Antes de se preparar para fazer aquele que será o seu cartão de identificação como estudante na Irlanda, vale um lembrete! Desde dezembro de 2017, o antigo GNIB mudou de nome e de cara. O antigo cartão do visto agora se chama Irish Residence Permit (IRP), e de acordo com o INIS, setor de imigração irlandês, o objetivo da mudança é alinhar o registro e identificação dos imigrantes da Irlanda de acordo com os padrões já utilizados por outros países da União Europeia.
Se você escolheu Galway como destino, hoje vamos contar como solicitar o seu Irish Residence Permite por lá. Para quem ainda não sabe, ao chegar na Irlanda, todo estudante que optar pelo visto Stamp 2 (referente aos cursos de 25 semanas) terá 30 dias para solicitar o visto de estudante, que lhe permitirá permanecer na ilha por 8 meses iniciais, com a possibilidade de renovação.
Para estudantes que ficarão por pelo menos 8 meses (período base do visto Stamp 2), são necessários os seguintes documentos:
– Passaporte com validade de pelo menos 6 meses após a data de retorno;
– Documento de matrícula da escola (Acceptance Letter);
– Comprovante de acomodação (Extrato bancário);
– Comprovante de pagamento do Seguro Governamental;
– Passagem de volta ao Brasil;
– 3000 euros para comprovação financeira.
Com a pastinha toda organizada seguimos para o prédio da Garda, que abre todos os dias às 7h30 da manhã. Porém, convém chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência. Como citamos no início do texto, não é necessário marcação prévia ou agendamento, porém, além de brasileiros, outras nacionalidades também passam pelo mesmo processo e pode acontecer de você ir em um dia cheio, por isso recomendamos chegar sempre um pouco mais cedo, por cautela.
Você será chamado pelo atendente que, de trás da cabine, lhe fará aquelas tão temidas perguntas sobre o motivo da sua solicitação e se você porta todos os seus documentos. Mas não há razão para pânico se tudo estiver em ordem.
Após analisados todos os papéis, quando somos aprovados, é hora de passar o cartão do banco para pagar os 300 euros, valor do se IRP, com as informações do seu visto. É importante lembrar que o pagamento na Imigração só é aceito no cartão de débito.
Depois disso, é hora de sorrir para a foto, passar pelas impressões digitais e sair para comemorar. Dentro de um prazo de mais ou menos dez dias, o seu cartão estará pronto para você ir buscá-lo. O atendente lhe dirá a data exata.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…