O primeiro turno das eleições está chegando e acontece no domingo, 2 de outubro de 2022. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou uma cartilha onde explica, entre outras coisas, quais são as condutas proibidas no dia da votação.
Brasileiros aptos a votar no exterior também devem seguir as mesmas regras impostas no Brasil. Em 2022, a novidade é a proibição do porte de aparelhos telefônicos e fotográficos na cabine de votação.
“Mesmo no exterior, o crime poderá ser reportado à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público no Brasil”, diz o texto da cartilha.
De acordo com a Embaixada do Brasil em Dublin, que realiza a eleição na Irlanda em parceria com o TSE e o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, haverá fiscalização durante o processo de votação.
A Embaixada afirmou que “qualquer perturbação da ordem será coibida com apoio da An Garda Síochána (polícia irlandesa)”.
Vale lembrar que o número de eleitores brasileiros aptos a votar na Irlanda é de 11.946 votantes, um crescimento de 500% entre 2018 e 2022.
São muitos os itens descritos na Cartilha das Eleições 2022 do TSE. O manual ressalta a proibição da chamada “boca de urna”, que é a publicidade política explícita nas seções eleitorais, entre outros pontos.
No entanto, o TSE permite a “manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos”.
Veja o guia das eleições para presidente do Brasil na Irlanda.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…