Quem mora na Irlanda ou em outro país europeu sabe que não precisa pagar muito para viajar pelo continente. Existem muitas companhias aéreas low cost na Europa que ajudam os passageiros a economizar no transporte entre as nações.
O custo-benefício vale a pena? Depende! Se a ideia é viajar em um curto período de tempo, com pouca bagagem e em dias de semana, os preços ficam ainda mais em conta.
Viajar é sempre bom e com passagens mais acessíveis fica ainda melhor, não é mesmo? Mas quais seriam as melhores companhias aéreas low cost na Europa? Selecionamos cinco delas e mostramos quais vantagens elas podem oferecer.
Confira!
A irlandesa Ryanair, sem dúvida, mora no coração não só dos intercambistas na Irlanda como também de muitos europeus. E isso não se dá à toa, já que, quando se trata de preços baixos, ela é praticamente imbatível!
Por ser uma das maiores companhias aéreas low cost da Europa — e do mundo —, a Ryanair também sai na frente quando se trata de quantidade de rotas, operando em mais de 30 países e com cerca de 200 destinos, além de ter uma variedade de voos saindo de Dublin e outros aeroportos irlandeses, como Cork, Kerry, Shannon e Knock, com destino a diversas cidades europeias.
Quer estudar e trabalhar na Irlanda? Conheça o E-book “Planejamento de Intercâmbio Irlanda” e entenda os primeiros passos para realizar esse sonho
Como nem tudo é perfeito, a companhia também pode ser bem restritiva em suas regras, por exemplo, cobrando taxas de check-in para quem esqueceu ou não pôde fazê-lo online e também para quem não tem o cartão de embarque impresso.
Na aeronave, além do serviço de bordo ser cobrado à parte, também são comercializados cosméticos e, até, bilhetes de raspadinhas, conhecidos aqui como scratch cards.
Outro ponto ao qual se deve prestar atenção na hora de comprar as passagens é para o fato de a Ryanair, na maioria das vezes, voar para aeroportos secundários, muitas vezes afastados das cidades grandes. Um exemplo disso é o aeroporto de Beauvais, na França, localizado a mais de uma hora de ônibus de Paris.
Devido a isso, em muitos casos, o custo do transporte do aeroporto para a cidade que se quer visitar deve ser considerado, já que, dependendo do caso, pode ser mais elevado do que o valor das passagens aéreas em si.
A Aer Lingus é a companhia aérea nacional irlandesa e uma das principais companhias aéreas low cost da Europa. Ela tem sede em Dublin e voa para 80 destinos na Europa e América do Norte.
Os preços não são tão baixos, principalmente quando comparados com a Ryanair, mas, ainda assim, são competitivos. Além disso, entre os pontos positivos de se viajar com a Aer Lingus está o fato de a companhia voar para os principais aeroportos das grandes cidades.
Na aeronave, os assentos são mais confortáveis e podem ser reclinados. Entretanto, o serviço de bordo também é cobrado à parte.
A empresa britânica Easyjet é a principal rival da Ryanair, já que ela oferece passagens a preços baixos para mais de 30 países. A Easyjet também leva vantagem por voar para os principais aeroportos de cidades como Paris, Londres, entre outras.
Apesar de ser uma das companhias aéreas low cost na Europa, a empresa não está mais na União Europeia, por ser parte do Reino Unido. Por isso, o ponto negativo é que não há voos saindo de Dublin, mas sim de Belfast, na Irlanda do Norte.
Para se ter uma variedade maior de destinos disponíveis, a dica é comprar sua passagem tendo Londres como ponto de embarque, já que é de lá que saem os principais voos da companhia.
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
Para quem quer viajar pelo leste europeu, essa é uma boa saída. A Wizz Air conta com voos baratos a partir de Belfast e Londres para destinos como Polônia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Hungria, entre outros.
A companhia oferece um modelo de serviço simples, que significa: viagem sem bilhete físico, utilização de aeroportos secundários econômicos, além de serviço de bordo oferecido mediante a um pagamento adicional.
Apesar de operar majoritariamente em Londres, a Cityjet é uma das companhias aéreas low cost na Europa que trabalha na área irlandesa, com base em Dublin.
O ponto positivo é que seus voos atendem os principais aeroportos de cidades como Paris e Amsterdã. No caso de Londres, seus voos aterrissam no aeroporto London City, localizado a poucos quilômetros do centro da capital inglesa. A companhia também opera em conjunto com a Air France.
Além dos preços relativamente competitivos, ao contrário das demais companhias aéreas low cost na Europa que abordamos acima, a Cityjet oferece a vantagem de os passageiros poderem carregar uma mala de até 23 kg sem cobrança de taxas adicionais, além de uma bagagem de mão de até 12 kg.
Outro pontinho ao seu favor é o conforto de suas aeronaves e o serviço de bordo gratuito.
E então, anotou essa listinha de companhias aéreas low cost na Europa para sua próxima viagem? Não esqueça de conferir todas as regras de viagem em época de pandemia.
Boa viagem!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…