Conheça as principais restrições em aeroportos pelo mundo

Conheça as principais restrições em aeroportos pelo mundo

Elizabeth Gonçalves

5 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Que viajar é muito bom ninguém duvida, mas nem sempre é fácil enfrentar as burocracias dos aeroportos.

Se, no Brasil, certas regras de segurança e restrições já exigem uma atenção redobrada na hora de fazer as malas, por exemplo, imagine em países que já foram alvo de ações terroristas, como Estados Unidos e Inglaterra.

Confira, hoje, algumas restrições em cinco dos principais aeroportos do mundo:

1. Nova Iorque, Estados Unidos

Reprodução: Wikipedia

O setor de imigração em território americano tem algumas exigências. Reprodução: Wikipedia

Ao desembarcar nos Estados Unidos, passar pela imigração em território americano já pode ser uma experiência e tanto. Apesar de o visto para brasileiros ser exigido antes da saída do Brasil, nossos conterrâneos e os cidadãos de todo o mundo estão sujeitos a uma série de indagações pelos agentes da imigração.

Os questionamentos mais frequentes estão relacionados aos comprovantes de estadia, passagem de volta e se você conhece alguém no país. Além dessas, eles poderão fazer as perguntas que acharem pertinentes na ocasião.

O aeroporto JFK, em Nova Iorque, é um dos principais do país, servindo como via de trânsito de milhares de brasileiros diariamente. Depois de passar pela imigração e recolher sua bagagem, você, automaticamente, será direcionado para a fila da alfândega, na qual será interrogado por um funcionário. O resultado: você pode ser liberado ou, então, ser escolhido para passar no raio-x. Caso haja algum item suspeito na sua mala, um oficial a abrirá para checar a bagagem.

Mas afinal, o que pode ser considerado item suspeito? Líquidos em alta quantidade na bagagem despachada, comidas e metais poderão ser checados pela segurança. Além disso, certos objetos religiosos, além de armas brancas, objetos esportivos, entre outros itens são expressamente proibidos na bagagem de mão. Isso é válido tanto para o embarque quanto o desembarque no país. Consulte a lista aqui para evitar dores de cabeça.

2. Sidney, Austrália

Para embarcar num voo no aeroporto de Sidney, na Austrália, é proibido carregar na bagagem de mão utensílios domésticos, ferramentas e objetos esportivos. Caso algo do tipo seja encontrado em sua mala, não há opção, deverá ser descartado no local.

Sydney Airport . Fonte: openbuildings.com

Sydney Airport. Reprodução: openbuildings.com

Além de contarem com tecnologia de ponta para a verificação das bagagens, a imigração do país também pode ser bem rigorosa. Brasileiros precisam de visto antes de embarcarem para a terra dos cangurus, entretanto, assim como nos Estados Unidos, na chegada ao país, uma série de perguntas poderá ser feita e, até, suas redes sociais, como Twitter e Facebook, poderão ser checadas com o objetivo de confirmar suas informações. Sim, isso é possível! Caso alguma informação contraditória seja encontrada, sua viagem poderá acabar ali, e você será colocado num avião de volta ao Brasil.

3. Toronto, Canadá

Toronto Pearson Airport. Fonte: wikimedia.org

Toronto Pearson Airport. Reprodução: wikimedia.org

Se o seu destino é viajar pelo aeroporto mais movimentado do Canadá, prepare-se para chegar pelo menos com uma hora e meia de antes do embarque em voos pelo país e com três horas de antecedência no caso de viagens internacionais.

Bagagens de mão, por exemplo, antes de passarem pelo check-in, devem conter nome e endereço. Além disso, itens metálicos devem ser evitados.

4. Dublin, Irlanda

Reprodução: Architecture Ireland

O principal aeroporto irlandês também requer atenção. Reprodução: Architecture Ireland

Os cuidados para preparar a bagagem na hora de embarcar no principal aeroporto irlandês são basicamente os mesmos que ao redor do mundo. Mas, e para quem chega, o que é permitido entrar no país e o que pode ser barrado no aeroporto?

Certas plantas, por exemplo, são expressamente proibidas de entrar na Irlanda, mesmo que venham na bagagem despachada.

E como funciona com comida? É claro que é possível trazer alguns produtos, como arroz, feijão e queijos. Mas, peixes, por exemplo, são proibidos e podem ser barrados, caso sua bagagem seja inspecionada.

Além disso, evite trazer itens em grandes quantidades, já que os funcionários do aeroporto podem presumir que eles serão destinados à venda, o que é ilegal, já que eles devem ser apenas para uso pessoal.

Outro detalhe: nada de colocar tabaco ou produtos alcoólicos nas bagagens de menores de 17 anos. Isso é proibido por aqui.

5. Cidade do Cabo, África do Sul

Fonte: static.panoramio.com

Na África do Sul também existe inspeção de bagagens. Reprodução: static.panoramio.com

Ao desembarcar na África do Sul, todos os passageiros podem ser questionados a respeito do conteúdo de suas bagagens e estas podem ser escaneadas ou vistoriadas em busca de algo proibido no país, como drogas, substâncias tóxicas, grandes quantidades de cigarros e/ou armamentos.

No caso de alimentos, muitos não são proibidos, mas devem ser declarados num formulário na chegada ao país. Frutas, margarinas, óleos vegetais, mel e ovos são alguns exemplos. O mesmo acontece com plantas, flores e sementes.

Para remédios, é permitido entrar no país a quantidade necessária para uso pessoal durante o período de estada na África do Sul. O que ultrapassar deve estar acompanhado por uma carta do médico ou receita.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email