Notícias

Como obter o certificado de vacinação no Brasil pelo SUS e Poupatempo

Com as restrições de viagens reduzidas e a possibilidade de viajar para a Irlanda e outros países europeus como turistas, muitos brasileiros estão se perguntando como conseguir obter um certificado de vacinação para apresentar na chegada ao país.

O Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) possuem o serviço online para obter esse certificado, que pode ser emitido em inglês (ou espanhol) e autenticado por um QR code. Outra maneira é utilizar o aplicativo Poupatempo Digital, que permite o acesso à carteira de vacinação para quem se vacinou em São Paulo.

O edublin confirmou com o Consulado da Irlanda no Brasil que ambos os certificados são aceitos na chegada à Irlanda.

Lembrando que apenas pessoas totalmente vacinadas (imunizadas) podem emitir o certificado. Também é preciso ressaltar que a Irlanda e outros países da UE (União Europeia) e EEE (Espaço Econômico Europeu) apenas aceitam pessoas imunizadas com vacinas já aprovadas no continente.

Continua após a publicidade

A gente explicou mais sobre viajar para a Irlanda e UE nesse momento.

Agora, vamos explicar o que é e como obter esse certificado de vacinação no Brasil.

O que é o certificado de vacinação no Brasil?

Portal do SUS oferece opção de emissão do certificado de vacinação no Brasil. Imagem: Reprodução

Segundo o Ministério da Saúde, o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 (CNVC) é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a Covid-19. Ele é disponibilizado por meio do Conecte SUS Cidadão, onde é possível visualizar, salvar e imprimir o certificado.

Após a conclusão do ciclo vacinal, o registro da vacinação será inserido em sistemas específicos, dependendo do Estado e município brasileiro, e integrado ao Conecte SUS.

“A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço Vacina do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão”, explica o ministério.

Como obter o certificado de vacinação no Brasil pelo SUS

Certificado pode ser emitido no site ou aplicativo Conecte SUS. Imagem: Reprodução

A seguir, vamos explicar o passo a passo sobre como obter o certificado de vacinação no Brasil a partir de informações do Ministério da Saúde. Acesse o site para mais informações:

  1. Cadastre-se no Conecte SUS: no site do Conecte SUS você precisa fazer um cadastro, validar os dados e criar uma senha de acesso.
  2. Realizar o registro ao tomar a vacina: ao tomar a dose integral da vacina (dependendo do imunizante – duas doses ou dose única) em um Centro de Imunização ou em uma Unidade Básica de Saúde, será realizado o registro, pelo profissional responsável, em sistema de informação ou em papel. No último caso, há um processo de digitação, organizado pela Vigilância Epidemiológica local, que em alguns casos podem ou não ser realizado pelo vacinador.
  3. Acompanhar o registro: você pode acompanhar o registro da vacina no sistema de informação com a equipe do estabelecimento de saúde ou Secretarias estaduais ou municipais de saúde. Certificar se os registros foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde. Através do aplicativo ou da versão web do Conecte SUS Cidadão.
  4. Emitir Certificado: no Conecte SUS Cidadão, busque o ícone Vacina >> aperte o ícone Vacina >> ver Doses Administradas, abrir o Detalhamento das Doses Administradas e clicar no botão Emissão do Certificado. Só é possível emitir o certificado em inglês ou espanhol quem está imunizado, ou seja, tomou duas doses de vacinas como Pfizer e AstraZeneca ou uma dose da vacina Janssen. Para quem tomou a primeira dose, só é possível emitir o certificado em português.

Qualquer dúvida, é possível pedir ajuda por meio do Fale com o Conecte SUS no aplicativo.

Como obter certificado de vacinação pelo Poupatempo?

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, no gerenciamento integrado da pandemia, e a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo -, oferece três funcionalidades da campanha de imunização contra a Covid-19 no aplicativo Poupatempo Digital.

Entre elas, está a carteira de vacinação. A carteira de vacinação digital pode ser acessada pelo celular e conta com as mesmas informações do comprovante entregue no formato impresso à população imunizada.

O aplicativo do Poupatempo também possibilita ao usuário realizar o pré-cadastro e ter acesso à validação do certificado de vacinação.

Mais informações no site do Poupatempo.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Ano Novo em Dublin: programação de Réveillon terá festival de música e queima de fogos

A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…

30 de dezembro de 2024

Universidade na Irlanda oferece programa de bolsas de estudo para estrangeiros em 2025

As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…

30 de dezembro de 2024

Liquidação de Natal na Irlanda: 26 de dezembro é dia de descontos nas lojas

O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…

26 de dezembro de 2024

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024