Compensa viajar de ferry da Irlanda para cidades da Europa?
5 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Para quem está pensando em fazer uma viagem diferente tendo a Irlanda como ponto de partida, embarcar numa balsa rumo ao continente pode ser uma boa ideia.
A Ilha Esmeralda é conectada com o continente europeu pela Irish Ferries, um serviço de balsa disponível em dois portos do país, sendo um em Dublin e o outro em Rosslare, cidade localizada no condado de Wexford.
Uma das rotas mais populares é Dublin-Liverpool, principalmente para o amantes de esportes, já que a cidade é uma das mais efervescentes no calendário esportivo europeu. Portanto, se você pretende transitar entre Irlanda e Inglaterra de carro ou, mesmo, com uma opção além dos voos, você está no lugar certo.
Como é viajar de Ferry?
Viajar de ferry, além de conveniente, pode ser bem interessante, já que algumas rotas oferecem alguns entretenimentos onboard. Salas de jogos, duty free e opções de restaurantes são algumas opções para quem pretende fazer a travessia. A depender do trajeto, você pode optar, ainda, por um upgrade e pagar um pouquinho mais por uma cabine com cama e cruzar o oceano com mais conforto.
Rotas de ferry desde a Irlanda
Desde a Irlanda, é possível chegar a ao Reno Unido, França e Espanha. Nem todas as rotas estão disponíveis o ano inteiro. Então, vale se preparar com antencedência para encontrar a melhor rota para você.
Saindo de Dublin, por exemplo, é possível pegar a balsa em direção a Holyhead, cidade localizada no noroeste do País de Gales. Essa é a rota mais comum para quem quer aproveitar o tour a fim de visitar as cidades inglesas de Liverpool e Manchester, já que ambas ficam a pouco mais de duas horas de distância.
Já para quem deseja dar uma esticadinha para Londres, o ideal é embarcar na balsa em Rosslare com destino a Pembroke, cidade no sul do País de Gales. Ambas as cidades estão separadas por pouco mais de quatro horas de carro.
Aliás, se você gosta de pegar estrada, a dobradinha ferry + carro é ideal para quem quer explorar a fundo o País de Gales ou, mesmo, desfrutar cidades menos populares, mas cheias de charme na Inglaterra. Explorar montanhas impressionantes e fazer trilhas é uma aposta das mais generosas para quem decide essa rota, tendo como presente extra a hospitalidade generosa do povo de Gales, um dos mais amigáveis da Europa.
A partir de Pembroke, também é possível visitar destinos que nem sempre fazem parte do roteiro do intercambista, como Cardiff, a capital do País de Gales. Nas redondezas, estão localizadas interessantes cidades inglesas. Bristol é um exemplo, já que é a sexta cidade mais populosa do país. A vizinha Bath é outra que vale uma parada. Considerada Patrimônio Histórico Mundial desde 1987, sua arquitetura deslumbrante proporciona uma viagem ao século 18.
Se você prefere partir em direção à França, tanto do porto de Dublin quanto de Rosslare, é possível chegar a Cherbourg, no norte do país. Aliás, essa é a melhor opção para quem quer se dirigir a Paris. Partindo de Rosslare também é possível se dirigir a Roscoff e, então, viajar de trem para outras cidades do país.
Na hora de planejar a sua viagem, vale utilizar a facilidade, oferecida pela companhia, de comprar o bilhete de balsa em conjunto com passagens de ônibus ou trem. Isso facilita bastante o acesso a diversas cidades britânicas e francesas.
Vantagens em viajar de Ferry
Conforto é um dos principais diferenciais das balsas, sendo uma excelente saída para quem não suporta o estresse dos aeroportos e os assentos apertados das cabines dos aviões. Além disso, em viagens mais longas, é possível reservar uma cabine com camas e banheiro privativo.
Outro ponto que sempre causa estresse quando viajamos por companhias aéreas de baixo custo é a bagagem. No caso das balsas, não há motivo para preocupação, já que cada pessoa tem o direito de carregar até duas malas cujo peso máximo não pode ultrapassar 22 quilos.
Tem carro ou moto? Sim, é possível embarcar de ferry com o seu veículo e fazer uma road trip no continente. Claro que, para isso, haverá a cobrança de uma taxa extra. Os ferries oferecem acesso gratuito à internet e infra-estrutura completa, com restaurantes, cafés, lojas e salas de TV.
Pontos negativos
Conforto tem o seu preço. Assim, viajar de balsa não é tão barato quanto pegar um voo de uma companhia aérea de baixo custo.
Roteiros partindo da Irlanda com direção ao Reino Unido têm bilhetes a partir de 35 euros. As passagens para a França custam um pouco mais caro, a partir de 61 euros por trecho. Mesmo assim, vale acompanhar o website da companhia para não perder alguma promoção e adquirir sua passagem por preços mais acessíveis.
Outra questão que deve ser considerada é o tempo da viagem. Descarte a balsa se você está com pressa, já que o trecho Dublin — Holyhead, que é o mais rápido, leva cerca de 1 hora e meia de duração a 3 horas e 15 minutos, dependendo do barco. O trecho mais longo é de Dublin a Cherbourg, na França, cuja viagem tem duração de até 19 horas. Também não esqueça de considerar o tempo necessário para se deslocar de carro, trem ou ônibus para a cidade que você escolher como seu destino final.
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos pela Irlanda
Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada...
17 horas atrás
-
Destinos pela Irlanda
Visco de Natal: Tradição de Amor e Boa Sorte
O visco de Natal (em inglês, "mistletoe") é considerado uma planta...
1 semana atrás