Aos que não sabem, a Irlanda também reserva espaço aos adeptos do Budismo. Existem vários deles, em diferentes partes do país, mas hoje quero apresentar um pouco da minha experiência com o Tara Kadampa Buddhist Centre, localizado em Dublin 6, a apenas alguns minutos do centro de Dublin.
Fundada pelo guia espiritual Geshe Kelsang Gyatso, o centro pertence à escola budista Mahayana. Os Kadampas, seguidores dos ensinamentos de Buda nesta linha, protegem a si e aos outros do sofrimento e problemas. Segundo eles, todos os problemas que temos em nossa vida diária são causados pela ignorância e confusão, e o método para eliminá-los é a prática do Dharma.
Descobri o Budhismo Kadampa em 2013, em uma época da minha vida onde estava buscando muitas respostas. Naquele tempo, eu estava morando na Itália, mais especificamente em Roma. À convite de uma amiga que frequentava o templo, fui participar de uma aula e simplesmente me apaixonei pelos ensinamentos.
Comecei a frequentar as aulas sobre Budismo uma vez por semana. Eram duas horas que se dividiam entre meditação, ensinamentos do Dharma e um momento de partilha em pequenos grupos para debate das questões exploradas. Para finalizar, mais um período de meditação guiada pelo monge budista e uma pequena confraternização com chá e biscoitos para celebrar o encontro.
Confesso que frequentar o centro na Itália me ajudou imensamente como pessoa, além de me ajudar a expandir o vocabulário italiano e agregar alguns amigos. Quando vim para Dublin, durante meus primeiros três meses de Irlanda morei no templo Budista daqui.
Alguns centros oferecem acomodação para quem se hospeda no espaço, geralmente em troca da prática e do trabalho voluntário. Mas, no meu caso – e especificamente neste centro – eles, na verdade, alugam quartos, já que o local é realmente muito amplo. Sabendo disso, entrei em contato com a organização e averiguei a possibilidade de alugar uma das vagas disponíveis. Mas vale lembrar que, uma vez no espaço, mesmo alugando uma das acomodações, é necessário seguir as regras do centro, o que inclui não comer carne e não fazer barulho. Fazer uso de álcool, cigarro e ter relações sexuais também não são práticas permitidas.
Na Irlanda, o Kadampa segue a mesma estrutura dos demais centros espalhados pelo mundo, com meditação, aulas, agenda de workshops, retiros e eventos. Eu super recomendo fazer algumas aulas para entender melhor sobre o Budismo e se conectar com você mesmo. Assim como aconteceu na Itália, a prática por aqui tem me ajudado a adquirir novos conhecimentos e experiências, fazer novos amigos e também aprimorar o inglês.
Todo verão, o centro organiza um festival na Inglaterra que atrai pessoas do mundo inteiro. É uma boa oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a linha budista Kadampa. Abaixo, deixo uma pequena demonstração de como é a energia e a boa vibe do festival.
Para saber mais detalhes sobre a programação do centro de Dublin, basta acessar o Meditate In Ireland.
Sobre a Autora:
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…