colocado à esquerda. Esses adesivos podem ser comprados em qualquer correio (An Post) ou em lojas credenciadas. Para encontrar as lojas credenciadas, acesse: Dublin Waste.

Continua após a publicidade

Passo a passo:

Material — Bin Tags

Location — Bin Tag Outlet e a região onde você mora

Clique em “Find”

Será apresentada uma lista de lojas próximas à sua casa. Você precisa identificar cada saco de lixo que colocar para o lixeiro pegar. Caso não o faça, o saco de lixo ficará onde você deixou.

Empresa na Irlanda cobra caro para recolher o lixo. © Andrea Varga | Dreamstime.com

Vale ressaltar também que o recolhimento é quinzenal. Então, você e seus flatmates precisam se organizarem com o acúmulo de lixo.

Lixo reciclável

Para o lixo reciclável, não é necessário pagar nada. A única coisa que você precisa é solicitar um saco de lixo especial (abaixo) para detritos recicláveis.

Basta enviar um e-mail à Oxigen em helpline@oxigen.ie. Eles entregam os sacos na sua casa, sem nenhuma cobrança de taxa, ou, se preferir, você pode comprar em supermercados.

Essa prática de separar o lixo, além de trazer economias, é um grande favor ambiental que você faz para o mundo! Mesmo que você não pague pelo recolhimento do lixo, não custa nada separar o reciclável para garantir que o material será reutilizado.

Vidros / garrafas

Para reciclar vidros ou garrafas de vidro, é preciso levá-los a um “bottle bank”. Isso mesmo, não tem ninguém que vá recolhê-lo. Você precisa levar até o depósito mais próximo à sua casa, tudo devidamente limpo e esvaziado. A separação acontece por cores (verde, incolor, marrom e, em alguns bottle bank, também há um espaço específico para vasos de plástico).

O lixo reciclável de vidro tem que deixar em um local específico na Irlanda. © Gemenacom | Dreamstime.com

Para achar o “bottle bank” mais próximo à sua casa, acesse o site Dublin Waste.

Como fazer? Selecione:

Material — Glass

Location — Bring Bank e a região onde você mora

Clique em “find”.

Será apresentada uma lista de lixões próximos à sua casa.

Alimentos

Com o sistema de coleta cada vez mais eficiente, desde 2011 foram introduzidas as lixeiras específicas para alimentos (lixos orgânicos). Assim, além do lixo geral e dos reciclados, as famílias agora também precisam separar restos de alimentos nas lixeiras marrons. A coleta acontece no mesmo dia das demais, mas isso pode variar de empresa para empresa!

Roupas usadas, livros, utensílios domésticos

Desapegue do que não usa mais, faça doações. © Rimma Bondarenko | Dreamstime.com

Depois de uma temporada por aqui e comprando tudo o que se vê pela frente, chegou a hora de empacotar as malas e voltar ao Brasil. Mas o que fazer com o excesso? Doar!! E, aqui, esse lance de doações, os famosos Charity Shops, são uma mão na roda. Tanto para quem está chegando, quanto para quem está indo embora.

Como funciona? Você nem precisa levar as doações aos charities shops. Eles costumam deixar etiquetas de donativos na caixa do correio. Geralmente, com o nome da organização mais a data de recolhimento.

Então, basta você colocar todas as suas doações num saco preto de lixo, colar a etiqueta e deixar do lado de fora no dia indicado, que eles passam e levam!

Se as etiquetas não forem comuns na sua área, junto aos bancos de vidros, você também pode encontrar coletores de roupas usadas, como ilustrado na imagem abaixo.

E sem essa de querer trapacear. Afinal, aqui na Irlanda você pode ser multado por isso.

Saiba mais sobre as multas na Irlanda aqui.

Saiba um pouco mais da empresa Cleanireland.

Para conhecer os valores das taxas de lixo em Dublin, clique aqui.

Agora é com você: faça sua parte, recicle, economize e colabore!

Edu Giansante

Fundador e CEO do edublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024