Viagem

Como viajar com gato para o exterior?

Pretende fazer uma viagem internacional e quer levar o seu felino com você nessa aventura? Aqui, você vai descobrir como viajar com gato para o exterior, quais são os principais documentos necessários e vários cuidados essenciais que precisa ter para embarcar com seu bichano em segurança.

Antes de conferir as informações, vale lembrar que o planejamento exige uma série de etapas, desde acompanhar e garantir uma boa condição de saúde do seu gato até encontrar companhias aéreas que atendam todas as suas necessidades.

Agora, confira os principais passos para viajar com gato para o exterior!

Leia também: Viajar para o exterior: planejamento, dicas, regras e para onde ir

Continua após a publicidade

Documentação para viajar com gato para o exterior

Entre os documentos necessários para viajar com gato para o exterior, está o Certificado Zoossanitário Internacional. Foto: Raoul Droog on Unsplash

Sim, existe uma parte burocrática para que o seu felino possa pisar em um território internacional. Por isso, é fundamental organizar toda a documentação com bastante cautela, pois é uma das etapas mais importantes, especialmente para quem deseja viajar com o animal na cabine do avião. Confira o que é exigido em diferentes lugares.

Como viajar com gato para países do Mercosul

Para viajar com seu gato para os países do Mercosul, é imprescindível emitir o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). O CZI é o documento que tem o intuito de garantir o cumprimento das condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional de animais até o país de destino.

No Brasil, você pode adquirir esse certificado no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), emitido por um profissional formado em Medicina Veterinária.

O CZI deve ser obtido na unidade do MAPA instalada:

  • no aeroporto de onde se origina o voo do animal, nos casos de transporte aéreo;
  • na fronteira, no caso de transporte internacional terrestre;
  • no porto marítimo ou fluvial, nos casos de transporte internacional marítimo ou fluvial.

Além disso, é exigido que a vacinação antirrábica tenha sido realizada e esteja dentro do período de validade. Outras ações necessárias:

  • microchip;
  • vacina da raiva;
  • vermifugar o animal de acordo com a exigência de cada país;
  • carteira de vacinação atualizada;
  • atestado de saúde assinado pelo veterinário responsável;
  • CZI emitido no MAPA.

*A regra muda de país para país. Por isso, é sempre recomendado verificar o site do governo do país de destino para ter certeza de todos os documentos exigidos.

Como viajar com gato para os Estados Unidos

Microchip é um dos itens preliminares para viajar com gato para o exterior. Foto: Timothy Meinberg on Unsplash

Para viajar com seu gato para os Estados Unidos é necessário:

  • microchip;
  • carteira de vacinação atualizada;
  • CZI com validade de 10 dias antes da viagem;
  • vacina antirrábica em dia e V4/V5 15 dias antes do voo.

*A regra muda de país para país. Por isso, é sempre recomendado verificar o site do governo do país de destino para ter certeza de todos os documentos exigidos.

Como viajar com gato para a Europa

Para embarcar com seu felino para a Europa, será preciso executar algumas etapas a mais. Confira uma lista dos principais passos que você precisará seguir:

  • microchip obrigatório;
  • vacina antirrábica;
  • sorologia da raiva (antirrábica) – 30 dias depois da vacina;
  • enviar a sorologia para um laboratório aprovado pela Comissão Europeia (um dos únicos laboratórios credenciados é o Tecsa, localizado em Minas Gerais);
  • esperar o resultado do exame de sorologia e realizar quarentena de 90 dias para poder viajar;
  • ter o CZI 10 dias antes da viagem.

*A regra muda de país para país. Por isso, é sempre recomendado verificar o site do governo do país de destino para ter certeza de todos os documentos exigidos.

Como é possível perceber, não é tão simples viajar com gato para o exterior. Existe uma parte burocrática que requer bastante tempo e dedicação. No entanto, se toda a documentação estiver correta, você não terá problemas e certamente conseguirá viver essa aventura com o seu felino.

Mas vale reforçar: é sempre fundamental verificar todas as exigências no site do governo do seu destino final, pois as regras e as exigências de vacinas, exames e vermífugos estão sempre sendo atualizadas.

Cuidados essenciais para viajar com gato para o exterior

Bolsa de transporte é item básico para viajar com gato para o exterior. Foto: Zoë Gayah Jonker on Unsplash

Bolsa de transporte

Seja na cabine, seja no porão, viajar com gato para o exterior requer alguns cuidados. E o principal deles é garantir o conforto do seu felino na caixa de transporte, conhecida por kennel, e que pode ser rígida ou maleável (de acordo com as exigências de cada companhia aérea).

No entanto, a caixa de transporte não é um espaço ao qual eles estão acostumados a ficar. Por isso, é recomendado fazer a adaptação do seu bichinho bem antes da viagem acontecer. Esse período de adaptação em casa vai garantir que ele se sinta confortável e seguro durante o embarque.

Higiene

Regra básica de todas as companhias aéreas: que o seu gato esteja sem odores fortes e desagradáveis. Afinal, às vezes a viagem é longa e o mau cheiro pode incomodar outros passageiros.

Então, o melhor a fazer é higienizar bem o seu bichinho antes do embarque e garantir que ele estará limpo. Além disso, outro ponto importante é garantir que a caixa de transporte esteja higienizada e esterilizada, promovendo, assim, o conforto do seu gato e dos demais passageiros.

Cheque as companhias aéreas que permitem viagens com gatos

Nem todas as companhias aéreas permitem viajar com gato para o exterior. Por isso, é preciso checar com antecedência quais delas dão essa permissão. Foto: Amber Kipp on Unsplash

Esse é um ponto de atenção. Antes mesmo de iniciar todas as etapas burocráticas, já faça uma pesquisa para saber quais companhias aéreas realizam viagens com gatos para o exterior.

Não são todas, mas muitas aceitam transportar felinos.

As principais e mais procuradas são:

As três primeiras permitem animais na cabine de até 8 kg. Acima disso, só podem ir no compartimento de carga. Já a Delta , por exemplo, não estabelece limite de peso para a cabine, mas o animal precisa caber confortavelmente em uma kennel embaixo da poltrona.

E em relação ao peso do animal, saiba que as regras para poder levar o seu gato na cabine variam de companhia para companhia.

O ideal é sempre conferir no site oficial das companhias aéreas as exigências de cada uma delas sobre o transporte de gatos em viagens internacionais.

Agora que já sabe como viajar com gato para o exterior, comece a preparar o seu felino e todos os documentos necessários com bastante antecedência. E, claro, tenha em mente que, apesar de ser um processo demorado, no fim das contas, vai valer a pena passar por todas as etapas para ter o seu bichinho ao seu lado nessa aventura.

Ana Carolina Brunelli

Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Recent Posts

Para onde viajar em novembro para o exterior?

Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…

4 de novembro de 2024

Plataformas de investimento online: as melhores em 2024

As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…

4 de novembro de 2024

O que é Movember: por que deixar o bigode crescer em novembro?

Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…

3 de novembro de 2024

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024