Por causa da pandemia do Covid-19, a Irlanda possibilitou que apenas serviços essenciais permaneçam abertos até pelo menos o dia 5 de maio, quando expira o “lockdown”. Por isso mesmo, os supermercados se tornaram um dos principais locais de contaminação do vírus, muitas vezes por conta da falta de cuidado das pessoas e um dos poucos espaços públicos fechados ainda existentes.
Para evitar a disseminação do vírus, o governo irlandês criou um guia com alguns passos importantes na hora de sair para fazer compras, recomendando, sempre, manter o distanciamento social e lavar as mãos.
A primeira dica do guia governamental é reduzir ao máximo a frequência de suas compras para minimizar o risco de exposição ao vírus. A sugestão é que se vá apenas uma vez por semana aos supermercados e compre-se tudo o que precisa sem a necessidade de fazer um grande estoque.
Antes de ir às compras, você deve se perguntar se está bem para sair. Ou seja, se estiver se sentindo doente não vá ao supermercado. Pessoas vulneráveis — idosos, grávidas, pessoas com doenças crônicas, etc — também devem evitar sair de casa. Peça para quem mora com você fazer as compras ou utilize serviços de delivery ou compras online.
Faça uma lista de itens que você tem em casa. Isso ajudará você a evitar desperdiçar comida e fazer viagens desnecessárias ao supermercado. Antes de ir às compras, liste também o que precisa comprar. Produtos perecíveis como pão e carnes podem ser congelados para durar mais tempo.
Procure supermercados que tenham adotado medidas de precaução para limitar a propagação do Covid-19. Quem mora na Irlanda já deve ter visto ou entrado em uma fila do lado de fora de um mercado para aguardar até que a loja estiver mais vazia.
A Safefood — organização que visa promover a conscientização e o conhecimento das questões de segurança e nutrição alimentar na Irlanda — também publicou uma série de dicas para fazer compras com segurança durante a pandemia do Covid-19.
Não é necessário higienizar a parte externa da embalagem de alimentos. O risco de manusear embalagens de alimentos é muito baixo e não há evidências de que a doença possa ser transmitida dessa maneira.
Lave as mãos novamente depois de guardar as sacolas de compras. Não é essencial higienizar superfícies ou sacolas de compras.
Outra boa fonte para dicas de compras é o site do HSE (Health Service Executive) da Irlanda.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…