Beneficiários do PUP (COVID-19 Pandemic Unemployment Payment), oferecido pelo governo irlandês para aqueles que perderam seus empregos durante a pandemia ou estão temporariamente afastados, perderam seus benefícios após viajarem para fora da Irlanda. São mais de duas mil pessoas computadas pelo governo.
O E-Dublin publicou nesta semana sobre a possibilidade da perda do benefício para aqueles que o recebem se houver viagem ao exterior. Porém, até então, eram apenas 140 casos. Agora, com nova checagem no aeroporto, o número aumentou cerca de 20 vezes.
De acordo com reportagem do Irish Times, a maior parte dos casos está ligada a pessoas que deixaram o país permanentemente. Quem morar na Irlanda e estiver recebendo o auxílio, mas quer viajar, pode aplicar novamente para o PUP ao retornar à ilha.
Vale lembrar que quem está trabalhando sob o Temporary COVID-19 Wage Subsidy Scheme, esquema em que o governo auxilia as empresas a pagarem seus funcionários, não entra nessa regra da viagem, pois já está empregado.
Leia também: Governo dará desconto para quem passar férias na Irlanda
Ainda de acordo com o Irish Times, uma reportagem mostrou que a interrupção do pagamento do PUP por causa de viagens ao exterior pode ser considerada ilegal, já que fere o direito de ir e vir do cidadão.
Segundo o especialista entrevistado pelo jornal, a regra imposta pelo governo é legalmente fraca.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…