Depois de contar sobre tradição europeia das rádios natalinas, resolvemos selecionar alguns dos nossos destinos de intercâmbio para te dar dicas sobre como celebrar o Natal em solo estrangeiro!
O Natal aqui não é muito diferente do nosso. Tem ceia, peru, jingle bells e todo aquele espírito natalino. Uma curiosidade aqui, e em boa parte da Europa, são as feiras de natal, chamadas de Christmas Market. Elas viram uma febre e durante todo o mês de dezembro o povo corre para se deliciar com a culinária natalina, com as performances, com as músicas e com muitas atividades para a garotada. Além das tradicionais barraquinhas cheias de coisa colorida para comprar!
Se você é um daqueles que não dispensa festejos tradicionais, além de adorar sua temporada de intercâmbio na Inglaterra, você amará o Natal por lá. Afinal, são mais de 1000 anos de tradição! Com toda pompa e circunstância e com direito a coral natalino de norte a sul na capital inglesa.
E já que estamos falando em tradição, outra curiosidade sobre a Terra da Rainha é a Árvore de Natal que fica na Trafalgar Square. Em 1947 criou-se a tradição entre a Noruega e o Reino Unido. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Oslo oferece a árvore a Londres em agradecimento ao auxílio prestado pelo Reino naquele período. Elegante, não?
O clima na Ilha de Malta é bem mais família mesmo, com jeitinho de cidade pequena. Reza a lenda que lá toda criança nascida na véspera de Natal deveria ficar acordada durante toda a noite. Caso contrário, seria transformada em Gaw Gaw.
Tirando a lenda, pode-se dizer que o clima natalino se espalha pelas principais ruas, principalmente da capital Valleta.
Se você está programando seu intercâmbio para o Canadá, uma coisa é certa: será um dos natais mais completos possíveis! Afinal, a tão desejada neve faz questão de marcar presença por lá!
Tradição?
Tirando a decoração, a árvore e as melodias natalinas, falar em tradição no Canadá é bastante complicado devido ao número de imigrantes espalhados pelo país, o que acaba criando uma miscelânea de culturas, hábitos e diferentes celebrações! E não estranhe se a ceia de Natal for repleta de frutos do mar, afinal, cultura é cultura.
Se você quer curtir um Natal atípico, a Austrália pode ser um bom destino.
Como o calor não favorece muito o clima natalino, os australianos celebram o Natal no bom estilo australiano de ser: na praia. E o mais curioso é que alguns deles repetem a celebração em julho, quando o clima é bem mais ameno. Mas neste caso, chamam a comemoração de “Yuletide”.
Assim como na Austrália, o clima na Nova Zelândia em dezembro é de calor puro e, apesar de eles decorarem árvores, ruas e seguirem todos esses costumes que já conhecemos, a maioria das famílias recorre ao churrasco em vez da tradicional ceia natalina.
Outra curiosidade é que, além de entregar os presentes de natal na madrugada do dia 24 para 25, o Papai Noel neozelandês ainda dá uma passadinha durante o dia pelas ruas de algumas cidades do interior lançando doces para as crianças.
Se você for um daqueles que adoram se envolver nos costumes locais, poderá se unir a outros Papais Noéis que fazem um desfile a caráter pelas ruas!
Na terra dos diamantes, as temperaturas podem chegar a 30°C nessa época do ano, o que faz o clima natalino ficar bem longe, mas nem por isso os africanos deixam a data passar em branco.
A árvore, os presentes, o espírito natalino são todos incorporados, mas a maior diferença fica por conta do almoço no dia do Natal, que acontece do lado de fora da casa, nos jardins ou no quintal.
Quem já teve oportunidade de passar o Natal nos EUA diz que é uma experiência mágica, coisa que não é difícil de se imaginar, não é?
Tudo que envolve o Natal por lá é surpreendentemente grandioso; desde a decoração das lojas até a programação das semanas antes da Noite de Natal. Para mostrar o espírito de confraternização, os vizinhos trabalham em grupo, tanto na decoração das ruas quanto nos muitos corais natalinos. Peru e bolo de frutas recheado também fazem parte da ceia.
Feliz Natal! ¦ Merry Christmas!
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Novembro/2014.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…