Categories: Notícias

Coronavírus: 1ª morte na Irlanda e declaração de pandemia pela OMS

A Irlanda registrou a primeira morte pelo Covid-19 nesta quarta-feira, 11 de março de 2020. Segundo informações do Centro de Vigilância em Proteção à Saúde, o HSE (Health Service Executive), o paciente, que foi internado com problemas respiratórios, era idoso. Ao mesmo tempo da trágica confirmação, a OMS (Organização Mundial da Saúde), oficializou que o novo coronavírus é agora uma pandemia, ou seja, um surto espalhado pelo mundo todo. O número na Irlanda atualmente é de 43 casos confirmados e na Irlanda do Norte são 18.

Segundo reportagem do jornal Irish Times, o paciente morto na Irlanda era uma mulher idosa que já tinha problemas de saúde. Elaapresentou inicialmente sintomas respiratórios e mais tarde foi diagnosticado com a doença quando a equipe decidiu realizar um teste. A morte ocorreu no Hospital de Naas, Co Kildare.

O HSE reafirmou que os critérios para testar os pacientes foram ampliados nesta semana para incluir pessoas com sintomas respiratórios clínicos, mas sem histórico de viagens para as áreas afetadas internacionalmente, reconhecendo que a doença pode ser circulante na comunidade.

Continua após a publicidade

O departamento de saúde segue contundente de que todos os esforços estão sendo feitos para interromper a transmissão do vírus e que as pessoas devem continuar seguindo os conselhos de saúde (lavar as mãos, utilizar lenços ao espirrar, etc).

OMS oficializa pandemia

A rede de mídia e rádio RTÉ destacou a fala do chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre a pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, existe uma preocupação profunda com os “níveis alarmantes de inação” por conta dos casos fora da China terem aumentado 13 vezes nas últimas duas semanas.

Leia também: Coronavírus e os direitos dos viajantes

À rádio irlandesa, a porta-voz da organização, Dra. Margaret Harris, disse que o centro do vírus estava agora mudando para a Europa. Ela disse que é absolutamente possível que a Irlanda evite o mesmo cenário da Itália, apontando Cingapura como um bom exemplo de onde a doença foi retardada com sucesso.

A China continua sendo a mais atingida pelo vírus em geral, com mais de 80.000 casos e 3.000 mortes, de um total global de 117.339 casos e 4.251 pessoas morrendo em 107 países e territórios.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025

Ciclistas na Irlanda: regras para pedalar com segurança no país

Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…

31 de março de 2025

Imigrantes na Irlanda maior taxa de emprego do que nativos, mas vivem mais na pobreza

Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…

28 de março de 2025

Moradores da Irlanda são alertados sobre agressividade das gaivotas na temporada de nidificação

Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…

27 de março de 2025

‘Horário de verão’ na Irlanda começa no domingo, 30 de março de 2025

O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…

27 de março de 2025