Foto: Site Oficial
A famosa casa foi construída no final do século XIX e nos dias de hoje funciona como um museu da vida e dos costumes da época.
Foto: Georgian House Museum
A Casa Georgiana construída em 1794 retrata o estilo de vida da burguesia de Dublin entre 1790 e 1820. Nesta época, quem morava na casa era a família da Sra. Olivia Beatty, uma viúva que conseguiu comprar a propriedade com o dinheiro da herança deixada pelo marido após sua morte.
A casa mostra como era a vida desta viúva, pois dentro da residência, a decoração é feita com artigos das épocas de 1790 e 1820, refletindo o estilo de vida e o pensamento daqueles tempos. As pinturas e gravuras nas paredes também mostram o cotidiano do século XIX na Irlanda – até faz parecer que a família ainda mora lá.
Sala de Jantar. Foto: Georgian House Museum
No sótão existe uma grande cozinha, a despensa e o quarto das amas de chaves. Subindo um andar, encontra-se um refeitório com uma geladeira de madeira, que era usada para esfriar o vinho. A geladeira, assim como a caixa onde era guardado o chá, era fechada com chaves para evitar que acontecessem roubos por parte dos empregados da casa.
A grande sala de estar para reuniões sociais e outra sala menor para familiares, ficam no primeiro andar. Também neste andar, tem o cômodo chamado de o “quarto da irritação”, que era uma penteadeira onde a senhora da casa guardava sua mesa de costura e uma mesa de escritório. O quarto principal possui uma cama antiga, do início do século XIX, uma curiosa cadeira de exercícios e um banheiro rústico.
O quarto das crianças fica no último cômodo da casa, onde é possível ver os brinquedos originais da época. O que costuma chamar mais a atenção entre eles são duas grandes casas de boneca perfeitamente decoradas.
A casa de bonecas original da época. Foto: Georgian House Museum
A visita à casa/museu dura cerca de 1 hora e começa com um vídeo informativo, que conta um pouco da história da casa e da época através de um “fantasma” da Mrs. Beatty. Depois, o guia apresenta todos os cômodos da residência.
A visita permite conhecer e entender como eram as circunstâncias da época, como vivia aquela família e como era a função de cada pessoa dentro da sociedade. No ano de 1790, a cidade de Dublin já tinha um prestigio cultural, mesmo que ainda fosse uma cidade extremamente violenta e bem pobre.
Hoje, o local fica aberto para apenas dois passeios guiados por dia. As visitas são feitas em dois horários: pela manhã, às 11h, reservado somente para grupos, e à tarde, às 15h, aberto para o público geral.
A House Number 29 (Georgian House Museum) fica no número 29 da Fitzwilliam Street – Dublin 2. Os valores são €6.00 para adultos e €3.00 para estudantes e idosos.
Para conhecer mais curiosidades e informações sobre o que fazer na Irlanda, acompanhe nosso site, o E-Dublin, onde damos muitas dicas sobre o país e a cidade de Dublin. Se você tem interesse em fazer intercâmbio e conhecer mais pontos turísticos de Dublin e região, navegue pelo E-Dublin para adquirir mais dicas. No nosso site comentamos de tudo um pouco sobre a Irlanda.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A Pancake Tuesday é uma forma de celebrar esse prato tão adorado pelos irlandeses, a…
Bundoran, uma jóia costeira situada no Condado de Donegal, na Irlanda, atrai visitantes com sua…
Se em algum momento da vida você chegou a pensar que nunca teria a chance…
Uma das primeiras coisas que vêm à cabeça de quem planeja viver uma experiência no…
Quem vive na Irlanda está familiarizado com os dias escuros que caracterizam o fim e…
O Dublin Bowie Festival retorna em 2025 para celebrar a vida e o legado de…