Viver em terras canadenses é mesmo o seu maior sonho? Então, você precisa começar a entender como morar no Canadá, ou seja, quais são as melhores possibilidades de permanecer legalmente no país.
Mas antes de começar a responder às dúvidas mais frequentes de quem deseja morar no Canadá, vale ressaltar que viver no país pode ser uma oportunidade única de se conectar com pessoas de diversas nacionalidades e de mergulhar de cabeça em uma cultura completamente diferente, mas muito interessante.
E não dá para deixar de dizer que morar no Canadá significa poder explorar lugares belíssimos, cheios de charme e repletos de natureza. E sim, lá é o tipo de lugar onde você encontra opções para literalmente todos os gostos e estilos.
E é importante você ter em mente que o Canadá é um país bastante receptivo com os estrangeiros, viu? E que faz jus à fama de ser um destino completamente multicultural.
Leia também: Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2022)
Para saber como morar no Canadá legalmente, é preciso entender as opções que o governo canadense fornece para os estrangeiros, entre trabalho e estudo.
São elas:
Entenda melhor como morar no Canadá de acordo com cada uma dessas opções!
Fala sério! Esse é o convite que todo mundo gostaria de receber, né? Ser convidado para trabalhar no Canadá é uma das maneiras de viver no país de forma legal, pois, se uma empresa canadense quiser contratar você e estiver disposta a fornecer todos os documentos para a imigração, vai ganhar o direito de viver por lá com um visto de residência temporária e com a work permit (autorização de trabalho). Só quem sonha em morar no Canadá sabe o quanto vale um convite desses.
O Co-op (Cooperative Education) é um programa estruturado que combina educação em sala de aula com experiência de estágios (remunerados ou não). O Co-op é uma parte prática integrante de alguns cursos de ensino superior no país e é mais uma possibilidade de você conseguir morar no Canadá de forma legal.
Vale lembrar que o Co-op não tem ligação com a pontuação no processo de imigração canadense, viu? Ele apenas é uma maneira de conseguir permanecer em terras canadenses, realizando estudos e adquirindo conhecimentos em estágios.
A experiência de trabalho, que conta os pontos extras no pedido de imigração no sistema Express Entry canadense, é contabilizada do período trabalhado durante o PGWP – Post Graduation Work Permit. Abaixo, você vai entender mais sobre isso!
O Post Grad Work Permit (PGWP) é uma permissão de trabalho concedida para os estudantes que finalizaram algum tipo de curso no ensino superior do Canadá em instituição pública e credenciada no Designated Learning Institutions List (DLI), sendo mais uma chance de morar no Canadá.
O programa permite que um estrangeiro solicite o visto após terminar os estudos e tem duração de, no máximo, 3 anos.
O sistema Express Entry é uma das formas mais populares de conseguir morar no Canadá. Ele nada mais é do que um sistema de pontos usado pelo governo canadense para gerenciar pedidos de residência permanente no Canadá, que leva em consideração alguns aspectos.
Pontos para o Sistema Express Entry:
Para ficar mais claro, esse sistema visa trazer imigrantes qualificados para o país, avaliando suas habilidades e em como poderão contribuir positivamente com o Canadá.
A pontuação para os Express Entry pode chegar a 1.200. Porém, a média de corte pode variar de acordo com os interesses do governo canadense. A possibilidade de passar no Express Entry aumenta se você tiver, pelo menos, um ano de experiência de trabalho no Canadá. Por isso, o PGWP (citado acima) é uma boa opção para somar pontos.
Outra opção para morar no Canadá é fazer um intercâmbio no país, realizando um curso de idiomas. Essa é uma das formas mais procuradas pelos brasileiros que sonham viver essa experiência fora do Brasil e que desejam melhorar o inglês ou francês.
Nesses casos, é preciso solicitar o visto de estudante e é obrigatório mostrar uma carta de aceitação de alguma escola para provar o período de estudo no país. Saiba mais sobre os tipos de vistos para o Canadá.
O Canadá é um país cheio de boas surpresas e, por esse motivo, o processo de adaptação pode ser bem tranquilo. Entre as principais vantagens de morar no Canadá, certamente, destacam-se: o alto nível de segurança e baixa criminalidade, a qualidade de vida, ótimas ofertas de emprego, educação pública de qualidade, ótimos salários e, claro, um sistema de saúde eficiente.
Ou seja, é difícil não se adaptar em um lugar com tantos pontos positivos, né?
Além disso, há excelentes opções de cidades para morar no Canadá.
Veja algumas delas:
Uma cidade com grande influência francesa, que pode ser facilmente observada na arquitetura, nos cafés, nas ruas e, até mesmo, nos idiomas, pois muitos dos nativos falam inglês e francês em Montreal, sabia?
É o destino certo para quem deseja morar no Canadá e viver em uma cidade acolhedora, encantadora e, ao mesmo tempo, que não deixa a desejar quando o assunto é lazer para todos os gostos e idades.
Muita gente não sabe, mas Ottawa é a capital do Canadá e é conhecida por ser uma cidade vibrante, que atrai muitos estudantes e é considerada um dos lugares mais seguros do mundo.
Além de todos os pontos positivos, Ottawa oferece uma excelente qualidade de vida aos seus moradores e é um destino cheio de atrações incríveis. Sem contar que tem uma vida noturna para lá de animada. Ou seja, o tipo de cidade para quem está em busca de agito e muita diversão.
Toronto é considerada uma das melhores cidades para morar no Canadá e tem cerca de 3 milhões de habitantes. É uma cidade grande e com clima de cidade grande. É vibrante, animada, cheia de vida, arte e repleta de belas construções.
E quem escolhe viver em Toronto precisa saber de uma coisa: não faltarão lugares para explorar nesse destino. Afinal, o ano inteiro existem programações acontecendo e a cidade é linda em literalmente todas as estações do ano.
Pensa em um lugar que reúne agito, belos edifícios e muitas belezas naturais. Então, é Vancouver.
Essa cidade canadense também é considerada uma das melhores para se morar no Canadá, e não é à toa. Viver em Vancouver significa qualidade de vida garantida, acesso a um ótimo sistema de saúde, transporte eficiente e, claro, estar próximo de praias e muitas montanhas. Demais, né?
Quebec não poderia ficar de fora dessa lista. Essa é uma opção de cidade para quem quer morar no Canadá, mas não abre mão de viver em um lugar relativamente pequeno e com personalidade.
Ah! Vale dizer que, em Quebec, a maior parte da população fala francês, ou seja, é ideal para quem deseja aperfeiçoar esse idioma. Além disso, a cidade tem um custo de vida bem mais barato que os demais destinos apresentados e uma de suas características marcantes são as construções históricas.
Os prédios históricos são tão conservados que isso tornou a cidade um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.
Viu só como morar no Canadá não é tão difícil? Há diversas formas de conseguir permanecer legalmente no país e, claro, diferentes cidades para viver e explorar.
Agora, entre em contato com as nossas agências parceiras e receba todo o suporte para organizar os detalhes da sua viagem! Por meio do Orçamento Fácil do edublin, você tem acesso aos melhores valores e oportunidades.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…