Coronavírus: brasileiros poderão ter dificuldade para entrar na Europa

Coronavírus: brasileiros poderão ter dificuldade para entrar na Europa

Rubinho Vitti

5 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A União Europeia lançou um roteiro para facilitar os países do bloco, com diretrizes e recomendações, na reabertura do turismo e viagens após meses de bloqueio por causa da pandemia do Covid-19.

As orientações visam oferecer às pessoas medidas de segurança e precaução necessárias para, assim que a situação da saúde permitir, viagens sejam feitas entre países.

Entre os critérios de reabertura do turismo na Europa está o epidemiológico, ou seja, a abertura de fronteiras a cidadãos de outros países acontece com base nas orientações do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e usando o mapa de contaminação criado pelo órgão.

O turismo em países da União Europeia vai depender de diversos fatores propostos em protocolo lançado pelo bloco. Foto: Photo by Victor He/Unsplash

Brasil está longe de ser um país onde o Covid-19 está controlado

Com essas medidas, o Brasil não deverá entrar tão cedo na lista dos países onde há confiança em relação à diminuição dos casos de Covid-19. Com o aumento diário de quase 1.000 infectados pelo Covid-19, a viagem de brasileiros à Europa poderá ser mais difícil (ou impossível) nos próximos meses.

Atualmente, os Estados Unidos lideram o mapa, com 1,5 milhões de casos, seguido da Rússia (290 mil) e o Brasil (254 mil), que figura em terceiro lugar.

Taxa de transmissão no Brasil é o dobro da mínima exigida

Mapa do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças mostra número de casos no mundo e será referência para países na abertura de suas fronteiras. Imagem: reprodução

A UE afirma que as viagens entre países devem acontecer quando a taxa de transmissão deles são semelhantes. Por exemplo, a Irlanda chegou a 0,68, taxa igual à Suíça, o que permitiria a viagem entre os países quando isso for retomado. A taxa ideal é aquela que seja menor que 1.

Conforme publicou a Folha de São Paulo, baseada em estudo feito pelo Centro de Análise Global de Doenças Infecciosas (CAGDI) do Imperial College, a taxa de transmissão no Brasil é 2. Ou seja, cada brasileiro infectado transmite a doença para duas pessoas. Estas duas vão transmitir para mais duas cada, e assim por diante.

Leia também: Hospitais têm redução de pacientes internados por Covid-19 na Irlanda

O estudo também mostra que o país tende a dobrar o número de mortos semanalmente. Além disso, a taxa de pessoas realizando a quarentena no país foi de 29%, número bem abaixo do esperado para haver resultados significativos em relação a mortes e contágio.

Todos esses dados mostram que a confiança dos países no Brasil deverá ser baixa até que medidas mais urgentes sejam tomadas para a diminuição dos casos. Do contrário, segundo indica o protocolo da UE, será muito difícil que as fronteiras sejam abertas para brasileiros que desejam viajar, estudar ou trabalhar no exterior.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email