Coronavírus: cias aéreas irlandesas calculam prejuízos

A aviação é uma das áreas gigantes do mundo que está sendo mais afetada por causa da pandemia do Covid-19. Duas empresas aéreas irlandesas anunciaram cortes de emprego e registraram uma queda profunda no número de viagens em 2020 na comparação com o ano passado.

Ryanair vê número passageiros cair 99%

Ryanair viu o número de passageiros cair 99% em abril de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado. Foto: Kevin Hackert/Unsplash

A Ryanair, uma das mais famosas companhias aéreas irlandesas, afirmou que suas operações de voos em abril chegaram a cerca de 600, incluindo vôos médicos e de resgate de cidadãos a pedido de governos da UE. Antes do surto, porém, eram esperados 75.501 vôos para o mês. Já o número de passageiros caiu 99,6% no mês, totalizando cerca de 13 mil, algo muito diferente do ano passado, quando a empresa transportou 13,5 milhões no mesmo mês.

A empresa também disse que pode levar pelo menos dois anos para que a demanda de passageiros retorne ao normal. Por isso, segundo ela, até 3.000 empregos serão perdidos, entre pilotos e tripulantes. Haverá ainda cortes salariais e fechamento de bases de aeronaves em toda a Europa.

Aer Lingus relata corte de funcionários

Aer Lingus prevê apenas 5% dos voos operando entre junho e julho em relação ao planejado antes do coronavírus. Foto: Ethan McArthur/Unsplash

A companhia irlandesa Aer Lingus deve cortar até 900 empregos por conta da pandemia do novo coronavírus. A ideia é reduzir custos, cortando 20% dos seus 4.500 funcionários.

Continua após a publicidade

A Fórsa, que representa funcionários das companhias aéreas, aeroportos e autoridades aeroportuárias da Irlanda, pediu uma intervenção rápida do governo para garantir que a Irlanda tenha um setor de aviação assim que a emergência do coronavírus terminar.

Leia também: Coronavírus: Irlanda divulga calendário de reabertura do país

Uma foto de um voo da Aer Lingus viralizou na internet, mostrando que não há evidências aparentes de medidas de distanciamento. A companhia aérea disse que qualquer mudança de processo necessária seria implementada como uma “questão de urgência” e que “a segurança dos clientes e da equipe da Aer Lingus é a nossa principal prioridade e qualquer alteração no processo identificada como necessária será implementada com urgência”.

A companhia aérea também fez previsões para junho e julho. Segundo o cronograma, a companhia aérea deve operar apenas 15% do esperado, mas a “visão realista agora está mais próxima de 5%”.

Foto de capa: Lucas Davies/Unsplash
Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025