Viajar para outro país não é um projeto dos mais baratos, isso não é segredo para ninguém. Então, nada melhor do que ter foco e muito planejamento para tornar o sonho de morar no exterior uma realidade. Mas como planejar? Como guardar dinheiro? Como fazer o dinheiro render? São tantas perguntas!
Atualmente, para concretizar um intercâmbio na Irlanda, por exemplo, é necessário um investimento que varia entre 20 a 40 mil reais. Dependendo do curso e do país, esse valor pode ser ainda mais alto. Para desmistificar e encontrar algumas estratégias de como juntar dinheiro para o intercâmbio, convidamos o Ramiro do Clube do Valor para dar algumas dicas:
A primeira coisa a se pensar é colocar 20% a mais do que o planejado para evitar contratempos financeiros. Pois recorrer empréstimos no meio do intercâmbio não dá né! Mas este erro é bastante cometido por intercambistas que na verdade vira uma bola de neve negativa, porque o juro é um absurdo.
Para evitar tudo isso, terá que fazer cálculos de quanto guardar por mês para conseguir este objetivo.
Investir em ações é uma boa, o rendimento pode subir em torno de 10% ao mês ou até mesmo 20% ao ano. E aí eu chego perto do meu objetivo, mas este é um erro comum, porque ações, fundo imobiliário, todos os ativos de renda variáveis, varia e não garante uma renda futura.
E quando o prazo é curto de um, dois ou três anos, as chances são grandes da perda de dinheiro. Pode acreditar!
Um investimento para este objetivo, que é o intercâmbio, tem que ser renda fixa, aquele famoso arroz com feijão. Para poupar você tem que fazer o seguinte saber de onde vem seu dinheiro, quanto você gasta por mês em média em cada tipo de despesa, ou seja, anotar todos os gastos para daí fazer uma análise fria, para saber o que pode cortar de gastos e o que não pode, também o que pode diminuir, até chegar ao ponto da quantia que precisa poupar para conseguir este objetivo.
No final fica a prioridade, ir no bar uma vez por semana? Comer fora uma vez por mês? E assim por diante, ou poupar este dinheiro para morar no exterior? Por isso tem que entender seus valores. Se é uma pessoa que prioriza seus amigos, a vida de luxo, não vai conseguir conquistar este objetivo.
Dinheiro deve ser visto como mecanismo. O bom é poupar mensalmente. Cortar tudo de supérfluo e saber o quanto consegue guardar por mês. É bom saber que a gente sempre encontra alguma gargalo, uma conta que pode reduzir, uma despesa que pode cortar, tirar alguma taxa que vem no seu cartão, daí por diante. Com isso consegue chegar mais próximo do seu objetivo, sem ter que recorrer aos empréstimos do dia a dia, com inúmeras taxas.
É investir na bolsa de valores, sendo que precisa usar o dinheiro em curto período. Pode ter a sorte de subir, como pode ter o azar de cair também.. o certo deste investimento é a longo período, para não perder dinheiro.
É anotar em um papel seu objetivo, o quanto você precisa e revisar isso, fazer uma prestação de contas para si mesmo. Isso super funciona, quando chega no final do objetivo, conseguiu mais do esperado, mas é preciso colocar no papel.
Bate papo do Edu com o Ramiro do Clube de Valores, sobre fazer o seu dinheiro render.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…