Assunto que sempre gera muitas dúvidas, hoje vamos explicar melhor como funciona o “selo” de qualidade das escolas de inglês da Irlanda!
Aqui, o governo criou o National Qualifications Authority of Ireland – NQAI (Autoridade Nacional de Qualificações da Irlanda) em fevereiro de 2011, tal qual eles haviam estabelecido na lei de Educação e Formação de 1999.
Por meio de vistorias realizadas pelo Advisory Council for English Language Schools – ACELS, essa organização vem tentando garantir que as escolas de inglês ofereçam um ensino de qualidade, em um ambiente apropriado aos alunos que vêm de outros países.
De alguma forma podemos comparar com o trabalho que o Ministério da Educação (MEC) realiza no Brasil. A qualificação não é obrigatória para o funcionamento em si das instituições, porém apenas escolas com o ACELS podem emitir o visto de estudante para não-europeus. Então fique atento!
Para conseguir o selo ACELS do National Qualifications Authority of Ireland as escolas precisam solicitar a vistoria. Ou seja, só possuem essa qualificação as instituições que correm atrás de preencherem os pré-requisitos.
Durante a vistoria, a ACELS analisa diversos pontos como a estrutura física da escola, o trabalho administrativo, o setor acadêmico, os professores, os cursos oferecidos, as atividades extras realizadas e até a qualidade das acomodações oferecidas aos alunos, no caso de residências estudantis e host families.
De acordo com o regulamento disponível no site da ACELS, as salas de aula não devem exceder o número máximo de 15 alunos, as escolas devem ter uma área comum, de lazer, onde os alunos possam se encontrar e relaxar, e também precisam disponibilizar material didático extra que complemente a aprendizagem da língua.
Depois de conseguirem a qualificação, a cada ano as instituições precisam renovar a documentação para manterem o selo de qualidade. A ACELS também oferece atividades de desenvolvimento profissional para os professores de língua inglesa.
E além de tudo isso, de que forma uma escola “reconhecida” vai fazer a diferença no seu intercâmbio? Segundo o Irish Council for International Students (Conselho Irlandês para Estudantes Internacionais), somente as escolas aprovadas pelo selo serão aceitas pela imigração para que você tire seu visto de estudante. Por isso, antes de fechar qualquer acordo, consulte, além da sua agência de intercâmbio, a lista de escolas creditadas com o ACELS!
Clique aqui para consultar se uma escola irlandesa possui o ACELS!
Vai fazer intercâmbio em 2015? Confira as principais dúvidas dos intercambistas sobre as novas regras de intercâmbio!
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…