Cultura celta, os vikings, a dominação dos escandinavos e ingleses influenciaram profundamente os nomes dos condados na Irlanda. Mas você já parou para pensar quais podem ser os significados deles?
Batizados com nomes em inglês ou gaélico, os condados na Irlanda tem significados bem diferentes, sendo que eles surgiram em épocas muito distintas e em regiões que determinam seus significados. Ou seja, um local montanhoso, uma terra produtiva.
Além disso, monumentos ou cidadãos importantes podem ter influência nos nomes, como uma torre, um forte ou um santo, por exemplo.
Bom, é muita coisa para resumir, mas a gente explica tudinho neste artigo.
Estabelecido por volta de 1400, o nome pode ser traduzido como “farol solitário” ou “habitação solitária”.
Estabelecido por volta de 1584, o nome significa “a altura de Macha”. Macha era uma deusa que foi adorada na Irlanda mesmo antes da chegada dos celtas. Ela é uma deusa Tríplice associada com Morrigan, a deusa da guerra e da morte.
Estabelecido por volta de 1306, o nome Carlow por ser traduzido como “local do gado”.
Estabelecido em 1584, o nome Cavan por ser traduzido como “oco”.
Estabelecido em 1565, o nome por ser traduzido como “planície”. Porém, o condado pode ter sido nomeado em homenagem à família Norman de Clare.
Estabelecido por volta de 1200, o nome significa “pântano” (mas não diga isso para ninguém de lá!).
Estabelecido em 1585, o nome “Doire”, em irlandês, significa “madeira de carvalho”.
Estabelecido em 1584, o nome, de origem viking, significa “fortaleza dos estrangeiros”. A região também já foi conhecida por alguns como Tir Chonaill, que significa “a terra de Conall”.
Leia também: O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias
Estabelecido por volta de 1520, o nome significa “o forte”.
Estabelecido em 1185, “Áth Cliath” significa “fortaleza obstinada” e “Dubhlinn” significa “lago negro”. Este é o mais populoso entre os condados na Irlanda.
Estabelecido em 1584, o nome pode ser traduzido como “Homens de Manach” ou, mais especificamente, “homens do condado dos lagos”.
Estabelecido em 1565, o condado foi nomeado em homenagem ao rio Gaillimh, que significa “pedregoso”. Galway é considerado um dos condados na Irlanda com maior atividade cultural.
Estabelecido por volta de 1200, o nome Kerry por ser traduzido como “Povo de Ciar”. Ciar, por sua vez, significa “negro” ou “marrom escuro”.
Leia também: 17 nomes irlandeses para batizar um bebê
Estabelecido em 1297, significa “igreja do carvalho”.
Estabelecido por volta de 1200, significa “igreja de Cainnech”, e foi nomeado em homenagem a São Cainnech, que converteu o condado ao cristianismo no ano de 597. O condado de Kilkenny é um dos mais medievais da Irlanda.
Estabelecido em 1556, o nome deriva de Uí Laioghis, que significa “povo de Lugaid Laigne”. Lugaid foi um oficial que expulsou invasores de Munster.
Estabelecido em 1565, o nome significa “cume cinzento”.
Estabelecido por volta de 1200, o nome significa “ponto descoberto”. Além disso, o nome viking para o condado era “Hlymrekr”, que significava “barulho poderoso”. Limerick está uma das cidades mais populosas dos condados na Irlanda.
Estabelecido em 1586, o nome significa “o porto”, uma referência ao rio Shannon.
Estabelecido por volta de 1200, o condado foi nomeado em homenagem ao deus irlandês Lugh.
Leia também: Quer saber como seria seu nome em irlandês? Existe um aplicativo para isso!
Estabelecido em 1565, o nome significa “planície do teixo”.
Estabelecido em 1297, o nome significa “o meio”. O local era o lar dos Reis da Irlanda.
Estabelecido em 1585, o nome tem algumas traduções: “terra montanhosa” ou “campo dos arbustos / montanhoso”.
Estabelecido em 1556, foi originalmente nomeado em homenagem ao território gaélico de Ui Failghe. Em 1556, a rainha Maria I da Inglaterra nomeou esta área como “Condado do Reino” em homenagem ao seu marido, Philip da Espanha. O nome foi alterado de volta para Offaly após a criação do Estado Livre da Irlanda.
Estabelecido por volta de 1292, o nome significa “madeira de Comán” e foi nomeado em homenagem a São Comã, que fundou o mosteiro de Roscommon em 550.
Estabelecido em 1565, o nome significa “local das conchas”, uma referência ao abundante abastecimento de mariscos da região.
Estabelecido no século 13, o nome significa “poço do Arra”, em referência ao rio que atravessa o município.
Estabelecido em 1585, o nome significa “Terra de Eoghan”. É uma homenagem a Eogan Mac Néill, que fundou o Reino de Ailech, atual condado de Tyrone.
Estabelecido por volta de 1200, o nome Waterford significa “porto de Larag”. Também era conhecido pelo termo nórdico para “fiorde do cordeiro”.
Estabelecido em 1543, o nome significa “o meio oeste”.
Estabelecido por volta de 1200, o nome vem do termo nórdico para “fiorde das planícies lamacentas”.
Estabelecido em 1607, o nome irlandês Wicklow se traduz em “Igreja do Mantan”. “Mantan” significa “sem dente”, e se refere a um santo cujos dentes foram arrancados por pagãos irlandeses por volta da época de São Patrício. O nome nórdico para essa área significava “o prado dos Vikings”. Wicklow é um dos mais conhecidos condados na Irlanda.
Leia também: Wild Atlantic Way: conheça a rota turística mais incrível da Irlanda
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…