Recentemente, o governo irlandês anunciou a extensão do visto para imigrantes que estão na Irlanda até 20 de setembro de 2021. Isso inclui estudantes de inglês que, para cumprirem as regras de extensão de visto, devem se matricular em um curso de inglês de 25 semanas.
A regra também vale para aqueles estudantes que vão cumprir as duas renovações. Ou seja, mesmo após estando no limite de dois anos como estudante de idiomas do país, o estudante pode permanecer na Irlanda até setembro de 2021.
Mas, de acordo com Departamento de Justiça, tais alunos também precisam pagar por um curso de 25 semanas de inglês, mesmo que não consigam concluir o curso. Afinal, muitos deles têm o visto válido até, por exemplo, junho, e precisariam comprar um curso, além de pagar 300 euros para renovar a permissão, para permanecer na República apenas até setembro.
O Irish Concil for International Students (ICOS) se manifestou a respeito do assunto. Segundo release publicado pelo órgão, Laura Harmon, Diretora Executiva do ICOS, disse que é extremamente injusto que muitos estudantes de inglês sejam forçados a pagar aulas que eles não poderão assistir.
IMMIGRATION UPDATE: English language students whose visas are due to expire over the coming weeks and months have been…
Posted by Irish Council for International Students (ICOS) on Friday, 30 April 2021
“Dada a dificuldade financeira que os alunos enfrentam como resultado da pandemia, parece altamente injusto, por exemplo, que uma pessoa cujo visto expira em 20 de julho deva se inscrever em um curso de 25 semanas, quando só podem aproveitar de 9 a 10 semanas, e além disso, eles devem pagar € 300 para renovar sua permissão”, ressaltou.
Ela também acrescentou que o site do INIS devem exibir informações de forma mais clara e com tradução em idioma que não-nativos de inglês possam entender.
Segundo o ICOS, estudantes internacionais encaminham centenas de e-mails com dúvidas a respeito do assunto. O órgão está pedindo ao Departamento de Justiça que reconsidere sua posição sobre exigir que todos os alunos de inglês se matriculem em um curso de 25 semanas, uma vez que penaliza desnecessariamente os alunos cujos vistos expiram nos meses de verão.
O conselho acredita que uma abordagem mais justa seria permitir que os alunos se matriculassem em um curso de inglês de acordo com o número de semanas restantes do visto e que qualquer taxa de renovação fosse dispensada.
Segundo o E-Dublin apurou com funcionários de agências de intercâmbio, algumas escolas estão dando desconto para estudantes que estão nesta situação.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…