Pretende fazer uma viagem internacional e quer levar o seu felino com você nessa aventura? Aqui, você vai descobrir como viajar com gato para o exterior, quais são os principais documentos necessários e vários cuidados essenciais que precisa ter para embarcar com seu bichano em segurança.
Antes de conferir as informações, vale lembrar que o planejamento exige uma série de etapas, desde acompanhar e garantir uma boa condição de saúde do seu gato até encontrar companhias aéreas que atendam todas as suas necessidades.
Agora, confira os principais passos para viajar com gato para o exterior!
Leia também: Viajar para o exterior: planejamento, dicas, regras e para onde ir
Sim, existe uma parte burocrática para que o seu felino possa pisar em um território internacional. Por isso, é fundamental organizar toda a documentação com bastante cautela, pois é uma das etapas mais importantes, especialmente para quem deseja viajar com o animal na cabine do avião. Confira o que é exigido em diferentes lugares.
Para viajar com seu gato para os países do Mercosul, é imprescindível emitir o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). O CZI é o documento que tem o intuito de garantir o cumprimento das condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional de animais até o país de destino.
No Brasil, você pode adquirir esse certificado no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), emitido por um profissional formado em Medicina Veterinária.
O CZI deve ser obtido na unidade do MAPA instalada:
Além disso, é exigido que a vacinação antirrábica tenha sido realizada e esteja dentro do período de validade. Outras ações necessárias:
*A regra muda de país para país. Por isso, é sempre recomendado verificar o site do governo do país de destino para ter certeza de todos os documentos exigidos.
Para viajar com seu gato para os Estados Unidos é necessário:
*A regra muda de país para país. Por isso, é sempre recomendado verificar o site do governo do país de destino para ter certeza de todos os documentos exigidos.
Para embarcar com seu felino para a Europa, será preciso executar algumas etapas a mais. Confira uma lista dos principais passos que você precisará seguir:
*A regra muda de país para país. Por isso, é sempre recomendado verificar o site do governo do país de destino para ter certeza de todos os documentos exigidos.
Como é possível perceber, não é tão simples viajar com gato para o exterior. Existe uma parte burocrática que requer bastante tempo e dedicação. No entanto, se toda a documentação estiver correta, você não terá problemas e certamente conseguirá viver essa aventura com o seu felino.
Mas vale reforçar: é sempre fundamental verificar todas as exigências no site do governo do seu destino final, pois as regras e as exigências de vacinas, exames e vermífugos estão sempre sendo atualizadas.
Seja na cabine, seja no porão, viajar com gato para o exterior requer alguns cuidados. E o principal deles é garantir o conforto do seu felino na caixa de transporte, conhecida por kennel, e que pode ser rígida ou maleável (de acordo com as exigências de cada companhia aérea).
No entanto, a caixa de transporte não é um espaço ao qual eles estão acostumados a ficar. Por isso, é recomendado fazer a adaptação do seu bichinho bem antes da viagem acontecer. Esse período de adaptação em casa vai garantir que ele se sinta confortável e seguro durante o embarque.
Regra básica de todas as companhias aéreas: que o seu gato esteja sem odores fortes e desagradáveis. Afinal, às vezes a viagem é longa e o mau cheiro pode incomodar outros passageiros.
Então, o melhor a fazer é higienizar bem o seu bichinho antes do embarque e garantir que ele estará limpo. Além disso, outro ponto importante é garantir que a caixa de transporte esteja higienizada e esterilizada, promovendo, assim, o conforto do seu gato e dos demais passageiros.
Esse é um ponto de atenção. Antes mesmo de iniciar todas as etapas burocráticas, já faça uma pesquisa para saber quais companhias aéreas realizam viagens com gatos para o exterior.
Não são todas, mas muitas aceitam transportar felinos.
As principais e mais procuradas são:
As três primeiras permitem animais na cabine de até 8 kg. Acima disso, só podem ir no compartimento de carga. Já a Delta , por exemplo, não estabelece limite de peso para a cabine, mas o animal precisa caber confortavelmente em uma kennel embaixo da poltrona.
E em relação ao peso do animal, saiba que as regras para poder levar o seu gato na cabine variam de companhia para companhia.
O ideal é sempre conferir no site oficial das companhias aéreas as exigências de cada uma delas sobre o transporte de gatos em viagens internacionais.
Agora que já sabe como viajar com gato para o exterior, comece a preparar o seu felino e todos os documentos necessários com bastante antecedência. E, claro, tenha em mente que, apesar de ser um processo demorado, no fim das contas, vai valer a pena passar por todas as etapas para ter o seu bichinho ao seu lado nessa aventura.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…