O aquecimento global é pauta em todo o mundo há muitas décadas. Ele se refere a uma mudança a longo prazo nos padrões climáticos da Terra e na temperatura média. Tais alterações vão afetar — e já estão afetando — gradativamente, a atmosfera, os oceanos, as camadas de gelo, as massas de ar, a vegetação etc.
Mas como a Irlanda sentirá os efeitos do aquecimento global? O instituto de meteorologia irlandês, Met Éireann Forecast, respondeu a essa pergunta, mostrando alguns detalhes do processo do aquecimento global na ilha.
Segundo o órgão, a maior parte do aquecimento nos últimos cem anos se deve ao aumento da quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera como resultado da atividade humana.
Os gases de efeito estufa — dióxido de carbono (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4) e ozônio (O3) — são gases constituintes da atmosfera que absorvem a radiação infravermelha de saída da Terra e a reemitem em todas as direções, inclusive de volta à superfície do planeta.
O resultado é que o globo absorve mais energia (da radiação solar) do que irradia, e esse desequilíbrio aquece a Terra.
Na Irlanda, as projeções indicam um aumento de 1 a 1,6 °C nas temperaturas médias anuais, com os maiores aumentos vistos no leste do país. O aquecimento é elevado para os extremos (ou seja, dias quentes ou frios), com temperaturas diurnas mais altas projetadas para aumentar em 0.7–2.6 °C no verão e temperaturas noturnas mais baixas para subir em 1.1–3 °C no inverno.
Em média, em todo o país, prevê-se que o número de dias em que a temperatura mínima é inferior a 0 °C diminua em 50% para o cenário de emissões médias-baixas e 62% para o cenário de emissões elevadas.
Os invernos mais leves reduzirão, em média, as taxas de mortalidade relacionadas ao frio entre os idosos e frágeis, mas isso pode ser compensado por aumentos devido ao estresse térmico nos verões mais quentes.
Leia também: O guia completo do clima na Irlanda
Globalmente, os níveis do mar têm subido a uma taxa média de aproximadamente 3 mm por ano. O nível do mar deverá aumentar nesse ritmo ou maior.
Todas as principais cidades da Irlanda estão em locais costeiros sujeitos às marés, qualquer aumento significativo no nível do mar terá grandes impactos econômicos, sociais e ambientais.
A elevação do nível do mar na Irlanda resultaria no aumento da erosão costeira, inundações e danos à propriedade e infraestrutura.
Leia também: Estudantes da Irlanda fazem greve pelo clima global
Sobre as chuvas, as simulações mostram reduções que variam de 0% a 13% e de 3% a 20% para os cenários de emissões médias a baixas e altas, respectivamente.
Porém, as frequências mostram aumentos notáveis de aproximadamente 20% durante os meses de inverno e outono. Prevê-se que o número de períodos secos prolongados aumente de forma substancial em meados do século, durante o outono e o verão.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…