6 dicas de como criar estratégias para trabalhar e trilhar sua carreira profissional na Irlanda.
Não há sucesso na vida sem esforço, trabalho e dedicação, ainda mais se você é um estrangeiro buscando um lugar ao sol no mercado profissional – entenda-se uma vaga formal. Para completar, depois do intercâmbio, apesar de ter certeza que está tudo certo com seu inglês, por que a carreira profissional ainda não deslanchou? Calma! Leva tempo quando o assunto é trabalho!
Enquanto você busca motivos, é hora de focar na solução e traçar uma estratégia. Os primeiros passos são velhos conhecidos, tais como o inglês afiado, currículo adequado, networking e as questões com o visto – seja cidadania europeia, work permit, Stamp 2 ou 4 – e ainda a inclusão no Critical Skills, a lista de carreiras elegíveis para o visto de trabalho irlandês.
Observar as oportunidades do mercado e as áreas de demanda pode ser um facilitador na busca pelo emprego, pois são indicadores fundamentais no planejamento, levando o candidato ao preparo, seja para a entrevista, cursos complementares ou certificações para a vaga em questão, aumentando as possibilidades de sucesso.
Para a coach de carreira e estrategista de LinkedIn, Tana Storani, que atualmente trabalha na Irlanda com planejamento de carreira para expatriados por toda a Europa, a questão entre tempo e sucesso pode depender do idioma, que interfere diretamente no processo seletivo, do visto e expertise, que podem facilitar e fazer com que esse candidato vá para o exterior empregado. “No entanto, em média, isso pode levar até dois anos para acontecer, pois no primeiro ano o profissional sempre foca no inglês e no segundo na quebra do subemprego”, revela Tana.
Tana também é uma das brasileiras de sucesso no exterior. Depois de um tempo fazendo intercâmbio na Irlanda, ela passou por áreas diferentes da sua, especializou-se fortemente, foi recrutadora do LinkedIn e agora é uma empreendedora e atua como uma das estrategistas de carreira internacional mais procurada pelos brasileiros para a tão sonhada vaga no exterior.
Ela revela que não há a fórmula perfeita para o sucesso. Será sempre uma equação que envolve trabalho, muita dedicação e persistência. Tirando a questão do visto, também há possibilidades em outros países. “Algumas nações estão cada vez mais multiculturais e todos que trabalham em multinacionais falam inglês”, diz a expert, que reforça: “Cuide para a comunicação com o RH, invista nos estudos e especialize-se”.
1. Não seja imediatista. Crie uma “linha do tempo” para sua carreira de 6 meses, 1 ano, 1 ano e meio e 2 anos, e coloque na parede: focar no objetivo de 2 anos e ir quebrando pequenos passos;
2. Use o LinkedIn com sabedoria: preencha corretamente seu perfil, preferencialmente em português e inglês, e interaja com profissionais da área para descobrir certificações, países e dicas;
3. Invista em educação. Privilegie investir em cursos que influenciem no currículo, vá a workshops e conferências – isso também rende networking de qualidade;
4. Cuidado com as redes sociais: elas podem jogar contra você;
5. Tire 20% do seu dia para seu objetivo: considerando 8 horas de trabalho, seria em torno 1 hora e 35 minutos com foco no seu propósito – seja com informações, estudo ou preparo;
6. Acredite em você e tenha o mindset correto.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…