Cultura

Contadora de histórias brasileira encanta crianças na Irlanda

A contadora de histórias brasileira Fernanda Ferrari tem encantado as crianças irlandesas com perforances inspiradoras, utilizando das artes visuais, de livros “pop-up”, fantoches, brincadeiras, além de efeitos sonoros, para entreter e animar famílias, principalmente no sul do condado de Dublin.

Em parceria com o South Dublin County Council, ela apresenta o espetáculo “What to do on a Rainy Day” na sexta-feira, 30 de setembro, em Lucan, com ingressos esgotados.

A performance de Fernanda é inspiradora e interativa, projetada para famílias, em um mergulho lúdico e mágico. E o mais interessante ainda é que narra a história de uma garotinha brasileira, Grace, que se mudou com a família para a Irlanda e está aprendendo a se adaptar a uma nova vida no tempo cinzento.

“Com a ajuda de seus novos amigos, ela descobrirá muitas maneiras coloridas de encontrar alegria em um dia chuvoso”, diz Fernanda.

Continua após a publicidade

Contação de histórias tem interação das famílias

Fernanda Ferrari durante apresentação de “What to do on a rany day”, performance de contação de história e fantoche. Foto: Divulgação

“As crianças e seus pais/responsáveis ​​são convidados não apenas a ouvir a história, mas a interagir e fazer parte dela, pois essa performance é uma mistura de contação de histórias e brincadeiras”, diz Fernanda.

O espetáculo foi desenvolvido através do Individual Artist Bursary Awards 2022 do Arts Office of South Dublin County Council e apoiado pela Mother Tongues.

Fernanda Ferrari é contadora de histórias visual, facilitadora de artes e performer apaixonada por criar histórias que despertem a criança interior dentro das pessoas. Bacharel em Artes Dramáticas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fernanda atua com foco em contextos culturais e sociais, explorando a criatividade como ferramenta de transformação pessoal e social.

Em 2015, Fernanda migrou para a Irlanda e desenvolveu projetos que visam inspirar o público jovem a desenvolver autoestima e se conectar por meio da arte e usar sua criatividade para melhorar suas vidas.

Contadora de histórias teve apoio do governo irlandês para estudar fantoches no País de Gales

Fernanda Ferrari teve auxílio de programas do governo irlandês para estudar puppetry (fantoches) no País de Gales. Foto: Divulgação 

O Arts Council of Ireland concedeu a Fernanda em 2021 a bolsa YCPC para estudar Puppetry (fantoches) com a PuppetSoup Theatre Company, no País de Gales. Os resultados foram desenvolver projetos para inspirar o público jovem a encontrar sua voz através da arte.

Na Irlanda, Fernanda se apresentou nos festivais Five Lamps Arts e Mother Tongues. Ela também é uma facilitadora orgulhosa do Language Explorer em sua organização sem fins lucrativos. Lá ela tem a grande oportunidade de trabalhar com famílias multilíngues e brincar com a ideia de lembrar as pessoas de se reconectarem com sua criança interior, sonhos, desejos e toda a magia.

Em 2022, Fernanda foi premiada pelo South Dublin County Council Arts Office com a Individual Artist Bursary, que possibilitou pesquisar e desenvolver o espetáculo original “What to do on a Rainy Day”.

Saiba mais sobre o trabalho de Fernanda Ferrari em seu site oficial.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025