No inverno é assim: não adianta reclamar da friaca e nem ser vítima dela. Como moramos no Hemisfério Norte, é o que tem para hoje, amanhã, depois… E será assim até a primavera chegar. Então, a dica é aproveitar o melhor do inverno.
Opções não faltam, e hoje vamos parar lá na Noruega. Oslo, considerada uma das cidades com o melhor índice de qualidade de vida no mundo, te proporcionará um belíssimo passeio pelos Fjords, pelo impressionante Vigeland Park, com mais de 200 esculturas nuas do escultor Gustav Vigeland, e, de quebra, ainda te dará opções repletas de neve montanha abaixo no que diz respeito às estações de esqui das cidades vizinhas.
Oslo foi criada pelos Vikings em 1048 e ocupa o lugar da capital escandinava mais antiga. Para quem gosta de museus, Oslo está cheio deles, são mais de 50. E já vou logo avisando: prepare o bolso, pois a cidade é, sem sombra de dúvidas, uma das mais caras do planeta. Não é à toa que se come caviar no café da manhã em terras norueguesas… Imagine o nível!
Fazer turismo por lá não é nada complicado. Ao circular pelo centro você encontrará os principais pontos turísticos da cidade.
O passeio pode começar na rua Karl Johans Gate, que é a principal e onde tudo acontece, e terminar no Slottet, o Palácio Real. Mas é claro que tudo isso com uma paradinha no meio do caminho para aquele chocolate quente para aquecer a alma, pois na cidade do Prêmio Nobel da Paz a temperatura está quase sempre abaixo de O°C.
Entre os passeios imperdíveis na capital viking estão a visita ao Oslo City Hall, ao Museu do Prêmio Nobel, ao porto, e ao Akershus Fortress, que é o símbolo da independência da cidade.
Entre as opções um pouco mais afastadas, pelo que aconselhamos que se vá de ônibus, não deixe de ir ao Museu Viking (Vikingskipshuset), que preserva originais dos barcos, e ao Norsk Folkemuseum, o maior museu a céu aberto do mundo. Vale muito dedicar algumas horas a ruas e construções norueguesas de mil anos atrás.
Para quem tiver tempo, não deixe de fazer o passeio pelos Fjords, considerados uma das belezas naturais mais imponentes e bonitas da região. Os passeios por eles podem durar dois, três ou mais dias. Isso dependerá da sua disponibilidade e do seu bolso.
Além dos Fjords, Oslo também reserva dois dos espetáculos mais impressionantes da terra: o Sol da Meia-Noite, que acontece no verão, e a Aurora Boreal. Para desfrutar deste segundo, que é um espetáculo de cores dirigido e protagonizado pela mãe natureza, só indo à Noruega nos meses de outubro, fevereiro e março. O show costuma ocorrer entre 18h e 01h. Portanto, nesses meses, nesse horário, esteja atento ao céu!
Há para todos os gostos, bolsos e níveis de adrenalina, a apenas 30 minutos do centro de Oslo.
É possível garantir boas fotos e adrenalina a mil no Tryvann Vinterpark, por exemplo. Já para quem não tem coragem de esquiar, mas quer sentir o gostinho da aventura na neve, a dica é o Tobogan Korketrekkren (o nome não ajuda muito), mas a adrenalina está assegurada.
Uma das estações mais badaladas da Noruega é a Morgedal, a 246 Km de Oslo. A procura pela estação localizada na cidade de Telemark é grande, principalmente pela variedade das atrações. Por isso, se você quiser se aventurar por lá, recomendamos que tenha um tempo extra, pois a estação não fica tão perto da capital.
– The Parliament
– National Theatre
– Norsk Folkemuseum
– Parque e Museu Vigeland
– Escultura do Leão na Praça Jernbanetorget
– The Opera House
– The Munch Museum
A dica é ficar de olho na programação e ir na época que oferece as opções de lazer que você busca. No inverno, por exemplo, Oslo é uma boa opção para os amantes do esqui. Já o verão oferece, além da possibilidade do belíssimo passeio pelos Fjords, a oportunidade de assistir ao espetáculo que é o Sol da Meia-Noite ou ainda a famosa Aurora Boreal, ambos simplesmente inesquecíveis.
De Dublin, Ryanair. De Londres, várias companhias.
Programe sua viagem com o auxílio do Visit Oslo.
Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…