Você deve estar se perguntando quem é o Rodrigo? A resposta você terá nas próximas linhas, mas antes mesmo que você comece a desmiuçar o não mais anônimo Rodrigão, vale pensar em algumas palavras que o mais novo profissional do mercado irlandês nos deixa como motivação! “Auto-confiança, vontade, foco e ações efetivas”. Foi com essa atitude que o nosso entrevistado de hoje superou todas as expectativas negativas, os rumores de um mercado difícil e adormecido e seguiu acreditando que é sim possível conquistar um posto no mercado de trabalho irlandês! E olha que ele conseguiu esse feito com apenas duas semanas em solo verde! Como? Ele mesmo contará para você!
Rodrigo Augusto Souza da Silva
26 anos
Salvador/BA
Porque escolheu a Irlanda? Minha idéia inicial era Londres, mas eles começaram a restringir a entrada de estudantes lá. Daí escolhi Dublin.
Você em algum momento imaginou que conseguiria um trabalho na área tão rapidamente?
6 meses antes de viajar para cá comecei a procurar trabalho. Ainda no Brasil recebi várias ligações de empresas daqui de Dublin e quando cheguei tinha três entrevistas marcadas.
O que você acha que mais pesou nessa sua conquista? O nível de inglês, a sua estratégia na hora de procurar emprego ou o seu curriculo do Brasil?
O contexto geral. Meu inglês é bom (avançado no Brasil), a procura antecipada pelo emprego e um bom portfolio construído no Brasil. Além disso para cada vaga que enviava meu CV, eu escrevia um currículo diferente. Valorizava as habilidades necessárias para cada vaga toda vez que enviava meu currículo para alguma empresa.
Você deixou um aviso para as pessoas dizendo que “É possível sim, desde que se tenha atitude”. Poderia exemplificar melhor como a sua postura contribuiu para a sua conquista?
Auto-confiança, vontade, foco e ações efetivas. Pesquisava diariamente em sites de emprego e me informava sobre o que estava acontecendo aqui. Fui a feiras de emprego como a CarrerZoo e acompanhava as notícias do mercado europeu como todo.
Um exemplo de ATITUDE: No meu primeiro dia na escola perguntei para o recepcionista (irlandês) e para um dos professores (também irlandês) como estava o cenário de TI aqui em Dublin. Um me respondeu que seria IMPOSSÍVEL arranjar emprego e o outro disse que seria muito difícil. Mesmo assim respirei fundo, ergui a cabeça e defini para mim mesmo que iria conseguir emprego. Hoje tenho o emprego.
Você já está trabalhando na empresa? Ela é Irlandesa? Como é o convívio com os demais colegas de trabalho?
Já estou trabalhando na empresa. É uma empresa irlandesa de Marketing Digital. A equipe de desenvolvimento é formada por 8 integrantes, todos Irish e eu! As pessoas que trabalham lá tem um nível cultural alto e o Inglês dentro da empresa é “mais limpo”. Não é o mesmo accent (sotaque) das ruas. Estudei inglês no Brasil 1 ano e meio (formalmente), porém fiz faculdade de Informárica (Análise de Sistemas) então sempre li muita coisa em Inglês e assistia muitos vídeos sobre TI em inglês.
O que exatamente você faz?
Trabalho com Desenvolvimento para Web. Criação de Websites e Sistemas via Web. Desenvolvo em PHP e JavaScript.
Quanto tempo pretende ficar na Irlanda e quais seus objetivos em solo Verde?
Vim para ficar um ano e minha intenção é ter inglês fluente e conhecer o velho continente além do circuito turístico comum.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…