Se você planeja conhecer algum ou vários países a fundo, não se limitando apenas às grandes cidades, a resposta para a pergunta do título é sim!
Como alguns dos lugares mais encantadores da Europa estão em pequenas cidades e vilas, ou seja, totalmente fora da rota de trens, ônibus e aviões, viajar de carro pode ser a melhor opção para curtir momentos inesquecíveis.
Se você está na Europa fazendo um intercâmbio, não tem seu carro próprio e, mesmo assim, pretende fazer um tour por vários países, algumas empresas de aluguel de carro, como Avis, Hertz, etc., dão a possibilidade de retirar o carro em um país e devolvê-lo em outro.
Flexibilidade de horários e liberdade são algumas das principais vantagens de se fazer uma viagem de carro pelo continente europeu, já que, nesse caso, você não precisa se preocupar em acordar cedo para não perder o voo ou o trem rumo ao seu próximo destino.
Alugar o carro para viajar sozinho ou apenas com mais uma pessoa pode ser bem caro. Mas, se você conseguir reunir um grupo de uns quatro amigos, os preços podem ser mais acessíveis ao dividir todas as despesas. Vocês também poderão compartilhar a direção do veículo — nesse caso, fica a dica: no ato do aluguel, escolha a opção com “motorista adicional”.
Leia também: Como alugar um carro e viajar pela Irlanda e Europa?
Ao contrário dos outros meios de transporte, com o carro você pode mudar sua trajetória a qualquer momento. É assim que, ao pegar uma estradinha menor, você tem a chance de se deparar com um castelo ou uma vila simplesmente incrível.
Ao viajar pela Europa de carro, os custos são menos previsíveis, já que não há como verificar claramente seus gastos com pedágios, estacionamentos e combustível.
Vale lembrar, também, que, se você optar por viajar durante o inverno, neva em muitas regiões do continente. Portanto, é importante ter experiência em dirigir um veículo nessas condições e se sentir seguro com isso.
Lembre-se de que não é missão das mais fáceis encontrar lugares gratuitos para estacionar na maioria das cidades europeias. Assim, ao visitar grandes centros urbanos, a melhor opção é deixar o carro no estacionamento do hotel e se deslocar com o transporte público local mesmo.
Leia também: Carsharing: economize no aluguel de carros
Como já destacamos aqui, não é possível prever o custo exato de uma viagem de carro pela Europa, já que tudo depende do seu roteiro, da quantidade de quilômetros rodados, abastecimento de combustível, pedágios, etc.
Em uma simulação pela internet, para alugar um carro em Madrid, na Espanha, por exemplo, em empresas como Avis, Europcar e Hertz, a média de preço diária para um veículo com capacidade para cinco pessoas é de 35 euros. Pelas mesmas empresas, mas tendo Paris como ponto de partida, o valor da diária já sobe para em torno de 38 euros.
Leia também: Como é dirigir no inverno da Islândia?
Se compararmos com o preço individual de uma passagem de trem da Eurail, que dá acesso a dezenas países por um período máximo de dois meses, por exemplo, o valor pode sair mais de 500 euros por pessoa. Portanto, alugar um carro ainda sai na vantagem.
Por outro lado, se a sua intenção é fazer um tour pelas grandes cidades, possivelmente será mais em conta e mais rápido reservar passagens em companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair. Trajetos entre países no continente também podem ser feitos de ônibus. Empresas como Megabus e iDbus oferecem tarifas a preços bem acessíveis. Vale consultar!
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…