Eu já havia feito referência ao website do Industrial Development Agency (IDA) em um dos meus primeiros textos. Hoje, aproveitarei uma reportagem recente divulgada por eles com dicas interessantes para os estrangeiros que estão procurando emprego aqui na Irlanda.
A IDA, para quem não conhece, é o órgão do governo irlandês responsável por atrair e desenvolver novos investimentos para o país. Para cumprir esta tarefa são necessários grandes investimentos em marketing, de modo não só a valorizar, mas também divulgar, o que a Irlanda tem a oferecer. A agência também atua como um facilitador para os jobseekers, pois os deixa atualizados sobre as novidades e necessidades do mercado de trabalho.
O texto original, que motivou esse artigo, tem como título: “Como ser contratado por uma multinacional”. Nessa publicação, Siobhán Brett descreve algumas das multinacionais que estão investindo na Irlanda e explica como é o processo de recrutamento dos candidatos, além de também comentar sobre o tipo de profissional que eles mais procuram, dando especial atenção, sobretudo, a detalhes como personalidade e experiência.
Na matéria ainda são citadas empresas que estão aumentando a sua força de trabalho no país, como Google, Paypal, Qualtrics, Twitter, Indeed, Amazon, TripAdvisor, Oracle, Apple, Airbnb, Hubspot e Facebook.
Segundo Mac Giolla Pháidraig, da Sigmar Recruitment, no recrutamento de multinacionais, além da experiência é também necessário cumprir com três requisitos: possuir as competências valorizadas para o cargo pretendido, apresentar a motivação que a empresa deseja observar no candidato e, claro, ter uma personalidade que se enquadre no ambiente empresarial em que o candidato pretende se inserir. Ou seja, antes de qualquer entrevista, vale a pena pesquisar sobre a empresa e descobrir quais são os pré-requisitos que eles procuram.
A reportagem também menciona dois websites relevantes para os jobseekers ficarem de olho nas empresas que estão chegando na Irlanda, conhecidas como Start-up companies. São eles: dublinstartupjobs.com e dubstarts.com.
As start-ups geralmente fazem um recrutamento agressivo, no qual empregam candidatos para todas as áreas de uma só vez. Isso é comum pelo fato de a empresa ainda estar em fase de desenvolvimento. Para o contratado isso acaba sendo positivo, uma vez que há mais chances de crescimento profissional.
Para boa parte das empresas citadas na reportagem, as vagas em alta no momento são: Tech Supports, Sales Business Developers, Developers, Designers, Web e App Developers (especialmente Java, Ruby on Rails, PHP) e IOS, Android App e Swift Developers.
Minha dica de hoje é: atualize seu currículo e mande para todos os links que estão na página da IDA, além, claro, de adicioná-la em seus favoritos, pois se tem alguém que sabe quem está chegando para investir na Irlanda, certamente são eles.
Best of luck!
Contatos: tanamarinass@gmail.com ou ie.linkedin.com/in/tanasstorani
Ficou com vontade de fazer intercâmbio e trabalhar no exterior? Comece por aqui!
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Setembro/2014.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…