Depois de 8 meses de intercâmbio na Irlanda você sabia que é possível renovar o seu visto e estudar por mais 2 anos?
A renovação do visto de estudante é uma das principais dúvidas dos E-Dubliners que pretendem estender a sua temporada na Irlanda. O processo é bem similar ao de quando desembarcamos na Irlanda. No entanto, a principal diferença se deve ao fato de que não é necessário comprovar novamente os três mil euros na conta corrente.
O primeiro passo para a renovação do visto de estudante é se matricular em uma instituição de ensino irlandesa. De acordo com as reformas no setor, recentemente anunciadas pelo governo irlandês, a partir do dia 1º de outubro de 2015 apenas escolas de inglês presentes na ILEP, sigla para Interim List of Elegible Programmes, poderão emitir a carta de visto aos estudantes estrangeiros.
Se no seu caso a renovação deve ser realizada antes da emissão dessa lista, certifique-se de que a escola escolhida possua o Acels e forneça, em contrato, proteção aos alunos no caso de encerramento das atividades. Isso é um fator muito importante, já que a ministra da Educação irlandesa, Jan O’Sullivan, anunciou a poucos dias que mais escolas devem fechar num futuro próximo.
Para quem pretende se matricular em um curso de educação superior, a lista das instituições autorizadas a emitirem o visto a estudantes já foi publicada e pode ser consultada aqui.
Leia também: Quanto custa um intercâmbio na Irlanda de 1 mês, 1 ano e 2 anos?
De acordo com o INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service), para a renovação do visto de estudante também é necessário comprovar o mínimo de 85% de presença no curso anterior. Essa comprovação é realizada por meio de uma carta emitida pela escola onde você estudou.
Também é necessário um comprovante de matrícula da nova escola, informando que as taxas foram pagas em sua totalidade, assim como o seguro saúde, com cobertura mínima de 30 mil euros.
Com toda a documentação e passaporte em mãos, basta ir até a imigração para tirar o seu novo cartão Irish Residence Permit- IRP e pagar a taxa de 300 euros.
Desde o dia 30 de setembro de 2015, o visto de estudante para alunos de cursos de inglês passou a ter a duração de 8 meses. Mesmo que seu visto antigo seja de um ano, quando você for renová-lo, vale a nova regra – 8 meses!
Os estudantes que tiverem menos de 85% de presença nas aulas do seu curso anterior ganharão apenas 3 meses de extensão do visto. Isso é feito para que o aluno consiga provar que está frequentando as aulas do novo curso. Após esse período é possível estender o visto para o restante do ano acadêmico, porém também é necessário pagar novamente a taxa de 300 euros para a retirada do novo IRP.
Leia também: Entenda a exigência da frequência escolar mínima de 85%.
Estudantes matriculados em cursos de inglês podem renovar o visto mais duas vezes depois de seu visto inicial, num total de 3 ciclos do visto. Já no caso de alunos que resolverem aproveitar a temporada na Irlanda para investir em um curso de graduação ou pós, o limite máximo de permanência no país não pode ser superior a sete anos.
Leia também: Entenda a exigência da frequência escolar mínima de 85%.
Não necessariamente. Entretanto, com a reforma no sistema educacional para estudantes não europeus, cursos técnicos não dão mais direito ao visto de estudante.
A partir de agora, apenas cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado presentes na ILEP dão direito a visto a estudantes estrangeiros que não queiram mais continuar estudante inglês.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…