A famosa casa foi construída no final do século XIX e nos dias de hoje funciona como um museu da vida e dos costumes da época.
A Casa Georgiana construída em 1794 retrata o estilo de vida da burguesia de Dublin entre 1790 e 1820. Nesta época, quem morava na casa era a família da Sra. Olivia Beatty, uma viúva que conseguiu comprar a propriedade com o dinheiro da herança deixada pelo marido após sua morte.
A casa mostra como era a vida desta viúva, pois dentro da residência, a decoração é feita com artigos das épocas de 1790 e 1820, refletindo o estilo de vida e o pensamento daqueles tempos. As pinturas e gravuras nas paredes também mostram o cotidiano do século XIX na Irlanda – até faz parecer que a família ainda mora lá.
No sótão existe uma grande cozinha, a despensa e o quarto das amas de chaves. Subindo um andar, encontra-se um refeitório com uma geladeira de madeira, que era usada para esfriar o vinho. A geladeira, assim como a caixa onde era guardado o chá, era fechada com chaves para evitar que acontecessem roubos por parte dos empregados da casa.
A grande sala de estar para reuniões sociais e outra sala menor para familiares, ficam no primeiro andar. Também neste andar, tem o cômodo chamado de o “quarto da irritação”, que era uma penteadeira onde a senhora da casa guardava sua mesa de costura e uma mesa de escritório. O quarto principal possui uma cama antiga, do início do século XIX, uma curiosa cadeira de exercícios e um banheiro rústico.
O quarto das crianças fica no último cômodo da casa, onde é possível ver os brinquedos originais da época. O que costuma chamar mais a atenção entre eles são duas grandes casas de boneca perfeitamente decoradas.
A visita à casa/museu dura cerca de 1 hora e começa com um vídeo informativo, que conta um pouco da história da casa e da época através de um “fantasma” da Mrs. Beatty. Depois, o guia apresenta todos os cômodos da residência.
A visita permite conhecer e entender como eram as circunstâncias da época, como vivia aquela família e como era a função de cada pessoa dentro da sociedade. No ano de 1790, a cidade de Dublin já tinha um prestigio cultural, mesmo que ainda fosse uma cidade extremamente violenta e bem pobre.
Hoje, o local fica aberto para apenas dois passeios guiados por dia. As visitas são feitas em dois horários: pela manhã, às 11h, reservado somente para grupos, e à tarde, às 15h, aberto para o público geral.
A House Number 29 (Georgian House Museum) fica no número 29 da Fitzwilliam Street – Dublin 2. Os valores são €6.00 para adultos e €3.00 para estudantes e idosos.
Para conhecer mais curiosidades e informações sobre o que fazer na Irlanda, acompanhe nosso site, o E-Dublin, onde damos muitas dicas sobre o país e a cidade de Dublin. Se você tem interesse em fazer intercâmbio e conhecer mais pontos turísticos de Dublin e região, navegue pelo E-Dublin para adquirir mais dicas. No nosso site comentamos de tudo um pouco sobre a Irlanda.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…