O “lockdown” na Irlanda seguirá até o dia 18 de maio com algumas pequenas alterações, afirmou na tarde desta sexta-feira, 1 de maio, o primeiro-ministro Leo Varadkar. Além disso, o Taoiseach anunciou um calendário de reabertura do país, que deve liberar comércio, restaurantes, escolas e pubs até agosto. Ele ressaltou, porém, que pode voltar atrás caso os casos de coronavírus e as mortes por conta da doença aumentem.
O plano de reabertura começa no dia 18 de maio. A única novidade do momento é que a restrição de caminhada e exercício físico fora de casa, antes permitido até 2 km de distância, passa a ser 5 km. Os idosos com mais de 70 anos poderão sair do cocooning (estado de enclausuramento em casa), sempre respeitando o distanciamento social. Todas as outras restrições permanecerão em vigor, como apenas estabelecimentos comerciais necessários podendo ficar abertos.
Leia também: Coronavírus: Intercambistas recém-chegados não precisarão comprovar 3 mil euros
A partir de 18 de maio, a Irlanda começa um processo de cinco estágios para a volta da normalidade. Cada um deles terá um intervalo. “Nosso plano é reabrir o país de maneira lenta”, disse Varadkar.
Calendário de reabertura da Irlanda:
Uma nova onda de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que possa sobrecarregar os serviços de saúde pode acabar com os planos de reabertura proposta pelo governo. “Infelizmente, o risco de uma segunda onda do vírus está sempre presente”, disse Varadkar, ressaltando que se o vírus não permanecer sob controle “existe o risco de termos de voltar uma fase”.
Varadkar ressalta ainda que, apesar da reabertura, todos serão orientados a seguir regras de distanciamento físico, higiene das mãos, higiene respiratória, limpeza regular e isolamento em caso de doença.
O pronunciamento do primeiro ministro pode ser visto no canal RTÉ.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…