Muitas pessoas que estão em busca de um emprego na Irlanda se preocupam essencialmente com o currículo, o perfil no LinkedIn e aplicar para várias vagas disponíveis. Porém, um pilar importante para conseguir o emprego ideal muitas vezes fica de fora: a cover letter (ou carta de apresentação).
Se, no Brasil, esse texto que resume sua vida profissional em alguns parágrafos não é tão avaliado por empresas de RH ou recrutadores, na Europa é quase que uma obrigação (ou um diferencial importante). Criar uma boa cover letter e enviá-la junto ao currículo, como uma forma de fazer um direcionamento direto com a empresa onde você pretende trabalhar, pode ser a chave que faltava para conseguir uma entrevista.
O CEO do E-Dublin, Edu Giansante, que vive há mais de dez anos na ilha, explica como montar a cover letter ideal na hora de procurar um emprego na Irlanda.
“Cover letter put the fesh on the bare bones of the CV” (Cover letter coloca carne na estrutura óssea do seu CV).
A frase de efeito não diz nenhum exagero. Uma boa cover letter pode significar mais que o próprio currículo. “Ela vai contar quem você é como pessoa, além daquele monte de informação e dados que você tem que são um pouco mais funcionais”, explica Edu.
A primeira pergunta a se fazer quando começa a montar uma cover letter é: “por que eu?”. Ou seja, uma forma de “se vender” ao recrutador de forma convincente e que atraia a atenção. “A ideia é que seu CV não caia naquele monte de currículos que está chegando para todo mundo toda hora”, disse. Não fazer uma boa cover letter ao enviar um CV pode ser um erro.
Leia também: Como funciona uma entrevista de emprego na Irlanda?
Para Edu, muitas vezes o CV está ajustado a uma área na qual você quer trabalhar, mas não está adequado para uma vaga em específico. Por exemplo, na área de marketing, existem diversos empregos diferentes, desde compra de mídia até gerente de equipe. “Então, é preciso pensar em como colocar termos corretos para aquele tipo de vaga que você está procurando”, explica Edu.
Ele cita, ainda, a área de tecnologia. “A pessoa quer gerenciar uma equipe de tecnologia, mas não quer necessariamente ser a pessoa que vai ficar lá programando. Essa é a hora de você colocar na sua cover letter a informação que mostra quem você é, por que você, o que você tem de diferencial, por que você tem que ser o cara a ser chamado para uma entrevista.”
Edu salienta a importância em saber sobre os objetivos da empresa para onde o CV e a cover letter serão destinados. “Você vai se candidatar para uma vaga para uma empresa, precisa saber quais são os objetivos dela. Então, você cita os seus objetivos que têm proximidade com os da empresa, para mostrar que pode ajudar”, disse.
Entre os exemplos, está uma pessoa que já trabalhou na área de infraestrutura, de tecnologia. Essa pessoa está pleiteando uma vaga em uma empresa que está investindo em infraestrutura própria. O candidato tem experiência com a área de infraestrutura e pode colocar na cover letter esse diferencial, dizendo como pode colaborar nessa área.
Estudar a empresa como um todo também é um motivo a mais para o recrutador se interessar pelo seu trabalho. “Você indiretamente mostra que já tem conhecimento sobre o que está sendo feito na empresa e que já se inseriu no contexto dela. Fica mais fácil para o recrutador entender que vai ser legal entrevistar esse cara ou essa menina”, disse.
Segundo Edu, não é só o básico de ler no Wikipedia que a empresa tem tantos funcionários, foi fundada em tal ano etc. “Pense em coisas que você avalie como interessantes, como um diferencial.”
Ele exemplifica um candidato que pleiteia uma vaga de uma empresa da Irlanda que está focada no mercado brasileiro. “Você vai falar: eu vim do Brasil, conheço o mercado brasileiro, conheço as áreas que funcionam ou não e eu acho que eu posso contribuir para o estabelecimento dessa empresa no Brasil. Esse é um diferencial incrível, porque poucos europeus têm uma experiência desse tipo.”
Além de se apresentar, mostrar os objetivos principais, demonstrar que conhece a empresa e dar detalhes em como ajudá-la a se desenvolver, o candidato não pode esquecer que uma cover letter também precisa responder algumas perguntas que vão ajudar o recrutador a saber que ele é o ideal para ser contratado.
Lembrando sempre que uma cover letter não pode ultrapassar seis parágrafos (ou cerca de 200 palavras).
O E-Dublin disponibiliza um modelo de cover letter que pode ser usado e adaptado como desejar.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…