Depois de contar sobre tradição europeia das rádios natalinas, resolvemos selecionar alguns dos nossos destinos de intercâmbio para te dar dicas sobre como celebrar o Natal em solo estrangeiro!
O Natal aqui não é muito diferente do nosso. Tem ceia, peru, jingle bells e todo aquele espírito natalino. Uma curiosidade aqui, e em boa parte da Europa, são as feiras de natal, chamadas de Christmas Market. Elas viram uma febre e durante todo o mês de dezembro o povo corre para se deliciar com a culinária natalina, com as performances, com as músicas e com muitas atividades para a garotada. Além das tradicionais barraquinhas cheias de coisa colorida para comprar!
Se você é um daqueles que não dispensa festejos tradicionais, além de adorar sua temporada de intercâmbio na Inglaterra, você amará o Natal por lá. Afinal, são mais de 1000 anos de tradição! Com toda pompa e circunstância e com direito a coral natalino de norte a sul na capital inglesa.
E já que estamos falando em tradição, outra curiosidade sobre a Terra da Rainha é a Árvore de Natal que fica na Trafalgar Square. Em 1947 criou-se a tradição entre a Noruega e o Reino Unido. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Oslo oferece a árvore a Londres em agradecimento ao auxílio prestado pelo Reino naquele período. Elegante, não?
O clima na Ilha de Malta é bem mais família mesmo, com jeitinho de cidade pequena. Reza a lenda que lá toda criança nascida na véspera de Natal deveria ficar acordada durante toda a noite. Caso contrário, seria transformada em Gaw Gaw.
Tirando a lenda, pode-se dizer que o clima natalino se espalha pelas principais ruas, principalmente da capital Valleta.
Se você está programando seu intercâmbio para o Canadá, uma coisa é certa: será um dos natais mais completos possíveis! Afinal, a tão desejada neve faz questão de marcar presença por lá!
Tradição?
Tirando a decoração, a árvore e as melodias natalinas, falar em tradição no Canadá é bastante complicado devido ao número de imigrantes espalhados pelo país, o que acaba criando uma miscelânea de culturas, hábitos e diferentes celebrações! E não estranhe se a ceia de Natal for repleta de frutos do mar, afinal, cultura é cultura.
Se você quer curtir um Natal atípico, a Austrália pode ser um bom destino.
Como o calor não favorece muito o clima natalino, os australianos celebram o Natal no bom estilo australiano de ser: na praia. E o mais curioso é que alguns deles repetem a celebração em julho, quando o clima é bem mais ameno. Mas neste caso, chamam a comemoração de “Yuletide”.
Assim como na Austrália, o clima na Nova Zelândia em dezembro é de calor puro e, apesar de eles decorarem árvores, ruas e seguirem todos esses costumes que já conhecemos, a maioria das famílias recorre ao churrasco em vez da tradicional ceia natalina.
Outra curiosidade é que, além de entregar os presentes de natal na madrugada do dia 24 para 25, o Papai Noel neozelandês ainda dá uma passadinha durante o dia pelas ruas de algumas cidades do interior lançando doces para as crianças.
Se você for um daqueles que adoram se envolver nos costumes locais, poderá se unir a outros Papais Noéis que fazem um desfile a caráter pelas ruas!
Na terra dos diamantes, as temperaturas podem chegar a 30°C nessa época do ano, o que faz o clima natalino ficar bem longe, mas nem por isso os africanos deixam a data passar em branco.
A árvore, os presentes, o espírito natalino são todos incorporados, mas a maior diferença fica por conta do almoço no dia do Natal, que acontece do lado de fora da casa, nos jardins ou no quintal.
Quem já teve oportunidade de passar o Natal nos EUA diz que é uma experiência mágica, coisa que não é difícil de se imaginar, não é?
Tudo que envolve o Natal por lá é surpreendentemente grandioso; desde a decoração das lojas até a programação das semanas antes da Noite de Natal. Para mostrar o espírito de confraternização, os vizinhos trabalham em grupo, tanto na decoração das ruas quanto nos muitos corais natalinos. Peru e bolo de frutas recheado também fazem parte da ceia.
Feliz Natal! ¦ Merry Christmas!
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Novembro/2014.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…