A União Europeia anunciou no dia 30 de junho que vai abrir suas fronteiras nesta quarta-feira, 1º de julho, para 14 países fora de sua região (mais a China, se houver acordo de reciprocidade) para viagens sem a necessidade de restrições rígidas. Apesar de fazer parte da UE, a Irlanda ficou fora da lista dos países europeus que entraram neste acordo.
De acordo com o Irish Times, a Irlanda não faz parte do acordo porque não está na área de Schengen e está na Common Travel Area (área de viagens comuns) com o Reino Unido, já que não há necessidade de quarentena para viajar entre Irlanda e Irlanda do Norte, por exemplo.
Segundo o jornal, a Irlanda foi convidada a participar do acordo conjunto, mas só poderia fazê-lo se a Grã-Bretanha também concordasse devido à fronteira aberta e optou por não fazê-lo.
Vale lembrar que a Irlanda não participou totalmente do fechamento de fronteiras da UE e seguiu uma linha própria. Os países da área Schengen (que inclui a UE mais quatro países fora do bloco) optaram por fechar suas fronteiras para viajar fora da UE em 17 de março, mas a Irlanda seguiu seu próprio caminho, mantendo fronteiras abertas e exigindo chegadas em quarentena por duas semanas.
A quarentena na Irlanda se aplica também a passageiros vindos de estados membros da UE e vários vários países da UE, incluindo Alemanha, França, Países Baixos e Dinamarca, aconselham seus cidadãos a não viajarem para a Irlanda se não for altamente essencial.
Por hora, a Irlanda segue aconselhando seus moradores a não viajar para o exterior se não for essencial, incluindo viagens ao Reino Unido, mas descartando a Irlanda do Norte. Conforme já comentamos no E-Dublin, a Irlanda está para soltar uma lista de países onde será permitido viajar sem a necessidade de quarentena na volta.
Leia também: Proibição de aumento de aluguel e despejo é estendida até 20 de julho na Irlanda
Porém, o médico-chefe do departamento de Saúde irlandês, Dr. Tony Holohan, pediu às pessoas com voos reservados que cancelem seus planos de férias. Ele teme que uma segunda onda aconteça no país, já que foram registrados 24 novos casos na segunda-feira, seis relacionadas a viagens ao exterior. A lista de países conectados a casos recentes é díspar – Iraque, Paquistão, Espanha, EUA, Suécia e Reino Unido.
Com mensagens opostas, de promessa de reabertura do país e o receio do chefe do Departamento de Saúde, o governo tem sido criticado por não deixar claro para a população como está a situação da Irlanda em relação às viagens e ao contágio pelo Covid-19.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…