O governo decidiu rebaixar o país do Nível 2 ao Nível 3 do lockdown na Irlanda por causa da pandemia da Covid-19, o que significa mais restrições impostas em território nacional. A decisão foi tomada na tarde de ontem e passou a começar a valer à meia-noite de terça, 6 de outubro.
Os condados de Dublin e Donegal, mais afetados pelo coronavírus, já estavam no Nível 3. O governo, no entanto, rejeitou a recomendação da NPHET (National Public Health Emergency Team — Equipe Nacional de Emergências de Saúde Pública) de levar o país inteiro ao Nível 5, o mais drástico do lockdown na Irlanda.
O Nível 3 do lockdown na Irlanda é um nível intermediário, entre o 5 (mais drástico) e o 1 (mais leve), dentro do Medium-Term Covid-19 Plan
Basicamente, no Nível 3, a prioridade é manter as escolas e creches abertas e minimizar a interrupção de trabalho. Serviços são transferidos para o modo online e espaços culturais são fechados.
Restaurantes e pubs têm mais restrições. Em Dublin, os pubs não foram reabertos, mas no resto do país eles seguem funcionando. Ambos os tipos de estabelecimentos podem atender até 15 pessoas em espaços ao ar livre.
Vice-primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar disse que país ficou tenso durante 24 horas por conta da incerteza da mudança de nível do lockdown na Irlanda. Foto: Merrion Street
A imprensa irlandesa deu destaque à mudança de nível do lockdown na Irlanda nesta terça-feira. O jornal Irish Times mostrou que o governo não seguiu os conselhos da NPHET para rebaixar o país ao Nível 5 para manter a economia aberta.
O jornal ainda destaque que as reuniões entre o governo e o time de saúde pública foram tensas, com embates entre políticos e autoridades médicas.
“Foi um mau dia para a NPHET, um mau dia para o Governo e também para o povo irlandês e para as 400.000 pessoas que durante 24 horas se preocuparam em ter um emprego”, disse o vice-primeiro-ministro Leo Varadkar.
A RTÉ publicou uma matéria com o ministro da Saúde, Stephen Donnelly, que defendeu a decisão do governo de rejeitar o conselho da NPHET. “Não se trata de quem está certo ou errado, mas de tentar tomar a melhor decisão que temos com as evidências que temos”, disse.
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…