Categories: Notícias

Coronavírus: 1ª morte na Irlanda e declaração de pandemia pela OMS

A Irlanda registrou a primeira morte pelo Covid-19 nesta quarta-feira, 11 de março de 2020. Segundo informações do Centro de Vigilância em Proteção à Saúde, o HSE (Health Service Executive), o paciente, que foi internado com problemas respiratórios, era idoso. Ao mesmo tempo da trágica confirmação, a OMS (Organização Mundial da Saúde), oficializou que o novo coronavírus é agora uma pandemia, ou seja, um surto espalhado pelo mundo todo. O número na Irlanda atualmente é de 43 casos confirmados e na Irlanda do Norte são 18.

Segundo reportagem do jornal Irish Times, o paciente morto na Irlanda era uma mulher idosa que já tinha problemas de saúde. Elaapresentou inicialmente sintomas respiratórios e mais tarde foi diagnosticado com a doença quando a equipe decidiu realizar um teste. A morte ocorreu no Hospital de Naas, Co Kildare.

O HSE reafirmou que os critérios para testar os pacientes foram ampliados nesta semana para incluir pessoas com sintomas respiratórios clínicos, mas sem histórico de viagens para as áreas afetadas internacionalmente, reconhecendo que a doença pode ser circulante na comunidade.

Continua após a publicidade

O departamento de saúde segue contundente de que todos os esforços estão sendo feitos para interromper a transmissão do vírus e que as pessoas devem continuar seguindo os conselhos de saúde (lavar as mãos, utilizar lenços ao espirrar, etc).

OMS oficializa pandemia

A rede de mídia e rádio RTÉ destacou a fala do chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, existe uma preocupação profunda com os “níveis alarmantes de inação” por conta dos casos fora da China terem aumentado 13 vezes nas últimas duas semanas.

Leia também: Coronavírus e os direitos dos viajantes

À rádio irlandesa, a porta-voz da organização, Dra. Margaret Harris, disse que o centro do vírus estava agora mudando para a Europa. Ela disse que é absolutamente possível que a Irlanda evite o mesmo cenário da Itália, apontando Cingapura como um bom exemplo de onde a doença foi retardada com sucesso.

A China continua sendo a mais atingida pelo vírus em geral, com mais de 80.000 casos e 3.000 mortes, de um total global de 117.339 casos e 4.251 pessoas morrendo em 107 países e territórios.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024