Como tirar proveito das feiras de intercâmbios?

Como tirar proveito das feiras de intercâmbios?

Ávany França

6 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Ao longo do ano, as grandes capitais brasileiras costumam receber as feiras de intercâmbio. São verdadeiras maratonas repletas de contatos, informações e oportunidades incríveis em todas elas. Porém, como tirar real proveito desses eventos?

O E-Dublin, por exemplo, nos últimos anos passou a ter a sua própria edição, tanto no Brasil, com o E-Dublin XP, quanto na Irlanda, com o E-Dublin Pro.

38134380_10155925187354615_6742006624925253632_n

Primeira edição do E-Dublin Pro, em Dublin, teve casa cheia no Sugar Club. Crédito: Emille Rosa

Quando decidimos morar fora do país, iniciamos quase que imediatamente uma grande pesquisa com tudo sobre o local e as instituições que pensamos serem as melhores, certo? Agora, como distinguir o caminho mais adequado no meio desse turbilhão de informações? Aí que está o problema…

A boa notícia é que, além dos dados disponíveis nos sites, fóruns e redes sociais, as feiras — que têm como objetivo estreitar a relação entre as instituições de ensino, agências e o intercambista — possibilitam um acesso a pacotes mais baratos.

A má notícia é que de nada adianta visitar tais feiras, conversar com inúmeros representantes das instituições e agências e assistir a todos os seminários da programação se não houver um mínimo direcionamento do que procuramos.

Adapte o sonho e filtre as informações

Defina bem os objetivos e filtre as informações. Crédito: Ifeelstock | Dreamstime.com

Defina bem os objetivos e filtre as informações. Crédito: Ifeelstock | Dreamstime

Essas palavras serão os diferenciais na hora de decidir qual a melhor forma de sair do país. Não adianta querer morar em Nova Iorque, se nem vendendo o carro será possível se manter por três meses na cidade da Statue of Liberty. É preciso entender qual é o real motivo de querer sair do seu país e buscar essa experiência.

E o mais importante: é preciso ACEITAR a própria realidade financeira e fazer o sonho se adaptar às condições. Se conseguirmos definir isso antes de visitarmos as feiras com todos aqueles representantes explicando a razão pela qual a sua instituição é melhor que as demais, pode ter certeza que já aproveitaremos (e muito!) os dados que chegarem até nós.

É hora de pesquisar sobre o intercâmbio, invista nas feiras. Crédito: Wavebreakmedia Ltd | Dreamstime.com

É hora de pesquisar sobre o intercâmbio: invista nas feiras. Crédito: Wavebreakmedia Ltd | Dreamstime.com

É importante frisar que decidir sair do país não é o mesmo que decidir qual será o próximo destino nas férias do ano que vem. É necessário dedicação e empenho para que as decisões sejam tomadas de forma a facilitar a vida ao máximo.

Afinal, daqui, pode parecer fácil estudar a 35 minutos de casa ou dividir um banheiro com mais 9 pessoas, mas viver tudo isso em um país diferente, com uma língua diferente, longe da sua família e amigos… aí a situação pode tomar uma proporção maior e se tornar insuportável.

Querem saber mais sobre as feiras que acontecem durante todo o ano no Brasil? Fiquem de olho nos sites do Salão do Estudante, do EduExpos, E-Dublin XP, entre outras feiras pelo país.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email