O governo irlandês tem divulgado a cada dia um número menor de novos casos de coronavírus na ilha. Na tarde de ontem, durante coletiva de imprensa diária, realizada pelo Departamento de Saúde da Irlanda, foram notificados oito pacientes recém-diagnosticados com a doença e quatro mortes provocadas pelo vírus.
Agora, são no total 1.703 mortes e 25.238 casos confirmados de Covid-19 na Irlanda. Os hospitais estão mantendo, atualmente, 86 pacientes, 28 deles internados em UTI. Esses números são bem mais baixos que nos meses de maio, abril e março.
Dublin segue com o maior número de casos, em 12.167 (48% de todos os casos), seguido por Cork com 1.532 casos (6%) e Kildare com 1.426 casos (6%)
De acordo com Philip Nolan, presidente do Grupo Consultivo de Modelagem Epidemiológica Irlandesa do NPHET (National Public Health Emergency Team), a equipe nacional de emergência em Saúde Pública, o número reprodutivo permaneceu estável, entre 0,4 e 0,8 ao longo de várias semanas.
“As próximas duas semanas agora são críticas para limitar a transmissão, manter o número baixo e suprimir o vírus. É como interagimos, à medida que avançamos mais livremente em nossas vidas diárias, que determinará se o número aumenta.”
Leia também: Coronavírus: Irlanda acelera flexibilização do lockdown
“A noção absolutista de eliminação da doença da ilha, sem possibilidade de recorrência ou reemergência, é uma estratégia atraente, mas não é prática ou implementável. Temos quase zero caso novos dia a dia. Essa é uma estratégia eficaz e se integra bem a outros países da Europa.”
Dr. Tony Holohan, diretor médico do Departamento de Saúde da Irlanda, disse que o NPHET recomendou o desenvolvimento e implementação de uma campanha nacional de comunicações para aumentar o cumprimento das recomendações atuais sobre o uso de coberturas faciais.
“A campanha descreverá as melhores práticas para o uso de revestimentos faciais em pontos de venda, transporte público e outros locais públicos, onde pode ser difícil manter o distanciamento social.”
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…