A União Europeia lançou um roteiro para facilitar os países do bloco, com diretrizes e recomendações, na reabertura do turismo e viagens após meses de bloqueio por causa da pandemia do Covid-19.
As orientações visam oferecer às pessoas medidas de segurança e precaução necessárias para, assim que a situação da saúde permitir, viagens sejam feitas entre países.
Entre os critérios de reabertura do turismo na Europa está o epidemiológico, ou seja, a abertura de fronteiras a cidadãos de outros países acontece com base nas orientações do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e usando o mapa de contaminação criado pelo órgão.
Com essas medidas, o Brasil não deverá entrar tão cedo na lista dos países onde há confiança em relação à diminuição dos casos de Covid-19. Com o aumento diário de quase 1.000 infectados pelo Covid-19, a viagem de brasileiros à Europa poderá ser mais difícil (ou impossível) nos próximos meses.
Atualmente, os Estados Unidos lideram o mapa, com 1,5 milhões de casos, seguido da Rússia (290 mil) e o Brasil (254 mil), que figura em terceiro lugar.
A UE afirma que as viagens entre países devem acontecer quando a taxa de transmissão deles são semelhantes. Por exemplo, a Irlanda chegou a 0,68, taxa igual à Suíça, o que permitiria a viagem entre os países quando isso for retomado. A taxa ideal é aquela que seja menor que 1.
Conforme publicou a Folha de São Paulo, baseada em estudo feito pelo Centro de Análise Global de Doenças Infecciosas (CAGDI) do Imperial College, a taxa de transmissão no Brasil é 2. Ou seja, cada brasileiro infectado transmite a doença para duas pessoas. Estas duas vão transmitir para mais duas cada, e assim por diante.
Leia também: Hospitais têm redução de pacientes internados por Covid-19 na Irlanda
O estudo também mostra que o país tende a dobrar o número de mortos semanalmente. Além disso, a taxa de pessoas realizando a quarentena no país foi de 29%, número bem abaixo do esperado para haver resultados significativos em relação a mortes e contágio.
Todos esses dados mostram que a confiança dos países no Brasil deverá ser baixa até que medidas mais urgentes sejam tomadas para a diminuição dos casos. Do contrário, segundo indica o protocolo da UE, será muito difícil que as fronteiras sejam abertas para brasileiros que desejam viajar, estudar ou trabalhar no exterior.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…